Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Por que fazer uma avaliação física para praticar esportes?

5 de dezembro, 2022

por

Compartilhe:

Realizar atividades físicas é essencial para o bem-estar físico e mental. Mas antes de iniciar qualquer tipo de prática esportiva, é essencial fazer uma avaliação médica para se certificar de que está tudo em ordem com sua saúde, garantindo que o exercício escolhido não será excessivo para sua condição física.

Iniciar atividades sem orientação médica é desaconselhável e perigoso, principalmente para quem está sedentário, possui histórico de doenças crônicas na família e pessoas em idade avançada. 

Aliados muito importantes, a medicina e o esporte são essenciais para que os exercícios garantam os benefícios físicos e mentais desejados. Para que sua decisão de se exercitar traga benefícios, e não problemas e complicações à sua saúde, entenda agora por que é importante realizar a avaliação médica. Boa leitura!

O que é avaliação médica?

Avaliação médica é a análise feita por um profissional médico para descartar a possibilidade de haver lesões, enfermidades ou doenças que possam se agravar com a prática de atividades esportivas.

Durante essa análise, o médico vai avaliar as condições físicas da pessoa, investigando sua saúde para concluir se ela está apta ou não a praticar determinada atividade, atentando para condições que limitem ou coloquem em risco a saúde da pessoa, mesmo para quem optar por se exercitar em casa.

Por que fazer avaliação médica antes de praticar esportes?

A prática de esportes é fundamental para a manutenção da saúde, mas iniciar de forma abrupta, sem acompanhamento médico adequado, pode causar diversos problemas, desde dores e lesões nas articulações ou em outras partes do corpo, como questões mais sérias como infartos.

Com o resultado da avaliação, o médico saberá se há riscos ou alguma condição limitante que impossibilite o início das atividades até a solução da enfermidade ou a melhora do quadro do indivíduo. Algumas doenças começam de modo silencioso, por isso a importância de realizar a avaliação mesmo sem a presença de nenhum sintoma.

A avaliação médica também auxiliará seu educador físico a prescrever um treino com mais qualidade e individualidade, respeitando o limite de seu corpo, seu ritmo cardíaco e sua condição atual de saúde. Isso possibilita que a atividade seja a mais assertiva possível para a realização de seus objetivos, como ganho de massa, perda de peso, melhora no condicionamento físico ou o primeiro passo para uma vida mais saudável.

Como a avaliação médica é feita?

De modo geral, as avaliações médicas começam com a anamnese básica sobre a saúda da pessoa. O médico faz um levantamento junto ao paciente sobre o uso de medicamentos, suas condições atuais e anteriores, cirurgias e doenças. O histórico de saúde familiar é a próxima etapa, com questões sobre doenças e condições clínicas encontradas na família.

Em um primeiro momento, serão analisados e registrados os sinais vitais, será feita aferição da pressão arterial, ausculta do coração e pulmão e medição da temperatura corporal. O corpo é examinado com testes de reflexos físicos e verificação visual para a procura de lesões. Os olhos, nariz e garganta também são analisados.

Os resultados dessa primeira avaliação serão a base utilizada pelo médico para a solicitação de exames mais completos e direcionados a determinados sintomas ou anomalias encontradas na primeira avaliação, ou apenas para garantir que está tudo em ordem com a saúde da pessoa. Apenas o médico é capacitado para realizar essa análise.

Quais os exames solicitados?

Os exames mais solicitados para avaliação médica são os exames de sangue, raios-x, eletrocardiogramas, teste ergométrico, colesterol, glicemia em jejum, eletrocardiograma e outros exames para a avaliação do sistema cardiovascular.

Alterações nesses exames podem impedir o início imediato das atividades esportivas. Apenas o médico conseguirá avaliar se a condição do indivíduo requer repouso e tratamento ou se é possível iniciar as atividades acompanhas por tratamentos médicos ou medicamentosos.

Algumas condições podem requerer que a pessoa troque o tipo de atividade que seria iniciada, mas que continue a se exercitar. Algumas lesões, por exemplo, podem impedir atividades que demandem o uso de força excessiva. Mas com acompanhamento médico adequado, essa condição pode ser superada.

Qual a frequência para o acompanhamento médico?

A avaliação médica completa deve ser realizada anualmente por todas as pessoas que não apresentaram mudanças em sua condição de saúde, independentemente de serem veteranas nas atividades esportivas ou iniciantes.

Qualquer pessoa que notar manifestação de sintomas novos ou o surgimento de algum problema mais grave deve realizar nova avaliação. Não espere a situação se agravar para consultar seu médico.

Fique atento aos sinais de alerta que o corpo apresenta, como tonturas, dores no peito, dificuldade para respirar, dores excessivas, formigamento ou dormência em alguma região do corpo. Esses são sinais claros que indicam que algo está errado com a sua saúde.

Por esse motivo, é importante conhecer seu corpo e seus limites para entender se o cansaço ou a dor são consequências de determinado exercício ou um sinal de alerta. Em caso de dúvidas, sempre procure por orientação médica.

Qual a importância de um bom profissional?

O bom desempenho, a atenção, o conhecimento e o cuidado com a análise precisa dos resultados garantirão a segurança de sua saúde e um diagnóstico correto. Por isso busque sempre por profissionais qualificados para realizar sua avaliação médica.

Quando o assunto é saúde e qualidade de vida, é essencial se certificar de ter o melhor atendimento e acompanhamento, afinal, com saúde não se brinca! Profissionais sérios são a garantia de atendimento seguro.

Um bom profissional será sempre seu melhor e maior aliado na busca por qualidade de vida e na manutenção da sua saúde e bem-estar, prezando por sua individualidade e respeitando a complexidade que cada pessoa apresenta. Afinal, cada paciente é único em suas necessidades.

Para qualquer atividade esportiva que você tenha optado, mesmo sendo caminhada, a realização de uma avaliação médica vai garantir que sua prática não prejudique ou interfira em sua qualidade de vida. Mesmo os atletas de final de semana precisam buscar por acompanhamento médico e seguir suas orientações. Valorize sua saúde!

Agora que você já sabe a importância da avaliação e do acompanhamento médico, siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Tags: