Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Confira os 7 principais benefícios da caminhada

19 de abril, 2022

por

Compartilhe:

Hoje, nosso post vai começar com uma pergunta: conhece alguma atividade física mais fácil — e simples — de praticar do que a caminhada? Antes que você pense na resposta, vou adiantar que essa é uma ótima alternativa para prevenir diversas doenças e promover a saúde. Quer saber mais benefícios da caminhada? 

De início, vamos explicar a importância de manter uma vida saudável e ativa para alcançar uma longevidade mais tranquila. Também vamos apresentar os 7 benefícios da caminhada e dar dicas de como você pode iniciar essa prática. Vem com a gente?

Qual é a importância de manter uma vida ativa?

Tanto os médicos como os demais profissionais de saúde costumam recomendar a caminhada porque essa é uma das atividades físicas que não exige muito condicionamento. Ou seja, ela é importante em vários aspectos da saúde física e mental e ainda contribui, significativamente, para melhorar a qualidade de vida. 

Falamos da caminhada porque ela é um exercício muito simples de praticar, mas existem outras atividades igualmente recomendadas e que ajudam muito na manutenção da saúde. 

Por isso, o ideal é manter um planejamento e uma organização na agenda de modo a possibilitar a inclusão de exercícios físicos na rotina. Eles são essenciais para viver melhor e alcançar uma longevidade livre das doenças crônicas que surgem no envelhecimento.

Além da boa alimentação e do cuidado com a qualidade do sono, as atividades físicas são um dos fatores determinantes para um estilo de vida saudável. Além disso, a adesão a essa prática estimula a imunidade e ajuda a ter mais energia e entusiasmo para as responsabilidades diárias. 

Quais são os benefícios da caminhada?

Para incentivar você, listamos 7 benefícios de praticar essa atividade. Confira!

1. Fortalece a função respiratória

Ao fazer caminhada, todo o seu corpo trabalha melhor. Com isso, órgãos vitais como o pulmão são bastante beneficiados. Caminhar é uma atividade simples, mas tão poderosa que influencia até as trocas gasosas e o ritmo de trabalho do pulmão.

 Quem faz caminhada com frequência fortalece os músculos responsáveis pela respiração e adquire mais resistência. Somado a isso, esse exercício ajuda a eliminar maior quantidade de impurezas que se alojam no pulmão. Isso é importante porque reduz o acúmulo de poeira e secreção, elementos que provocam alergia e tosse.

2. Ativa a circulação do sangue

Assim como acontece com a função pulmonar, os benefícios da caminhada para o coração são percebidos desde as primeiras semanas. Mesmo uma caminhada leve ajuda muito a potencializar o fluxo de sangue para as células e tecidos do corpo.

Por isso, a caminhada é uma das atividades mais indicadas pelos cardiologistas, principalmente para quem tem pressão alta e sensação de cansaço mediante pequenos esforços. A troca de passos constante e mantida no mesmo ritmo faz com que os vasos sanguíneos trabalhem melhor, o que ajuda a diminuir a pressão.

A musculatura cardíaca responsável pelo bombeamento de sangue também é fortalecida durante a caminhada. Esse exercício facilita as trocas gasosas que acontecem no pulmão e deixa o sangue mais limpo. Com isso, os demais órgãos do corpo são beneficiados, pois recebem mais nutrientes e oxigênio para exercer as suas funções.

3. Reduz o risco de osteoporose

Ao caminhar em um ritmo ordenado, o impacto dos pés no chão também gera um efeito benéfico para os ligamentos e ossos. Assim, a forma como ocorre esse movimento auxilia na absorção do cálcio pelos ossos. 

Salvo exceções, uma das principais causas de osteoporose é a redução na absorção do cálcio pelos ossos, principalmente na terceira idade. Por isso, a realização desse tipo de exercício ativa a absorção e torna os ossos mais firmes e resistentes à osteoporose.

4. Melhora as funções cerebrais

Manter o hábito de caminhar diariamente é uma ótima maneira de manter a forma. Quando essa atividade é feita pela manhã e ao ar livre, um dos resultados mais positivos é a possibilidade de fazer uma higiene mental. 

Logo, a caminhada também contribui para melhorar as funções cognitivas, além de fortalecer a memória. Por esse motivo, quem tem uma rotina intelectual muito puxada, pode usar essa estratégia para reforçar a capacidade de raciocínio e concentração. Certamente, os benefícios serão logo percebidos.

 5. Regula os níveis de colesterol

Quem adota um estilo de vida saudável e anda com regularidade tem uma grande vantagem em relação às outras pessoas: mantém a saúde protegida da maioria das doenças do coração. Além disso, ao caminhar, as artérias do coração conseguem ejetar o sangue com mais força, o que reduz o acúmulo de colesterol em suas paredes.

 Consequentemente, essa atividade se torna um importante fator de proteção contra dois problemas de saúde muito comuns: derrame e infarto. Por tal razão, um dos maiores benefícios da caminhada é diminuir a incidência de dores crônicas e de doenças cardiovasculares.

6. Ajuda a emagrecer

Muitas pessoas que estão com sobrepeso adotam a caminhada para perder gordura e recuperar a silhueta. Elas estão corretas. Isso porque esse exercício é um dos mais indicados pelos médicos, nutricionistas e educadores físicos. O motivo? Caminhar emagrece, pois o gasto energético do exercício auxilia na queima de calorias.

Geralmente, a caminhada ajuda a eliminar mais gordura em pessoas que estão habituadas a caminhar do que nas sedentárias. Com o tempo, a própria fisiologia do corpo faz uma adaptação natural e acelera o processo de perda calórica. Interessante, não? 

7. Diminui a ansiedade e a depressão

Assim como ocorre em outras atividades físicas, na caminhada também há maior liberação de substâncias que promovem o relaxamento físico e mental. Essa regulação é feita por mecanismos hormonais, que podem ser naturalmente ajustados de acordo com a intensidade dos exercícios.

Por isso, quando alguém começa a praticar exercícios, logo se percebe melhora no humor, no comportamento e na disposição. Mais do que isso: caminhar ajuda bastante a diminuir o desenvolvimento de problemas como ansiedade, depressão e síndrome do pânico.

Como iniciar o hábito de caminhar?

Há diversas razões para começar a praticar atividade física, principalmente a caminhada. Uma das formas mais agradáveis de caminhar é em família ou em grupo. Por isso, reúna os amigos e os incentive a fazer exercícios juntos. Certamente, será uma experiência interessante, pois desse modo o exercício se tornará um lazer saudável e divertido.

Portanto, não deixe para depois: anote as nossas dicas e aproveite os benefícios da caminhada para a sua saúde. Ao fazer exercícios regularmente, você se sentirá bem melhor e perceberá a importância de cuidar da saúde de uma forma simples, mas eficaz. 

Gostou deste artigo? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe mais novidades!

Tags: