Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Veja como ajudar imigrantes e demonstrar a sua solidariedade

9 de março, 2023

por

Compartilhe:

Inúmeras pessoas precisam deixar seus lugares de origem todos os dias, pelas mais diversas razões, e enfrentam muitas dificuldades para recomeçar a vida em um novo destino. Nesse cenário, é importante saber como ajudar imigrantes tanto de forma direta quanto indireta, para que esses indivíduos possam se adaptar a uma nova realidade com a dignidade à qual têm direito.

Esse auxílio é muito necessário e pode partir de diversas frentes: do Estado, com suas políticas públicas, da iniciativa privada e até mesmo de cidadãos comuns que se solidarizam com esse quadro. Por isso, é interessante você saber como é possível contribuir para melhorar a vida de refugiados que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Neste post, trouxemos informações importantes sobre esse tema e algumas dicas de como ajudar imigrantes e contribuir para uma sociedade melhor. Quer saber como fazer isso? É só continuar a leitura!

Quais são os desafios enfrentados pelos refugiados?

Ter que recomeçar a vida em uma nova nação é, por si só, um enorme desafio para os estrangeiros refugiados. Ao analisar o que isso realmente significa, porém, é possível perceber que esse processo envolve uma série de outros desafios.

Um dos principais é o acesso à moradia, já que muitas pessoas em situação de refúgio são obrigadas a deixar suas casas levando pouquíssimos recursos financeiros, ou até mesmo sem nenhum recurso. Quando não conhecem ninguém no novo destino, elas ficam à mercê da ajuda de estranhos para terem onde viver.

Outro desafio que merece destaque é a dificuldade para conseguir emprego, o que se complica ainda mais porque nem sempre os refugiados podem exercer as próprias profissões quando chegam a um novo país. Para completar, não saber falar o idioma local é mais um fator que dificulta a busca por trabalho.

O lado emocional também pesa bastante, pois, além de ficar longe de sua terra natal, da família e de amigos, quem se torna uma pessoa refugiada normalmente já passou por situações muito difíceis e traumáticas. Guerras, perseguições políticas e as mais diversas violações de direitos humanos são alguns exemplos.

Qual é a importância de apoiar os refugiados?

Superar desafios como os que mencionamos é fundamental para que a pessoa refugiada consiga se estabelecer em um novo local. Por isso, é importante não apenas saber como ajudar imigrantes, mas também reconhecer que solicitar o refúgio é um direito garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Ao acolher imigrantes, a sociedade cumpre com o seu dever e permite que essas pessoas também possam colaborar para um ambiente melhor para todos. Refugiados carregam consigo conhecimentos, bagagem cultural e experiências de vida que devem ser respeitadas e valorizadas por todos.

Como ajudar imigrantes?

Se você tem interesse em ajudar estrangeiros refugiados, saiba que existem várias maneiras de fazer isso. Doações para organizações não governamentais (ONGs) sempre são bem-vindas, e isso inclui desde doações em dinheiro até roupas, calçados, alimentos e produtos de higiene, entre outros itens.

Também vale a pena construir redes de apoio e acolhimento para ajudar os imigrantes a se ajustarem à nova realidade. Nas escolas, por exemplo, é importante que crianças e adolescentes refugiados recebam o suporte adequado para se adaptarem e que os educadores abordem o tema da imigração de modo a educar os outros alunos sobre a questão.

Outra dica que não pode faltar sobre como ajudar imigrantes é apoiar iniciativas como as do Planeta de TODOS, uma ONG brasileira que conta com o suporte do Cartão de TODOS e atua não só no Brasil, mas também em outros países, como Grécia e Itália.

Para que você entenda como isso faz diferença, destacamos, a seguir, alguns dos trabalhos realizados por essa organização.

Inclusão social

O Planeta de TODOS presta todas as orientações de assistência social para que os imigrantes regularizem a sua situação legal para viverem legalmente como refugiados no país. Assim, eles podem emitir todos os documentos necessários para conseguirem trabalhar e estudar.

Além disso, ajuda essas pessoas a se preparem para passar por entrevistas de emprego a fim de ingressarem no mercado de trabalho. Desse modo, elas passam a ter condições de conquistarem a própria independência.

Educação

Como o idioma é um dos grandes desafios enfrentados pelos refugiados, esse é o foco de uma das iniciativas do Planeta de TODOS. A organização oferece aulas gratuitas de inglês e do idioma local, ao fim das quais os estrangeiros refugiados recebem certificado que pode ser apresentado no mercado de trabalho.

Acesso à moradia

Para que os refugiados não fiquem ser ter onde viver quando chegam ao país, a ONG disponibiliza moradias temporárias. Mais do que um teto, esses locais oferecem um ambiente acolhedor e seguro, com respeito à diversidade, sem xenofobia ou outros preconceitos e com regras que proíbem o uso de álcool e entorpecentes.

Voluntariado

Uma vez que o trabalho de voluntários tem grande importância em iniciativas como essa, o Planeta de TODOS encoraja a participação de terceiros e também dos próprios refugiados nas ações de acolhimento dos recém-chegados. Assim, cria-se um ciclo de solidariedade e de esforço conjunto para reconhecer as necessidades dessas pessoas tão vulneráveis e atendê-las da melhor forma possível.

Qual é a importância de escolher marcas com essa iniciativa?

Além de se envolver ativamente em ações para apoiar refugiados, o ato de dar preferência às marcas que têm esse tipo de iniciativa também colabora para melhorar a situação deles. Pode parecer um gesto simples, mas isso ajuda a incentivar outros trabalhos nesse sentido, já que mostra que os consumidores estão atentos à postura que as empresas adotam diante de causas sociais.

Assim, quanto mais as pessoas escolhem marcas que cumprem sua responsabilidade social, como é o caso do Cartão de TODOS, mais as marcas adotam iniciativas do gênero. Agora que você sabe como ajudar imigrantes, o próximo passo é começar a colaborar com quem já está nessa jornada e, desse modo, participar da construção de um futuro melhor para todos.

Então, quer conhecer melhor o Cartão de TODOS e todas as nossas iniciativas? Entre em contato conosco e tire as suas dúvidas sobre o nosso trabalho!

Tags: