Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Está com a sua saúde em dia? Entenda a importância do check-up médico

4 de agosto, 2022

por

Compartilhe:

Se você deseja ter uma vida saudável e viver muitos anos, já deve saber que ter uma boa alimentação e realizar a prática contínua de exercícios físicos é fundamental. No entanto, para ter a garantia de uma boa saúde não basta ter bons hábitos. O cuidado com a saúde envolve, principalmente, a realização periódica de consultas e exames médicos – o famoso check-up.

Por esse motivo, o Cartão de TODOS aproveitou a data do Dia Nacional da Saúde, comemorado no Brasil no dia 05 de agosto, para lançar uma campanha de incentivo à realização desta bateria de exames. De 01 a 05 de agosto de 2022, mais de 300 unidades e clínicas de todo o Brasil ligadas à rede irão oferecer check-up (de até seis exames, incluindo consulta com clínico geral) por R$ 99 para filiados ao Cartão de TODOS. Objetivo é incentivar mais de 17 milhões de brasileiros a realizarem consultas e exames de rotina para prevenção de doenças.


Mas, o que é check-up?

Os exames de check-up são ferramentas importantes para avaliação do estado de saúde e prevenção de doenças. É por meio dos exames de rotina que se pode identificar doenças silenciosas, como o diabetes, a hipertensão, o colesterol alto e até alguns tipos de câncer.

Além disso, o check-up também auxilia o médico a direcionar medidas de prevenção de doenças que se adequem as necessidades do seu organismo, por exemplo.

Quais são os exames que fazem parte do check-up?

Como aponta o Ministério da Saúde, o check-up é associado a exames específicos de acordo com idade, sexo e históricos pessoal e familiar. No entanto, os exames mais solicitados em check-ups são:

  • Hemograma (Sangue)
  • Lipidograma (Colesterol)
  • Exame de Urina (Ureia e creatinina)
  • Exame de Glicemia (Glicose)
  • TSH ultrassensível (Tireoide)

Quando e com que frequência devo realizá-lo?

De acordo com as recomendações, é preciso fazer essa bateria de exames uma vez a cada doze meses, a partir dos 30 anos. Mas essa média pode variar conforme o perfil do paciente. Pacientes com doenças preexistentes ou com histórico familiar, dentre outras condições, devem seguir a periodicidade de exames estipulada pelo médico.


Qual a importância e os benefícios de realizar o check-up?

O check-up atua de forma preventiva, auxiliando na detecção de possíveis alterações ou doenças, sendo indispensável para quem quer manter-se saudável e evitar o adoecimento.

Nesse sentido, o check-up é uma maneira de realizar o diagnóstico precoce de doenças, aumentando, assim as chances de sucesso nos tratamentos.


Onde realizar um check-up?

Como você pôde notar, realizar o check-up é a maneira mais eficaz de proteger a saúde contra os riscos de diferentes doenças que podem surgir ao longo da vida.

Nesse sentido, o primeiro passo para quem se submeterá ao check-up é escolher uma boa clínica para a realização da consulta e dos exames. Por isso, antes de tudo, escolha uma rede que tenha uma boa credibilidade no mercado, como as que estão ligadas ao Grupo Cartão de TODOS. Depois, realize os exames e agende uma consulta com o clínico geral, que fará uma investigação detalhada das suas condições de saúde e lhe passará as recomendações ou tratamentos necessários.

Vale lembrar que o cuidado com a saúde e a realização de check-ups periódicos devem ser prioridade para todos que almejam viver com saúde e muita qualidade de vida.

Gostou de saber um pouco mais sobre a importância do check-up? Compartilhe essas informações com outras pessoas!

Já está pronto(a) para realizar o seu check-up?

Aproveite a Campanha Nacional do Cartão de TODOS para a semana do Dia Nacional da Saúde. De 01 a 05 de agosto de 2022, mais de 300 unidades e clínicas, de todo o Brasil, oferecerão check-up por R$ 99.

Acesse o site e confira! Ou agende sua consulta e exames clicando: https://agenda.amorsaude.com.br/v4/amor-saude/particular/?utm_source=blog&utm_campaign=diadasaude&utm_medium=cdt

Fonte: Metrópoles – Saúde; G1 – A vida é pra já – Especial Publicitário, Hospital Oswaldo Cruz.