Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Como escolher um pediatra para meu filho? Veja o que considerar

2 de novembro, 2022

por

Compartilhe:

Saber como escolher um pediatra para cuidar do recém-nascido é uma decisão importante que pais devem tomar antes do nascimento. Esse profissional participará de diversos momentos da vida da criança, conhecendo bem a família e dando conselhos médicos durante as várias fases do desenvolvimento do pequeno.

Durante o primeiro ano do bebê, as visitas ao médico são mais recorrentes: pelo menos, sete vezes, devido à necessidade de exames periódicos. Também podem acontecer visitas não planejadas, por febre ou primeiro resfriado.

É fundamental, então, sentir confiança no médico, assim como ele deve levar em conta a forma como os responsáveis esperam cuidar de seus filhos. Para esclarecer mais pontos importantes da atuação do pediatra e da relação dele com os pais e o recém-nascido, continue a leitura.

O que é um pediatra?

É o médico especialista na saúde de bebês, crianças, adolescentes e jovens. Os cuidados pediátricos começam no nascimento e duram até 21 anos ou mais.

Os pediatras previnem, detectam e controlam problemas físicos, comportamentais e de desenvolvimento que afetam as crianças. Alguns profissionais trabalham na clínica geral, outros se especializam no tratamento de condições de saúde específicas, podendo se estender a indicações de psicólogos para crianças.

Quais exames e diagnósticos um pediatra pode fazer?

Os pediatras têm uma ampla gama de responsabilidades. Eles fazem desde exames de saúde para bebês até o gerenciamento de condições médicas crônicas. Prestam cuidados preventivos, diagnosticam e tratam infecções, lesões e doenças. Outras atividades que eles realizam são:

  • exames regulares de saúde e bem-estar;
  • exames físicos;
  • acompanhar o desenvolvimento físico, emocional e social do recém-nascido;
  • diagnosticar e tratar doenças, lesões e outras condições de saúde;
  • aplicar vacinas;
  • prescrever medicamentos;
  • ouvir as preocupações dos pais e responder a dúvidas e questionamentos;
  • oferecer conselhos de saúde aos pais;
  • encaminhar as famílias para especialistas conforme necessário.

Como escolher um pediatra para meu filho?

O pediatra desempenha um papel importante na saúde e no bem-estar das crianças que atende. Pensando nisso, é necessário conhecer alguns passos para saber como escolher um bom pediatra. Veja a seguir quais são!

Faça uma boa pesquisa

O Cartão de Todos garante amplos descontos em consultas e exames de pediatras em todo o Brasil.

Uma das melhores maneiras de começar a compilar sua lista de pediatras é perguntar a amigos e familiares. Após selecionar alguns nomes, considere a localização do consultório, horário de funcionamento, disponibilidade para o fim de semana e atendimento após o expediente.

Nós recomendamos que os futuros pais se reúnam com o pediatra antes do nascimento do filho. Isso inclui pais de primeira viagem, pais solos e famílias novas em uma cidade ou região. Os pais também devem antecipar a necessidade de serviços específicos para a saúde e as necessidades de desenvolvimento de seus filhos.

Confira a formação e experiência do profissional

Aprenda o máximo possível sobre o pediatra que você está considerando para o seu filho. Após a formação em medicina, o profissional de pediatria passa por uma especialização por meio da residência. Além disso, todo médico habilitado possui um CRM (Certificado Regional de Medicina), certificado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e disponível para consulta online.

Veja se o pediatra está disponível e se é de fácil acesso

A comunicação fácil e disponível com seu pediatra e a equipe de saúde de seu filho pode ser muito importante. Pergunte sobre quais são os meios de contato com o médico pediatra, se é possível ter algum outro meio, além do telefone do consultório.

Verifique também se há disponibilidade para atendimentos e cuidados após o expediente, principalmente com bebês. Com o Cartão de TODOS, se houver qualquer emergência, o desconto em consultas e medicamentos é imediato.

Escolha o seu pediatra

A maioria dos pediatras são atenciosos e estão sempre de prontidão, seja qual for o meio de contato, presencial ou não. Para ter certeza que está escolhendo o médico certo, faça quantas perguntas precisar, já que o pediatra será seu parceiro e conselheiro durante todo o cuidado com o recém-nascido e bebê.

É fundamental ter a garantia de que o médico vai considerar a abordagem que você desejar ter no cuidado com o seu filho. Por exemplo, existem muitos métodos diferentes para ajudar um bebê a dormir e ter um sono saudável e tranquilo durante a noite.

Os pais podem até ficar receosos sobre deixar o bebê “chorar”. Portanto, é importante ter abertura com o pediatra para uma conversa sobre outras opções e métodos.

Repare como o pediatra interage com seu bebê

Durante as primeiras visitas após o nascimento do bebê, preste atenção em como o médico interage com o recém-nascido.

É verdade que a maioria dos pediatras escolhe essa especialidade pela paixão por crianças e por cuidar da saúde delas. Mas durante as primeiras visitas, é importante avaliar essa interação com a criança para garantir que seja dentro da esperada pelos pais.

Com o tempo, o bebê desenvolverá um vínculo especial com o pediatra, sendo possível perceber o quão confortável ele se sente conforme cresce.

Quais perguntas posso fazer na primeira visita ao pediatra?

Na primeira consulta, há muitos assuntos para discutir e perguntar ao médico. Isso é crucial para escolher um pediatra adequado. Conhecê-lo, assim como se ambientar com uma nova família, pode ser um momento leve e feliz, já que estamos falando de uma nova vida a caminho.

Ter inseguranças durante esse processo é natural. No entanto, o primeiro passo é procurar a confiança e o conforto. Isso pode ser feito com perguntas iniciais, como as seguintes:

  • Até que ponto chorar é normal?
  • Quantas horas um bebê precisa dormir?
  • Como e quando eu devo amamentar o recém-nascido?
  • O que é normal encontrar ou não nas fraldas do bebê?
  • Como devo dar banho no recém-nascido?

Aqui, vimos algumas informações importantes e cuidados necessários para saber como escolher um pediatra para o seu filho. Afinal, esse é um profissional que vai acompanhar o crescimento da criança e ajudar no desenvolvimento dela.

Para ter acesso a um médico pediatra de qualquer lugar do Brasil, com consultas acessíveis e descontos em medicamentos, acesse o nosso site e veja mais vantagens do Cartão de TODOS, o maior cartão de descontos do Brasil.

Tags: