Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Modelo de trabalho híbrido: como funciona e quais os benefícios?

28 de September, 2022

por

Compartilhe:

A evolução dos recursos tecnológicos, especialmente desde o começo do século 21, tem possibilitado uma série de transformações na rotina das pessoas. Uma delas é o aumento da preferência pelo modelo de trabalho híbrido.

A tendência se fortaleceu ainda mais com o início da pandemia de Covid-19, que forçou profissionais e empresas a se adaptarem diante da necessidade de manter o distanciamento social. Até mesmo quem nunca tinha se interessado pelo trabalho híbrido teve que vivenciar o novo formato.

Quer saber mais sobre essa modalidade de trabalho e seus benefícios? Continue lendo este post!

O que é o modelo de trabalho híbrido?

Como o próprio nome indica, o modelo de trabalho híbrido mescla características de outros dois modelos: o presencial e o remoto. No presencial, é obrigatório se dirigir ao espaço físico da empresa diariamente. No trabalho remoto, a pessoa trabalha sempre em casa — o que chamamos de home office — ou em outro lugar de sua preferência — um coworking, por exemplo.

No trabalho híbrido, por sua vez, você alterna períodos de trabalho na empresa e fora dela. A frequência de idas ao escritório depende do que for combinado entre empresa e funcionário. Pode ser alguns dias por semana ou até mesmo somente quando houver uma reunião ou outra atividade que tenha de ser presencial.

Quais são os benefícios do modelo de trabalho híbrido?

Não é à toa que o trabalho híbrido vem ganhando muitos adeptos. A seguir, confira os principais benefícios dessa modalidade.

Diminuição de atrasos

Já que não é preciso se deslocar até o escritório todos os dias, você consegue evitar os atrasos causados pelo trânsito e outros fatores externos. Isso também ajuda a diminuir o estresse que essas situações causam.

Praticidade

No modelo de trabalho híbrido, toda a rotina se torna muito mais flexível e cômoda. É possível se dedicar por algumas horas a um curso profissionalizante, por exemplo, e já começar a trabalhar em seguida, sem ter que se preocupar com o deslocamento. Desde que mantenha a produtividade no trabalho, você é livre para fazer isso da maneira que preferir.

Melhor gestão do tempo

Outro benefício de não precisar gastar tanto tempo com deslocamento é que você pode administrar melhor a sua rotina. Você pode começar a trabalhar na hora certa e ainda conseguir realizar outras atividades, aproveitando o resto do dia de forma mais produtiva.

Mais saúde e bem-estar

O modelo de trabalho híbrido permite que você passe mais tempo em casa, com a família, e que possa se organizar melhor para fazer exercícios, ir ao médico e cuidar da saúde em geral. Tudo isso contribui para um estilo de vida mais saudável e com uma maior sensação de bem-estar.

Como potencializar os resultados no trabalho híbrido?

Para alcançar bons resultados com o trabalho híbrido, é fundamental saber lidar com a flexibilidade que esse modelo proporciona. Você precisa ter um ambiente apropriado para trabalhar em casa ou em outro local, além de saber como estabelecer uma ordem na rotina para cumprir com todos os compromissos profissionais e pessoais.

Como você pode perceber, o modelo de trabalho híbrido traz ótimos benefícios para a sua vida, especialmente se quiser trabalhar e estudar ou se dedicar a outras atividades. Afinal, esse formato permite equilibrar melhor a rotina para que você se cuide mais e mantenha a saúde em dia.

Gostou de conhecer um pouco sobre o trabalho híbrido? Curta a nossa página no Facebook e confira outros posts como este!

Tags: