Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Férias escolares? Veja como manter as crianças ativas

27 de dezembro, 2022

por

Compartilhe:

As férias escolares são um período muito esperado pelas crianças! Mas, para alguns responsáveis, pode ser uma época de muita preocupação para manter os pequenos ativos e diminuir o tempo de frente para as telas do celular e da TV.

Brincar é essencial para o desenvolvimento das crianças. É um momento de aprendizagem, experimentos, interação social e até de descoberta de emoções e sentimentos, além dos estímulos sensoriais e motores que as brincadeiras possibilitam.  

Mas nem tudo pode ser festa e brincadeira, é preciso manter algumas rotinas para conservar o equilíbrio e facilitar o retorno às aulas. Para as crianças, rotinas estabelecidas ajudam a manter a alimentação adequada e o sono regular, essenciais ao desenvolvimento dos pequenos. Veja algumas ideias de como aproveitar as férias escolares!

Faça passeios culturais

Visitas a bibliotecas e livrarias são uma ótima maneira de estimular o gosto pela leitura e manter a criançada perto dos livros mesmo durante as férias. Passeios em museus também são uma ótima opção para entreter e aprender.

Muitos museus contam com exposições interativas, ideais para as crianças que gostam de tocar e explorar, estimulando os sentidos e a curiosidade enquanto vivenciam novas experiências.

Teste brincadeiras em família

As férias escolares são uma ótima oportunidade para atividades em família, permitindo a criação de memórias afetivas. Aposte em brincadeiras em grupo, estimulando o senso de equipe e cooperação das crianças. Que tal um show de talentos com as danças do TikTok?

Proponha desafios de leitura

Ler é uma atividade muito valiosa para as crianças, pois aumenta o vocabulário e estimula a criatividade e a memória. O desafio da leitura pode ser em relação a datas para o término do livro ou também o desafio de contar a história lida para o restante da família por contação, desenhos ou uma representação teatral, por exemplo.

Estimule o uso da arte

Aqui as possibilidades são diversas! É fato que crianças gostam muito de desenhar e podemos aproveitar esse gosto para estimular o uso de outros materiais além do lápis e giz de cera. Crie tintas caseiras ou utilize materiais orgânicos encontrados no quintal ou no parque, como folhas e gravetos para compor o desenho.

Materiais recicláveis são uma ótima ferramenta para estimular a criatividade dos pequenos. Use rolos de papel, tampas e garrafas para criar brinquedos, esculturas e instrumentos musicais como chocalhos de garrafas plásticas ou tambores com latas de leite. Podemos usar esses instrumentos para aprender a cantar uma cantiga.

Conheça novos jogos

Jogos de tabuleiro são sempre estimulantes e divertidos, e uma boa pedida para dias de chuva ou para atividades noturnas. Já para aproveitar o dia e o ar livre, jogos como caça ao tesouro incentivam a leitura, o raciocínio e o trabalho em equipe. E a recompensa pode ser um delicioso banho de mangueira para refrescar!

Não é preciso fazer grandes viagens ou longos passeios de alto custo para curtir as férias e aproveitar os momentos em família. Paras as crianças, o mais importante é a qualidade do tempo que passam com os que amam.

O melhor presente é estar presente, e momentos divertidos em família rendem ótimas lembranças e criam memórias essenciais para o fortalecimento dos vínculos parentais, além de renderem boas gargalhas no futuro!

Gostou dessas ideias? Então ajude mais famílias a terem ideias de como aproveitar as férias compartilhando este artigo em suas redes sociais!

Tags: