Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Como vencer a procrastinação nos estudos? Confira 7 dicas!

7 de dezembro, 2022

por

Compartilhe:

Sabe aquele momento em que você deixa de fazer o que realmente importa e vai dar uma conferida nas redes sociais? Quando lavar as roupas parece ser mais interessante do que cumprir suas metas? Esse é um problema que acompanha muitas pessoas hoje em dia. Sabemos que é complicado, mas precisamos encontrar formas de vencer a procrastinação e terminar os nossos estudos

Pensando nessa necessidade, trouxemos este conteúdo para você! Aqui será possível conhecer por qual motivo a procrastinação acontece e como vencê-la! Boa leitura!

Por qual motivo procrastinamos?

Tim Pychlyl, da Universidade de Carleton no Canadá, afirma que a procrastinação é o problema mais grave da educação na atualidade. Para o pesquisador, a procrastinação advém da nossa incapacidade de controlar nossas emoções e nossos impulsos, afinal, quando adiamos um trabalho, estamos tentando nos desviar de uma tarefa que é desagradável, procurando por algo mais fácil, visando a gastar menos energia.

Como vencer a procrastinação?

Vencer a procrastinação pode parecer muito difícil, no entanto, proponha-se a colocar em prática as dicas abaixo e veja como as pequenas conquistas te impulsionam a seguir em frente! Acompanhe!

1. Afaste-se das distrações

Temos muitas distrações que estão o tempo todo acessíveis, como o celular, a televisão e, até mesmo, as pessoas que moram conosco. Por isso, veja quais são as suas maiores distrações e, se possível, encontre um ambiente calmo para estudar. 

Caso tenha filhos, combine com sua rede de apoio ou com o outro responsável um horário para ficar com suas crianças, uma hora por dia, por exemplo, para começar. E se você se sentir incomodado com outra responsabilidade passando por sua mente, como se fosse uma cobrança, tente voltar o seu pensamento para o seu objetivo: as suas metas de estudo diárias.

2. Prepare o ambiente de estudo

Ter um ambiente propício para os estudos demonstrará para o seu cérebro qual é a sua tarefa no momento. Assim, por mais que algumas distrações apareçam, o espaço de aprendizagem estará demonstrando para você que, no momento, é necessário cumprir as demandas que você se prontificou a executar.

Além disso, quando você tem um cantinho dedicado ao conhecimento, o seu tempo será mais proveitoso, pois isso evita a perda de materiais, auxilia na manutenção do foco e as pessoas que moram com você saberão que, quando estiver naquele ambiente, é importante não incomodar.

3. Lembre-se do que motiva você

Se estamos estudando, fazendo um curso profissionalizante, uma especialização ou uma graduação, é porque temos sonhos pelos quais queremos lutar. Sendo assim, lembre-se do que te motiva, escreva uma carta para si mesmo reafirmando seus ideais, seus sonhos e visualize em qual lugar você deseja estar daqui a alguns anos.

A motivação é o que nos encoraja, e é assim que vamos continuar fortalecendo o nosso comportamento de forma mais profunda e empenhada para ter bons resultados na aprendizagem.

4. Recompense suas conquistas

Uma das formas que temos de facilitar o estudo diário e torná-lo o mais natural possível é transformar esse momento num hábito. Hábito é aquilo que fazemos de modo automático em nossa rotina. Ele tem como intuito economizar a nossa energia. Alguns hábitos mais prazerosos são fáceis de serem conquistados, por exemplo o de dormir depois do almoço. 

No entanto, outros demandam um trabalho a mais do nosso cérebro e, inicialmente, pode ser mais difícil nos acostumar com as novas tarefas. Uma maneira de ajudar nesse processo é nos recompensando pelas pequenas conquistas, seja um tempinho a mais de descanso, seja para assistir a um episódio de sua série favorita. Tente investir em bons momentos para si.

5. Divida as tarefas em partes menores

Quando estamos estudando, precisamos ver as nossas pequenas conquistas. Para que isso aconteça, divida suas tarefas em pequenas metas. Assim, de acordo com o andamento do seu trabalho, será possível perceber que ele está fluindo. 

Por exemplo, se hoje o seu plano é fazer um trabalho sobre técnicas de persuasão, marque um tempo para ler textos sobre o assunto, depois descanse uns dez minutos. Logo após, estruture seu texto e defina sobre o que falará em cada tópico. Antes de descansar novamente, tente escrever o primeiro tópico. Depois descanse mais um pouco, no máximo 10 minutos, e continue o trabalho. Se perceber que pode ser muito conteúdo para apenas um dia, divida com o dia seguinte. 

6. Faça pausas

Assim como ter tempo para executar suas tarefas é muito importante, ter o seu tempo de descanso também é. Se conseguir se organizar de maneira equilibrada, você não se sentirá tão sobrecarregado ou cansado diante das atividades. As pausas evitam o desgaste mental e a falta de concentração.

Sabe aquele momento em que estamos estudando um texto, mas, ao terminá-lo, não sabemos o que lemos? O cansaço mental gera essa sensação. Sendo assim, procure demarcar um tempinho para pausas, em que você não faça nada relacionado aos seus estudos.

Se for possível, evite também computador ou celular durante a pausa: ouça uma música, faça um alongamento, uma pequena meditação. Assim, você colocará outras partes do seu cérebro para trabalhar.

7. Comece pelo mais simples

Às vezes, passamos a semana toda procrastinando um trabalho. Quando chega na sexta-feira, dizemos: “vou acordar às seis da manhã e estudar das sete às quatro da tarde!” Temos a ilusão de que daremos conta de fazer tudo o que não fizemos durante a semana em um dia. 

Pode ser que dê certo a estratégia, mas pode ser que você, por estar tão preocupado, não consiga desenvolver da forma que queira. Além disso, imprevistos acontecem: será que realmente você terá todo o dia dedicado para esse momento? 

Portanto, no primeiro dia em que a demanda surgiu, comece pelo mais simples. Não exija muito de si, mas cumpra. Você verá que o seu estudo fluirá de maneira muito mais tranquila e ficará com uma ótima qualidade.

A procrastinação pode influenciar negativamente nos resultados dos estudos e, às vezes, ela vira uma bola de neve muito difícil de se resolver. Quando deixamos algo para depois, mesmo sabendo que isso nos prejudicará, acabamos por afetar a nossa saúde mental, pois, provavelmente, ficaremos ansiosos com o estudo que está nos aguardando para ser feito. 

Vencer a procrastinação nos estudos exige de nós uma mudança de hábitos, mas, depois que conseguimos investir um tempo para organizar nosso ambiente, ter foco e executar demandas reais no nosso dia a dia — não aquelas horas e horas seguidas de estudos massacrantes —, nos tornamos pessoas mais tranquilas e com o aprendizado em dia!

Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe-o nas redes sociais e ajude seus amigos a se livrarem da procrastinação!

Tags: