Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Dor muscular pós-treino: 6 dicas que te ajudam a aliviá-la

12 de dezembro, 2022

por

Compartilhe:

A dor muscular pós-treino pode acontecer com qualquer pessoa após os exercícios físicos, atividade ou prática esportiva que coloquem cargas incomuns nos músculos. Não é algo exclusivo de iniciantes, pois os veteranos de treinos também podem sofrem com as dores.

Elas costumam surgir entre 48 a 72 horas após o treino, período em que o corpo trabalha no processo de reparo das fibras musculares rompidas durante o exercício. A dor muscular é causada pela ruptura dessas fibras, resultando em uma resposta inflamatória.

Sair da zona de conforto iniciando atividades físicas ou investindo em treinos mais pesados é o primeiro passo para conseguir seus objetivos, como perda de peso, ganho de massa ou melhor qualidade de vida. Para que você não desista por causa das dores, trouxemos 6 dicas para ajudar a aliviá-las!

1. Use gelo

O gelo tem um efeito anestésico muito eficaz nos sensores de dor, aumentando o fluxo sanguíneo e causando o relaxamento do músculo. Também contribui para a diminuição da inflamação causada pelas microlesões. O gelo deve ser aplicado durante alguns minutos sobre a região que está dolorida.

2. Faça massagem no local

As massagens também possuem efeito relaxante por aumentar o fluxo sanguíneo na região afetada. O aumento do fluxo permite que uma maior quantia de proteínas reparadoras cheguem ao músculo lesionado, auxiliando em sua recuperação e, consequentemente, na diminuição das dores.

3. Descanse

O período de descanso varia conforme o condicionamento físico de cada pessoa e a intensidade dos exercícios praticados, e até os atletas de alta potência devem respeitar esse período para melhor aproveitamento dos exercícios. Entenda, escute e respeite o seu corpo para descobrir o tempo ideal para você.

4. Tome um banho quente

O calor do banho aumenta a vasodilatação, permitindo que mais sangue chegue à região lesionada. O fluxo de sangue elevado causa o relaxando da musculatura e a diminuição da inflamação, aliviando a dor muscular do pós-treino.

5. Alongue-se

O alongamento permite “soltar” os músculos, ampliando as articulações e alongando a musculatura. Proporciona o relaxamento do corpo, auxilia na diminuição da tensão muscular e melhora a circulação sanguínea.

6. Hidrate-se

Essa dica não é nenhuma novidade. A hidratação adequada é muito importante. A água auxilia a sintetizar os nutrientes dos alimentos e, no pós-treino, mantém os músculos oxigenados e hidratados, fatores essenciais para evitar as dores.

As dores musculares podem ser amenizadas com um aquecimento leve, como uma caminhada antes do treino e um bom alongamento no pós-treino. Iniciar novos treinos de modo gradual e suave permite que os músculos se acostumem com os novos movimentos e cargas, amenizando a dor pós-treino.

Cuidados diários com sua saúde vão auxiliar na qualidade dos treinos e na conquista de seus objetivos. Então, durma bem, mantenha uma alimentação balanceada, evite o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas e sempre procure orientação médica antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, mesmo que você decida se exercitar em casa.

Você já conhecia essas dicas? Qual o seu truque para amenizar as dores? Compartilha com a gente aqui nos comentários! 

Tags: