Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Setembro Amarelo: 6 ações para ajudar quem está passando por problemas

1 de September, 2022

por

Compartilhe:

No nono mês do ano é iniciada a campanha Setembro Amarelo. Essa é uma iniciativa que reúne diversos órgãos e instituições de saúde para propagar a importância de falar sobre os cuidados com o bem-estar mental e a prevenção ao suicídio.

Trata-se de um movimento que ajuda a conscientizar sobre os problemas que afetam a saúde mental e, principalmente, incentivar a procura por ajuda profissional. Dessa maneira, é possível acolher e apoiar as pessoas que necessitam de um suporte emocional e psicológico da melhor maneira.

Neste post, vamos explicar um pouco mais sobre a proposta do Setembro Amarelo e a sua importância. Além disso, mostraremos como é possível ajudar amigos e pessoas próximas que estão passando por momentos difíceis, no que diz respeito à saúde mental. Acompanhe!

O que é Setembro Amarelo?

Setembro Amarelo é o mês que se dedica inteiramente a campanhas de prevenção ao suicídio e à valorização da saúde mental. Por conta disso, visa a conscientização da população sobre o autocuidado e o diagnóstico precoce de doenças que afetam o bem-estar psicológico e emocional.

No Brasil, o suicídio é a terceira maior causa de morte do público jovem. Além disso, vale destacar que o país está em primeiro lugar no ranking mundial de diagnósticos de quadros de transtornos mentais, como a depressão e a ansiedade.

Quais os objetivos da campanha?

Um dos principais objetivos da campanha é mostrar os dados alarmantes que o país apresenta quando o assunto é saúde mental. Junto a isso, busca informar às pessoas sobre as formas de receber apoio profissional e encontrar um tratamento eficaz para ter mais qualidade de vida.

Vale destacar que o Setembro Amarelo tem como objetivo alcançar toda a população. Assim, profissionais da área, pessoas que passam por problemas de saúde mental e tendências suicidas, assim como o público geral, podem entender a seriedade do assunto e saber como ajudar.

Quando o Setembro Amarelo surgiu?

Tudo começou com uma parceria do Centro de Valorização da Vida (CVV), da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), no ano de 2015. Diante do aumento dos casos de transtornos mentais e, inclusive, suicídios na população brasileira, foi observada a importância de conscientizar as pessoas nos cuidados com a saúde.

O mês escolhido foi setembro, por conta do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que acontece no dia 10, desde o ano de 2003, com criação da Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS).

Qual a importância de conscientizar as pessoas?

Não é nada difícil encontrar pessoas que acham que procurar ajuda profissional é bobeira ou que sequer saibam como é possível ir em busca de um atendimento médico especializado em saúde mental.

Infelizmente, os cuidados com o bem-estar emocional e psicológico ainda são um tabu. Com campanhas que educam e mostram a importância de dar atenção à saúde mental, além da física, cada vez mais pessoas podem entender que todo sentimento é válido e que é possível ter ajuda para lidar com eles.

Como ajudar as pessoas?

Se você está se perguntando como fazer a sua parte e ajudar também na prevenção ao suicídio no dia a dia, saiba que existem algumas ações que estão ao alcance de todos. No entanto, é preciso ressaltar que o tratamento só é realizado com um profissional especializado para esse fim, como um psicólogo ou um psiquiatra.

Sendo assim, as atitudes individuais podem girar em torno de auxiliar as pessoas, que estão precisando de um suporte, a entenderem a importância dos cuidados com a saúde mental. A partir disso, é possível incentivá-las a irem em busca de ajuda profissionalizada. 

Veja como é possível tomar essa iniciativa por meio de 6 atitudes benéficas!

1. Aprenda a observar e identificar os sinais

O primeiro passo para tentar ajudar uma pessoa é entender que ela não está bem. O comportamento se altera na presença de problemas de saúde mental, mesmo que de forma sutil.

Por esse motivo, sinais como falas muito pejorativas, revelação de pensamentos ou desejos de se machucar e reclusão social são grandes alertas. Além disso, é preciso ficar de olho em comportamentos autodestrutivos, como:

  • abuso de álcool;
  • envolvimento em relacionamentos pouco saudáveis;
  • autossabotagem pessoal, profissional ou social;
  • agressividade;
  • crenças limitantes.

2. Não menospreze a situação

Uma atitude que, definitivamente, não deve ser tomada é não dar atenção a esses sinais. Muitas vezes, são justamente as mudanças de comportamento que pedem por ajuda e menosprezar a situação só pode acarretar problemas mais sérios.

Por mais que você não sinta que tenha tato ou, até mesmo, saúde mental para agir diante dessa situação, é importante avisar alguma outra pessoa próxima para estar presente na vida do indivíduo. Dessa maneira, ele pode notar que existem pessoas que se importam com o seu bem-estar, ainda que de longe.

3. Saiba ouvir

Prestar atenção no que as pessoas que estão passando por um momento difícil têm a dizer também é importante. Esse é um gesto de acolhimento e, conforme o indivíduo fala, ele mesmo pode perceber que algo não vai bem com a sua saúde mental.

Isso mostra como o simples ato de ouvir com atenção a outra pessoa pode ajudá-la a ter a iniciativa de procurar ajuda profissional a tempo, antes que os problemas se agravem.

4. Incentive os cuidados com o corpo e mente

O Setembro Amarelo é um convite para melhorar os cuidados com a saúde mental como um todo. Por esse motivo, não se trata apenas de uma campanha contra o suicídio, mas de um incentivo ao bem-estar.

Por esse motivo, para ajudar uma pessoa com problemas de saúde mental, é interessante fazer com que ela se interesse mais pelo autocuidado. Convidar para fazer exercícios físicos, meditação, yoga, técnicas de respiração e demais práticas que trazem benefícios ao corpo e a mente é um bom exemplo.

5. Acolha

Sempre que possível, mostre que se importa com a outra pessoa. O gesto de acolhimento pode fazer com que ela compreenda que alguém valoriza a sua vida e se motive a continuar em frente.

Saber que existem pessoas torcendo por você é um grande incentivo para os objetivos. Quando a luta é contra problemas de saúde mental e o desejo de desistir de tudo, esse apoio é ainda mais valioso.

6. Não pressione a pessoa

Outro ponto de destaque é que o suporte emocional, em nenhum momento, envolve a pressão na pessoa. É preciso ter em mente que transtornos mentais, como a depressão, causam uma desmotivação e uma dificuldade maior de realizar até mesmo as atividades cotidianas.

Sendo assim, por mais que você a incentive na busca por ajuda profissional, é importante não pressioná-la nem exagerar na cobrança. Isso pode fazer com que ela se sinta ainda pior e como um caso sem solução, com a sensação de que sabe o que precisa fazer para melhorar, mas não consegue colocar em prática. 

Qual a importância da busca por uma ajuda profissional?

Somente com a ajuda de um profissional especializado é possível avaliar o quadro e, de fato, realizar o diagnóstico. A partir disso, é possível encontrar os métodos e as estratégias que melhor funcionam para recuperar o bem-estar mental.

O tratamento é feito com o acompanhamento profissional, que pode contar com uma equipe multidisciplinar, com psicólogos, psiquiatras e demais pessoas da área da saúde. Por esse motivo, a campanha tem como principal objetivo mostrar a importância de procurar esse tipo de ajuda.

Entendeu melhor a importância do Setembro Amarelo? Com esse tipo de iniciativa, é possível mostrar que transtornos mentais podem sim ter tratamento e que a ajuda profissional é essencial para isso. Dessa forma, se cada um fizer a sua parte no movimento, é possível diminuir os casos de suicídio e garantir uma população com mais saúde física, mental e espiritual.

Gostou do conteúdo? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe as novidades por lá!

Tags: