Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Sobre Novembro Azul: entenda a importância dessa campanha

23 de novembro, 2022

por

Compartilhe:

Após um outubro todo rosa, chegou a vez do Novembro Azul. É o mês dedicado à informação, desmistificação e prevenção do câncer de próstata e ao incentivo dos cuidados com a saúde do homem.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais atinge os homens, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A desinformação faz com que o diagnóstico seja feito, na maioria das vezes, em fase avançada, dificultando as chances de cura.

Para desmistificar o câncer de próstata e auxiliar a difundir a proposta do Novembro Azul, preparamos este artigo muito especial para você. Acompanhe!

Quando surgiu a campanha Novembro Azul?

O Novembro Azul surgiu em 2003 em Melbourne, na Austrália. Dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery, se inspiraram na campanha da mãe de uma colega, que angariava fundos para o combate ao câncer de mama.

A campanha chegou ao Brasil em 2008, uma iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. O intuito era quebrar o tabu sobre o exame e o preconceito sobre o toque retal, e a primeira campanha teve como lema “Um Toque, Um Drible”.

Quais os objetivos do Novembro Azul?

O principal objetivo do Novembro Azul é a conscientização sobre a importância de realizar o exame físico, responsável por diagnosticar alterações na próstata e incentivar os cuidados com a saúde geral dos homens.

Qual a importância da campanha Novembro Azul?

Culturalmente, os homens tendem a deixar de lado questões relacionadas à saúde e à prevenção de doenças. Por esse motivo, o Novembro Azul vai muito além do câncer de próstata, sendo um movimento global relacionado à saúde masculina.

Como prevenir o câncer de próstata?

Não há medidas exclusivas para a prevenção do câncer de próstata. As orientações giram em torno de adotar as melhores práticas para prevenção de câncer no geral. Caso já tenha caso de câncer na família, vale conversar com seu médico de referência para cuidados mais personalizados.

Assim, o Novembro Azul, como o Outubro Rosa, foca na divulgação de orientações de medidas simples que podem ser adotadas para a redução do risco de câncer:

  • mantenha uma dieta saudável, rica em frutas e vegetais;
  • diminua o consumo de alimentos gordurosos;
  • faça exercícios regularmente;
  • evite o uso de cigarros e bebidas alcoólicas;
  • cuide do excesso de peso;
  • evite situações estressantes;
  • visite o médico regularmente;
  • realize check-up.

Como o diagnóstico do câncer de próstata pode ser obtido?

O diagnóstico pode ser obtido no momento do rastreamento da doença utilizando o antígeno prostático específico (PSA), encontrado no sangue, e com a realização do exame de toque retal. Ele detecta lesões palpáveis na próstata, identificando sua consistência e tamanho.

Em seu estágio inicial, geralmente, o câncer de próstata não apresenta sintomas, dificultando o diagnóstico. Em estágio avançado, os sintomas estão presentes, o que torna a realização do diagnóstico mais fácil. Entre eles, estão:

  • sangramento e dor ao urinar;
  • vontade frequente de urinar;
  • presença de sangue no esperma;
  • dor ao ejacular;
  • dor pélvica;

Com base nos resultados dos exames de detecção precoce e dos sintomas apresentados, caso haja a suspeita de câncer, serão realizados outros exames para diagnóstico conclusivo. O diagnóstico final só pode ser feito com base na biópsia da próstata.

Não há dúvidas sobre a importância do Novembro Azul para a conscientização sobre o câncer de próstata e todas as questões relacionadas à saúde do homem. E o mais importante: a desmistificação do tão temido exame de toque.

Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais e tenha acesso a mais informações! Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

Tags: