Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Como criar uma rotina de estudos mais eficiente? Veja dicas!

26 de julho, 2021

por

Compartilhe:

Seja para jovens que estão em busca de uma carreira para entrar no mercado de trabalho, seja para adultos que desejam se realizar profissionalmente, uma rotina de estudos traz vários benefícios para manter o aprendizado em dia.

Uma rotina corrida, muitas vezes, faz com que os estudos fiquem desorganizados. É por esse motivo que é importante definir um planejamento do que deve ser estudado. Assim, é possível, até mesmo, melhorar a concentração e a absorção de conteúdos.

Pensando nisso, separei algumas dicas excelentes para criar uma rotina de estudos produtiva e que leva à realização dos objetivos. Tem interesse no assunto? Então, acompanhe este post!

Por que realizar uma rotina de estudos?

Os estudos podem ser vistos como um hábito que precisa ser adquirido. Desse modo, não dá para se dedicar a eles apenas uma vez ou outra na semana. É preciso ter uma constância para fazer com que a sua mente se prepare adequadamente para receber e reter novos conteúdos.

É aí que a definição de uma rotina de estudos entra para ajudar você a alcançar os seus objetivos por meio da educação. Com ela, é possível organizar o dia a dia para reservar os momentos de estudo, de descanso, de trabalho e de lazer. Desse modo, é possível desfrutar de mais qualidade de vida e equilíbrio no cotidiano.

Como criar uma rotina de estudos eficiente?

Então, como colocar isso em prática? A seguir, confira algumas dicas em que você pode apostar no dia a dia para criar uma rotina de estudos eficiente!

Avalie seu dia a dia

O primeiro passo é avaliar como está a sua rotina de afazeres normais. Observe o momento do dia em que você tem mais tempo disponível para se dedicar a uma tarefa por algumas horas seguidas e veja quantas vezes na semana é possível fazer isso.

A partir dessa avaliação, você pode definir alguns desses momentos livres como horários de estudo e decidir quais são os conteúdos que serão vistos em cada período reservado para o seu aprendizado. Em pouco tempo, isso vai se tornar um hábito e será possível prestar atenção mais facilmente nos conteúdos.

Estabeleça um local para estudar

Ter um lugar que favoreça a sua concentração é muito importante também para tornar a rotina de estudos mais produtiva. Desse modo, encontre um espaço em sua casa que tenha uma boa iluminação, pouca interferência de sons externos, além de uma mesa e uma cadeira confortáveis para estudar.

Lembre-se também de organizar os seus materiais para que seja mais fácil se encontrar nos assuntos que devem ser estudados. É interessante preparar os itens necessários, como livros, cadernos, videoaulas e afins, antes de começar cada sessão de estudos. Dessa forma, não será preciso interromper o momento de aprendizado para buscar alguma coisa.

Monte um cronograma

Conseguiu achar um espaço na sua rotina para se dedicar aos estudos? Ótimo! Agora, coloque tudo na ponta do papel e crie um cronograma detalhando o que será visto e os horários adequados para cada matéria.

Você pode usar uma agenda ou uma planilha para organizar cada assunto com o seu determinado horário para ser estudado. Se você está fazendo um curso EAD, por exemplo, lembre-se de colocar as atividades que devem ser feitas no cronograma e de se organizar para entregá-las dentro do prazo.

Evite distrações

O ambiente exclusivo para os estudos, assim como o cronograma, são estratégias que ajudam a evitar distrações. No entanto, pode ser que você precise utilizar outras técnicas para melhorar a concentração ainda mais.

Para isso, é importante, primeiramente, identificar o que está desviando o seu foco. A partir disso, veja soluções para o problema. Por exemplo, se o que está atrapalhando é o sono, verifique a possibilidade de estudar em outro horário ou de tomar um café antes de começar a sessão de estudos.

Faça pausas

Outro ponto indispensável para ter estudos de qualidade é o descanso. Fazer pausas ao longo da rotina é importante para não sobrecarregar a mente e o corpo. Além disso, existem técnicas apropriadas para melhorar a concentração e o relaxamento.

Uma delas é a técnica pomodoro. Com ela, você se dedica exclusivamente a uma tarefa por cerca de 25 minutos e tira 5 minutos de pausa. No tempo de descanso, dá para fazer um alongamento, beber água, ir ao banheiro, responder às mensagens, dar uma olhada nas redes sociais ou realizar qualquer outra atividade que desligue um pouco dos estudos. Depois, é só voltar para mais alguns blocos de 25×5 até terminar todas as tarefas reservadas para o dia.

Por que cuidar do corpo e da mente?

Sabe o que mais é importante para criar uma rotina de estudos eficiente? Ter momentos de descontração durante o dia a dia para cuidar do corpo e da mente. É fundamental prestar atenção no seu bem-estar, pois é muito fácil se preocupar com as obrigações e esquecer do autocuidado, favorecendo o aumento do estresse.

Por isso mesmo, para manter a saúde mental e evitar outras complicações no corpo, é interessante incluir na rotina alguns momentos para cuidar do bem-estar. A prática de exercícios físicos é um exemplo de atividade indispensável para um dia a dia mais saudável e com boa disposição para o aprendizado.

Junto disso, ter uma alimentação saudável, passar um tempo com a família, ter horas de lazer, encontrar os amigos e as pessoas queridas, além de ter um momento para cuidar de si, é muito aconselhável para quem deseja dar atenção ao desenvolvimento intelectual, pessoal e profissional.

O Cartão de TODOS veio para ajudar você a ter uma vida mais saudável. Se você pensou que ele traz apenas benefícios como descontos na área da saúde, enganou-se. Com o cartão, é possível também aproveitar os cursos do PreparaTODOS, que são EAD.

Agora que você sabe como criar uma rotina de estudos eficiente, já pode escolher o seu curso do PreparaTODOS e focar o aprendizado para, futuramente, desfrutar de melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Gostou da ideia? Então, veja como conseguir o seu Cartão de TODOS. Entre em contato e tire todas as suas dúvidas!

Tags: