Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Planeta de TODOS: conheça as iniciativas desse projeto

26 de abril, 2022

por

Compartilhe:

Sabe aquele sentimento gratificante que uma pessoa sente ao estender a mão para ajudar o outro? Então, por que não vivenciar essa experiência mais vezes? Essa é uma das propostas do Planeta de TODOS.

Oferecer apoio para outros indivíduos, principalmente no momento em que mais necessitam, é uma atitude que ajuda a promover o sentimento de gratidão em nós mesmos. Inclusive, esses atos são muito benéficos para a promoção da sensação de bem-estar e de satisfação pessoal.

É por isso que se engajar em iniciativas que buscam ajudar ao próximo é sempre uma ótima ideia. Neste post, vamos explicar o que é o Planeta de TODOS e apresentar suas principais ações. Acompanhe e saiba mais!

O que é o Planeta de TODOS?

Essa é uma iniciativa da qual o Cartão de TODOS participa, a fim de auxiliar pessoas refugiadas e imigrantes em diferentes países hospedeiros. O Brasil, a Grécia e a Itália são exemplos de nações da América do Sul e da Europa que abrem suas portas para acolher a chegada de novos indivíduos.

Fundado há um pouco mais de um ano, o foco do projeto é acolher grupos que vieram em buscam imigrar, para ter acesso a melhores condições de vida, ou se refugiar de regiões de conflitos, como:

  • Afeganistão;
  • Argélia;
  • África Subsaariana;
  • Irã;
  • Marrocos;
  • Paquistão;
  • Síria;
  • Venezuela.

Quais são as iniciativas do Planeta de TODOS?

Quer saber mais sobre o que os integrantes do Planeta de TODOS fazem? Existem diversas medidas tomadas pelo projeto para não apenas receber, mas integrar os residentes nos novos países.

Para isso, é necessário tomar diversas providências. A seguir, confira quais são as principais iniciativas do programa!

Inclusão social

Um dos principais motivos pelos quais imigrantes e refugiados buscam um novo lugar para viver é a necessidade de encontrar sustento para a família. Por conta disso, mudam-se à procura de um lar seguro e de oportunidades de emprego.

A inclusão social e no mercado de trabalho é uma preocupação do Planeta de TODOS. Para isso, o projeto visa oferecer todos os recursos básicos, como orientações e aulas práticas para se sair bem em entrevistas de emprego, de forma a ajudar na conquista de boas vagas de trabalho.

Essa é uma medida importante para que os residentes se sintam incluídos no país e tenham estabilidade para construir uma nova vida. Conhecer as melhores práticas do mercado de trabalho é um ótimo começo para um bom desenvolvimento profissional nessa nova fase.

Assistência social e legal

A maioria dos imigrantes e refugiados não chega ao novo lugar com um endereço fixo e sabendo o que precisa para se regularizar. Por conta disso, o Planeta de TODOS se propõe a tornar esse processo também mais simples.

Com associação a autoridades locais, o projeto auxilia na conquista dos documentos necessários para dar início aos protocolos de legalização da moradia no país. Desse modo, é possível garantir mais oportunidades às pessoas, assim como ajudá-las a obter os documentos de identificação no novo país, que facilitam a procura por emprego.

Ao mesmo tempo, há a proposta de compreender as necessidades e os objetivos dos residentes nessa nova jornada. O grupo da assistência social cuida da informação e da orientação adequada para se estabelecer no lugar, de acordo com as legislações de cada país.

Moradia

Ter um lugar para morar é uma das principais necessidades dos imigrantes e refugiados. Por isso, o Planeta de TODOS também disponibiliza um espaço físico para acolher os residentes vindos de qualquer lugar do mundo.

No ambiente, é estritamente proibido qualquer tipo de preconceito, xenofobia, consumo de álcool e drogas ou tratamento desigual. O importante é que todos possam sentir que pertencem a um novo espaço, sem opressão ou qualquer tipo de impedimento.

Educação

Nos pontos do Planeta de TODOS localizados nas capitais da Grécia e da Itália, respectivamente Atenas e Roma, há programas de ensino do idioma local ou de inglês. Desse modo, os residentes aprendem rapidamente a se comunicar na língua do país, facilitando a adaptação.

Vale ressaltar que a oferta das aulas é totalmente gratuita e oferece um certificado ao fim do curso. Dessa maneira, é possível apresentar o documento sempre que necessário, principalmente no mercado de trabalho.

Conhecer o idioma também ajuda na integração social e cultural. Assim, fica mais viável promover iniciativas de inclusão e incentivar o sentimento de pertencimento à nova nação.

Voluntariado

Outro ponto importante do Planeta de TODOS é que os próprios residentes podem realizar trabalho voluntário, como auxílio às pessoas em situação de rua, aulas de idiomas aos recém-chegados, entre outras atividades.

Esse tipo de serviço não é obrigatório, mas é incentivado. Afinal, o projeto ainda não consegue fornecer ajuda humanitária a todas as pessoas que precisam, mas o trabalho voluntário é uma maneira de apoiar com o que é possível e continuar a corrente de boas ações.

Quais são os impactos das ações desse projeto?

O direito à vida e à liberdade são algumas das principais premissas dos Direitos Humanos. No entanto, para que todos tenham acesso a isso, é necessário que consigam desfrutar do básico, como alimentação, moradia, segurança e educação.

Não é à toa que um dos principais impactos das iniciativas do Planeta de TODOS é ajudar para que os direitos de todos, sem exceções, possam ser garantidos. Tornar todo esse processo de mudança mais simples gera oportunidades para que os imigrantes e refugiados tenham acesso a uma melhor qualidade de vida e recepção no novo lar.

Por que escolher empresas que se preocupam com esse tipo de questão?

O Planeta de TODOS é mantido por meio da contribuição de algumas empresas parceiras. Com as arrecadações, o projeto pode garantir a alimentação, a moradia e os cuidados básicos com os residentes.

Dar preferência às empresas que se engajam com causas como essa é uma maneira de apostar no consumo consciente. Assim, você sabe que o seu dinheiro está sendo redirecionado para ajudar o próximo e movimentar uma corrente do bem.

Sendo assim, que tal consumir mais em empresas que apoiam o Planeta de TODOS? Dessa maneira, com uma simples escolha, você pode contribuir para fazer do mundo um lugar melhor e gerar acolhimento para diversas pessoas.

Gostou deste post? Então, siga os perfis do Planeta de TODOS no Instagram e no Facebook para acompanhar as novidades!

Tags: