Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Qual a importância do calendário de vacinação infantil e o que tem nele?

28 de novembro, 2022

por

Compartilhe:

Desde o século XIX para cá, é inegável que um dos grandes avanços na humanidade foi a imunização por meio das vacinas. Como sabemos, elas são as responsáveis por termos erradicado uma série de doenças e, atualmente, garantem a saúde de muitas pessoas. Por essa razão é tão importante estar atento e compreender qual a importância do calendário de vacinação infantil.

Se você é responsável por uma criança, consegue imaginar a importância de manter a vacinação dos pequenos em dia, certo? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto, pois vamos explicar detalhadamente qual a importância de acompanhar o calendário de vacinação infantil e o que tem nele! 

O que é calendário de vacinação?

O calendário vacinal é um cronograma de vacinação desenvolvido pelos departamentos de imunologia e infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria. A organização desse cronograma segue uma ordem vacinal baseada em evidências científicas, visando a proteger nossas crianças. 

O calendário é inspirado no PNI — Programa Nacional de Imunização —, que teve o seu início em 1973 com o intuito de ser uma estratégia de imunização em massa. Outro ponto importante é que esse calendário é renovado de tempos em tempos, considerando a necessidade de cada época.

Para que serve?

O calendário tem o intuito de ser o mais didático possível para que a população possa se informar sobre as datas de vacinação desde o nascimento da criança. Assim, conseguimos acompanhar qual a idade da criança e qual a vacina que ela deve tomar. E, a cada imunizante tomado, nos sentimos mais aliviados, pois sabemos que nossos filhos estão protegidos.

O que faz parte do calendário de vacinação?

O Calendário Básico de Vacinação brasileiro é referência para todo o mundo, afinal, desde quando foi implantado, possibilitou a vacinação em massa de muitos brasileiros e, com isso, a conscientização da importância da vacinação. Felizmente, hoje a vacinação já faz parte de nossa cultura.

As vacinas que fazem parte do calendário de vacinação atual são: 

  • BCG: protege contra todas as formas graves de tuberculose; 
  • hepatite B: protege contra a hepatite B, doença que acomete o fígado;
  • DTP: também conhecida como tríplice bacteriana, protege contra difteria, coqueluche e tétano;
  • hemófilo B: protege contra o vírus da meningite;
  • pneumo 13-Valente: protege contra pneumonia, meningite e otite;
  • poliomielite: protege contra a paralisia infantil;
  • rotavírus pentavalente: protege contra cinco tipos de rotavírus;
  • tríplice viral: protege contra sarampo, caxumba e rubéola;
  • varicela: protege contra catapora.

Qual a importância de manter as vacinas em dia?

A vacinação dos nossos pequenos começa desde cedo, assim que eles nascem, já são imunizados contra algumas doenças e saem da maternidade protegidos. E essa vacinação se alongará do primeiro ano de vida até as campanhas nacionais.

Por isso, é importante reconhecermos que a vacinação é um pacto de saúde coletivo e, por mais que algumas doenças como rubéola, sarampo e poliomielite tenham sido erradicadas, caso um grande número de pessoas deixe de vacinar, elas podem retornar.

Como acompanhar o calendário de vacinação?

Assim que a criança nasce, o hospital fica encarregado de fornecer o calendário de vacinação na Caderneta da Criança. Porém, se necessário, você pode encontrar uma cópia desse caderno no site do Ministério da Saúde. Além disso, é possível buscar informações no Posto de Saúde da sua região ou com o pediatra durante as consultas de rotina da criança.

Saber qual a importância do calendário de vacinação é fundamental para manter o seu pequeno prevenido contra eventuais problemas de saúde que podem se tornar sérios. Sendo assim, não deixe de acompanhar. Cuidar da vacinação infantil é cuidar das nossas crianças!

Gostou do nosso conteúdo? Então, deixe seu comentário no post e compartilhe conosco e com os demais leitores a sua experiência!

Tags: