Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Esgotamento profissional: saiba quais são as principais causas e sintomas

28 de dezembro, 2022

por

Compartilhe:

O trabalho é uma das maiores realizações que podemos ter na vida, mas, dependendo do nível de estresse, responsabilidade e dependência que exercemos, podemos entrar no que atualmente chamamos de esgotamento profissional ou síndrome de burnout. 

Essa situação pode afetar várias pessoas e muitas delas percebem-se mais estressadas, entretanto, não reconhecem a síndrome. Por isso, é tão importante ficar informado, afinal é reconhecendo os sintomas que podemos começar a agir antes mesmo que outras áreas de nossa vida acabem também por sentir o reflexo desse esgotamento. 

Foi pensando nisso que trouxemos este conteúdo. Aqui, você vai entender o que é o esgotamento profissional, como identificar essa síndrome e quais são as formas de tratamento! Acompanhe!

O que é o esgotamento profissional?

O esgotamento profissional tem como característica principal o estresse crônico causado pelo trabalho. É como se você, mesmo estando longe do trabalho, se sentisse exercendo suas funções e se preocupasse em excesso, causando complicações físicas e emocionais.

A primeira vez que essa síndrome foi identificada, foi na década de 1970, ela ocorria principalmente entre as ocupações que exigiam o convívio com outras pessoas, como professores e profissionais da área de saúde.

No entanto, hoje, com uma tecnologia tão avançada, é comum termos que levar o trabalho até em casa, nossos companheiros de função nos ligam e sentimos que os laços que nos ligam ao emprego estão cada vez mais próximos e invadindo a nossa vida pessoal.

Então, todo esse contexto trouxe para nós profissionais um novo modelo de trabalho, muito mais dinâmico e com o qual ainda estamos aprendendo a lidar.

O que pode provocar o esgotamento profissional?

A principal causa da síndrome do esgotamento profissional é o excesso de trabalho e a pressão que o profissional sente para realizar suas tarefas. Isso pode se agravar caso ele seja o arrimo da família. Geralmente, ele coloca sobre si a responsabilidade de que não falte nada para os seus familiares.

Quais são os principais sintomas?

Alguns sintomas podem ser identificados pelo próprio paciente. Veja!

Isolamento da vida social para se dedicar ao trabalho

As nossas relações humanas são baseadas, principalmente, nos laços construídos no trabalho, na família e no meio social. Cada pessoa tem uma função importante para nos ajudar a manter o equilíbrio no dia a dia. Quando estamos apenas nos relacionando com o trabalho e abrindo mão de nossa família e amigos, devemos ter atenção, pois algo não está indo tão bem como deveria. 

Cobrança excessiva

A cobrança é algo que, para quem trabalha em uma empresa, acaba tendo que lidar de forma constante. Porém é importante lidar com esse sentimento de uma maneira que não extrapole os limites, deixe-o ansioso e com uma carga de trabalho além do normal. Todo trabalhador também precisa de descanso para manter uma vida saudável.

Alterações repentinas de humor

Quando estamos com muito trabalho acumulado, ficamos preocupados com o tempo que teremos para cumprir toda a demanda. Em consequência disso, acabamos, mesmo sem a intenção, nos tornando mais impacientes com as pessoas que nos rodeiam. Quando chegamos a esse ponto, precisamos procurar por ajuda, pois podemos prejudicar as nossas relações mais importantes.

Depressão

Uma profunda tristeza pode se instalar na pessoa com esgotamento profissional. Quando, por exemplo, ela abre mão dos familiares e dos amigos pelo emprego, pode ser que ela não se sinta amada e respeitada. Afinal, nossas relações são importantes. Então, é preciso ficar atento. É normal nos sentirmos tristes, mas quando esse sentimento não passa, é preciso procurar ajuda profissional.

Sentimento de fracasso e insegurança

Por mais que trabalhe e até mesmo apresente bons resultados, a pessoa com síndrome de burnout pode se sentir fracassada e também insegura diante de tudo que faz. Esse sentimento faz com que o profissional se esforce cada vez mais até chegar a um nível que não é mais saudável para si. 

Problemas gastrointestinais

De acordo com o Ministério da Saúde as complicações de saúde, primeiramente, surgem de forma leve. Porém, com o passar do tempo, vão se agravando. Uma dessas complicações são os problemas gastrointestinais. Uma matéria publicada pela revista Saúde identificou que esse quadro atingiu cerca de 57,7% das pessoas que participaram da pesquisa e foram diagnosticadas com burnout.

Alteração nos batimentos cardíacos

A alteração nos batimentos cardíacos faz parte do estresse gerado pelo esgotamento profissional. De acordo com a mesma pesquisa publicada na revista Saúde, o estresse tem as suas fases: 

“Na primeira fase (fase de alarme), os sintomas característicos são: alterações cardiovasculares, insônia, sensação de esgotamento, irritabilidade e fadiga. Na segunda fase (fase de resistência), o organismo tenta manter sua homeostase interna e os sintomas evidenciados são: mudança de humor, depressão, isolamento social, alterações no apetite e diminuição do desejo sexual. A terceira e última fase, a de exaustão, é manifestada através do adoecimento do órgão, tendo como sintomas característicos: angústia, depressão, apatia, cansaço excessivo, taquicardia, vontade de fugir.”

De acordo com a pesquisa, a taquicardia já indica que o trabalho já tomou outra dimensão para o indivíduo e, provavelmente, ele estará sendo afetado por outros sintomas físicos.

Como prevenir o esgotamento profissional?

Quando estamos nos sentindo muito pressionados no trabalho e percebemos que a forma como estamos lidando com as nossas funções podem nos prejudicar no futuro, é significativo procurarmos formas de evitar que essa síndrome se estabeleça e, mesmo que seja difícil, alguns cuidados merecem ser tomados: 

  • tente reservar para si momentos de lazer com os amigos e familiares;
  • evite ficar perto de companheiros de trabalho que trazem críticas não construtivas;
  • não consuma álcool em excesso, pois isso pode causar uma confusão mental que agravará seu estado;
  • faça exercícios físicos regularmente;
  • tenha uma boa rotina de sono (por mais que o trabalho exija de você mais tempo de dedicação, priorize o seu descanso);
  • fique atento à autocobrança e, se sentir que está excedendo, diminua o seu ritmo e faça o que conseguir;
  • faça uma terapia que vise prevenir qualquer outro problema de ordem mental e ajude a desenvolver inteligência emocional no trabalho;
  • não abra mão de suas férias, pois elas são importantes para você recarregar suas energias e, inclusive, sentir saudades do trabalho;
  • evite ler e-mails e mensagens em grupos virtuais de trabalho fora do expediente.

Quais são as formas de tratamento dessa síndrome?

Se você sente que está com os sintomas mais acentuados ou que está começando a desenvolver alguns deles, é relevante procurar o auxílio de profissionais qualificados, que ajudarão você a cuidar da sua saúde mental e física com mais consciência: 

  • psicólogo — ao longo das sessões ele ajudará a identificar a causa do esgotamento profissional;
  • psiquiatra — em alguns casos, um psiquiatra precisará ser consultado para auxiliar nos sintomas com uma medicação. Lembrando que de maneira alguma o paciente deve se automedicar;
  • atividades físicas — as atividades físicas nos ajudam a produzir hormônios de satisfação e aliviar o estresse diário.

Caso sinta a necessidade de procurar um profissional, você pode conseguir descontos em consultas e, assim, por um preço adequado à sua renda, receber um tratamento que cuide de você e, por consequência, de sua família.

O esgotamento profissional pode ser evitado, caso você adote medidas preventivas e torne-se mais atento à sua saúde, e também tem tratamento para as pessoas que já precisam de ajuda. O importante é investir em si mesmo e no seu bem-estar. É dessa maneira que a sua vida profissional estará segura e tranquila.

Gostou do nosso conteúdo? Então, continue cuidado de sua saúde! Veja aqui quais são os benefícios da caminhada!

Tags: