Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Conheça as melhores técnicas de estudo para você!

26 de dezembro, 2022

por

Compartilhe:

A rotina dos estudantes é repleta de desafios, independentemente do tipo de curso ou preparação que estejam fazendo. A falta de tempo ou de ambiente adequado para estudar, o grande volume de matéria e a própria complexidade dos temas curriculares são apenas algumas das dificuldades enfrentadas. Nesse cenário, conhecer boas técnicas de estudo ajuda bastante.

Com elas, é possível aproveitar as oportunidades que você tem para estudar da melhor forma possível e, assim, obter um bom aprendizado para alcançar os seus objetivos. Neste post, trouxemos mais informações sobre esse tema e uma lista com as melhores técnicas para você testar. Acompanhe!

O que são técnicas de estudo?

As técnicas ou métodos de estudo são um conjunto de práticas que facilitam a compreensão e absorção dos conteúdos. É importante notar que existem várias técnicas diferentes e que nem todas funcionam para todo mundo. O ideal é cada pessoa descobrir quais técnicas funcionam para si mesma.

Usar as técnicas de estudo permite aproveitar mais o tempo, melhorar a concentração e aumentar a motivação, o que é fundamental para um bom aprendizado. Por isso, vale a pena conhecê-las e experimentá-las.

Quais são as principais técnicas de estudo?

A seguir, separamos alguns dos principais métodos de estudo que podem ajudar você. Confira!

Mapa mental

Os mapas mentais são ótimos para quem gosta de visualizar a linha de raciocínio. A técnica consiste em, após estudar detalhadamente o conteúdo, organizar as principais ideias em tópicos, conectados uns aos outros por meio de setas e linhas coloridas, formando, como o próprio nome indica, uma espécie de mapa.

Fichamento

Nessa técnica, você organiza as principais informações do conteúdo em fichas que podem ser usadas para revisar o assunto mais tarde. As fichas podem incluir citações, resumos e análises críticas do texto.

Autoexplicação

Uma das técnicas de estudo mais simples, a autoexplicação consiste em explicar para si mesmo, em voz alta, o conteúdo que já foi estudado. É uma ótima maneira de verificar o quanto você realmente conseguiu absorver sobre o tema.

Releitura

Esse é outro método bastante fácil de ser aplicado. É só usar um marcador de texto para destacar as principais informações do conteúdo enquanto lê e depois visitar o material outras vezes, dando destaque aos trechos marcados.

Pomodoro

Nessa técnica, o maior objetivo é melhorar a concentração. Para isso, recomenda-se que você mantenha todo o foco totalmente nos estudos durante 25 minutos e descanse por 5 minutos. Em seguida, é só repetir o processo.

Como adotá-las?

Para ter sucesso ao adotar os métodos de estudo, lembre-se de levar em conta o que funciona melhor para o seu perfil de estudante. Além disso, é interessante combinar algumas técnicas. Você pode, por exemplo, aplicar a técnica pomodoro enquanto produz fichamentos.

Desse modo, é possível ter o melhor aproveitamento possível com as técnicas de estudo mais adequadas para a sua rotina, inclusive em meio ao novo normal que a sociedade passou a viver desde a pandemia. Assim, você terá bons resultados como estudante e alcançará os seus objetivos.

Então, você já experimentou alguma das técnicas de estudo que abordamos aqui? Deixe um comentário nos contando!

Tags: