Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Aprenda agora como cuidar da pele em cada estação do ano

21 de setembro, 2022

por

Compartilhe:

Você sabe como cuidar da pele? Apesar de muitas pessoas entenderem o quão importante é esse órgão do corpo humano, é comum que não saibam o que fazer para manter a derme saudável e bonita durante o ano todo.

De maneira interna, o estresse, os maus hábitos, os desequilíbrios hormonais e a genética colaboram para uma série de mudanças na pele. Isso inclui o desenvolvimento de dermatites e outras doenças, como o vitiligo e o câncer de pele.

Mas do ponto de vista ambiental, a poluição e as estações climáticas também podem provocar alterações em nossas camadas cutâneas. As causas são as suas respectivas características de qualidade do ar, temperatura e incidência de raios solares em cada época.

No intuito de ajudar você a preservar a saúde e estética da sua derme em todas as estações do ano, preparamos este artigo com dicas especiais. Então se prepare para um skincare diário de respeito.

Por que é importante cuidar da pele o ano todo?

A pele necessita de cuidados diários porque é uma das áreas do nosso corpo que está mais exposta aos fatores ambientais e ao contato com bactérias e outros microrganismos.

Na realidade, a derme faz parte do mecanismo do sistema imunológico e tem a função de criar uma primeira proteção a todos esses corpos estranhos. Afinal de contas, já pensou como seria se eles tivessem livre acesso ao nosso organismo? 

Portanto, as nossas camadas cutâneas são capazes de nos proteger, entre outras coisas, dos efeitos da poluição e do contato com inúmeras superfícies. Além disso, minimiza as sensações de dor e incômodo pelas variações de temperatura climática.

No entanto, é preciso proteger e cuidar da pele o máximo possível para que ela fique saudável e consiga se regenerar das agressões que sofre no dia a dia. Por exemplo, os raios solares intensos e em excesso, assim como as luzes dos celulares e computadores, podem causar sérios danos epidérmicos, desenvolvimento de manchas e envelhecimento precoce.

Como cuidar da pele em cada estação do ano?

Os cuidados com a pele não são os mesmos em todas as épocas do ano. Isso porque, devido às alterações climáticas, a derme tende a apresentar características distintas, em resposta a essas mudanças no clima.

O que, sim, é igual para todos os períodos é a necessidade de manter uma rotina de skincare que seja tão constante quanto escovar os dentes ou pentear os cabelos. Por isso, veja o que é preciso fazer em cada estação do ano.

Primavera e verão

Essas duas estações são calorosas e, em geral, têm a presença dos raios solares na maior parte dos dias. Portanto, para cuidar da pele na primavera e no verão, a ideia central deve ser aumentar a proteção contra os efeitos do sol.

Para isso, aplique protetor solar com fator protetivo alto (no mínimo, 30 FPS) a cada duas horas. Também evite a exposição solar em horários em que os raios são mais intensos, como das 10h às 16h.

Além disso, outro ponto que se destaca é a necessidade de manter o corpo bem hidratado, já que, com o calor, aumentamos nossa transpiração e perdemos mais líquido do que em outros períodos. Então, beba muita água e coma alimentos de composição aquosa para repor esse gasto.

Confira mais algumas recomendações para cuidar da pele nessas duas estações:

  • aposte em uma boa esfoliação — a derme acumula muitas impurezas e as próprias células mortas. Por isso, vale a pena realizar uma esfoliação uma vez na semana;
  • faça uma boa limpeza de pele — ainda seguindo a mesma linha de cuidados, é bom reservar algum dia da semana para realizar uma limpeza da pele, principalmente facial;
  • evite dormir com maquiagem e outros produtos — nessas épocas, o corpo tende a aumentar a produção de suor para diminuir a temperatura corporal, o que, em contato com o sebo e restos de produtos, obstrui os poros e pode causar cravos e espinhas;
  • use e abuse da água micelar e termal — elas trazem mais frescor e ajudam na limpeza da pele;
  • opte por uma loção hidratante de toque seco e refrescante.

Outono e inverno

As duas primeiras estações do ano costumam trazer um clima mais ameno e, em alguns meses, bem mais frio. Como a incidência dos raios solares é menor, a temperatura tende a baixar e os ventos sobressaem.

Dessa forma, os cuidados com a pele se alteram um pouco, já que a intenção não é diminuir a oleosidade da derme nem, tampouco, fazer com que ela fique mais fresca. Aqui, a palavra de ordem é hidratação.

A tendência da epiderme no outono e inverno é ficar ressecada. Por isso, veja o que fazer para evitar essa característica:

  • evite o uso excessivo de sabonetes — a pele tem camadas de proteção que são prejudicadas com o abuso dessas substâncias;
  • evite água muito quente no banho — apesar de ser uma delícia, a água quente agride a derme e fragiliza os seus mecanismos protetivos;
  • use cremes faciais e hidrante labial — a cútis, a mucosa do nariz e a boca são algumas das áreas mais atingidas pelo frio. Portanto, é importante cuidar dessas partes também, com produtos de hidratação intensa;
  • invista em produtos estéticos — como séruns e óleos corporais com vitaminas e minerais, para repor esses nutrientes à pele;
  • aproveite para fazer procedimentos estéticos — estes são contraindicados em épocas com predominância solar, como clareamentos de manchas;
  • não deixe de passar o protetor solar — mesmo nessas épocas do ano, ainda ficamos expostos às luzes dos eletrônicos e aos raios solares em menor quantidade.

Qual época do ano exige maiores cuidados com a pele?

Como vimos, todas as épocas do ano exigem cuidados específicos com a pele, pois em cada período existe um objetivo central. Na primavera e no verão é preciso priorizar a proteção contra os efeitos dos raios solares em excesso e contra o calor. Já no outono e inverno, a hidratação toma o papel principal e passa a ser o foco.

É essencial ter atenção ao que a pele está pedindo em cada fase do ano. Os sinais que surgem podem ser indicativos que algo não vai bem com a saúde ou sinalizarem para a falta de algumas precauções, como o uso de protetor solar.

Outro ponto importante é que a preocupação com a derme deve se iniciar desde cedo. Adolescentes, adultos e idosos precisam se familiarizar com os aspectos de sua pele. Se é mais oleosa, seca ou mista, por exemplo, além de aprender a como cuidar desse órgão, entendendo que cada fase da vida traz aspectos diferentes para a camada cutânea.

Quais são os produtos e cuidados indispensáveis?

Os dois principais produtos que não podem faltar na rotina de skincare são o protetor solar e o creme hidratante. Ambos são necessários em todas as estações do ano e fazem a diferença na saúde e estética da pele. Dessa forma, escolha itens de boa qualidade e não deixe de usá-los diariamente.

Além disso, existem alguns hábitos que são parte de um estilo de vida mais saudável, fortalecem o sistema imunológico e são ótimos no cuidado com a pele também. É o caso de manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e, claro, beber muita água.

Agora que você aprendeu como cuidar da pele em todas as estações do ano, viu que, apesar de todos os fatores diários de agressão à pele, é possível mantê-la saudável e com um aspecto estético agradável. Para isso, é preciso garantir que a derme esteja fortalecida e cuidar para que todas as suas necessidades sejam supridas.

Então, essa é a hora de planejar a sua própria rotina de cuidados, encontrando o que mais se adéqua à sua realidade e às características da sua derme. Não se esqueça de buscar produtos próprios para o seu tipo de pele e use cada um para a sua função específica. 

Se você gostou deste conteúdo e quer que mais pessoas saibam sobre estas dicas de cuidados com a pele, compartilhe em suas redes sociais!

Tags: