Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Terapia: como funciona uma sessão e por que fazer?

18 de janeiro, 2023

por

Compartilhe:

Terapia é uma importante aliada na busca da saúde mental e até mesmo da saúde física. Afinal, muitas doenças são psicossomáticas, ou seja, são desordens emocionais ou psiquiátricas capazes de afetar o funcionamento regular do corpo.

Saúde não é apenas a ausência de dor, doenças ou enfermidades. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Sendo assim, uma pessoa saudável precisa estar bem física e psicologicamente.

Muitas pessoas ainda acreditam que terapia é apenas destinada àqueles com graves quadros de doenças mentais. Para ajudar a desmistificar o assunto preparamos este artigo! Acompanhe.

O que é terapia?

A palavra terapia muitas vezes é utilizada como sinônimo da psicoterapia, mas não se resume apenas a isso. De forma geral, terapia é a sessão de atendimento psicológico realizada pelo profissional de psicologia ou psiquiatria.

Trata-se da busca por entender nossos sentimentos e emoções, bem como compreender as dinâmicas inconscientes que nos levam a ter determinado comportamento. O objetivo, apesar de muito individual, gira em torno de transformar positivamente o modo como nos relacionamos conosco e com o mundo.

Qual a diferença entre terapia e psicoterapia?

Terapia significa oferecer tratamento específico e cuidados para a “cura” de algo. Vários tipos de tratamento utilizam o termo terapia como forma de simbolizar um método de “cura” ou mudança:

  • terapia alimentar;
  • terapia nutricional;
  • terapia muscular;
  • terapia intensiva;
  • terapia complementar;
  • terapia alternativa.

Psicoterapia é a atenção psicológica com o objetivo de tratar adoecimentos mentais. O prefixo “psico” significa mente, e o termo terapia significa “cuidado”. Sendo assim, a psicoterapia é o método de “cuidado da mente”. Importante mencionar ser um atendimento que apenas profissionais da psicologia e psiquiatria podem oferecer.

Assim, o profissional auxilia na busca da compreensão simbólica da situação que está afetando a pessoa. Isso desperta uma melhor compreensão de si e de seu funcionamento frente ao mundo.

Como funciona uma sessão de terapia?

As sessões podem acontecer de modo individual ou em grupo, com casais e famílias. No primeiro momento, será feita uma anamnese antes de buscar o entendimento do que afeta a pessoa e os motivos que a levaram a procurar por atendimento.

Em seguida, normalmente, são realizadas sessões semanais para acompanhamento do caso. A forma de conduzir os encontros depende do profissional e da linha que ele segue. Psicólogos adeptos da Terapia cognitivo-comportamental (TCC) atuam de forma distinta daqueles adeptos a Gestalt-terapia, por exemplo.

Por que fazer terapia?

Por vezes sentimos que alguma coisa parece não estar bem em nossas vidas, mesmo não existindo um fato que justifique esta sensação e, aparentemente, tudo estar bem.

Devido a isso, alguns sintomas podem surgir, como ansiedade, tristeza excessiva, conflitos injustificados com pessoas próximas, sensação de descontentamento, vazio ou estagnação. A terapia auxilia a:

  • aprender e compreender os sentimentos;
  • conquistar relações mais saudáveis;
  • ter autoconhecimento;
  • encontrar um propósito;
  • desenvolver inteligência emocional.

Qual a importância de cuidar da saúde mental?

É como diz a famosa frase do poeta Juvenal: “Mente Sã, Corpo São”! E a melhor maneira é por meio da terapia, seja ela terapia cognitiva-comportamental, terapia sistêmica, psicanálise. O importante é buscar a que mais agrada e aquela com a qual mais se identifica.

Independentemente do motivo pelo qual você procura a terapia, seja terapia para ansiedade, terapia de casal, ou terapia para autoconhecimento, é preciso buscar por profissionais qualificados para garantir segurança e sucesso ao longo do tratamento.

Além da terapia, qual outro método você utiliza para cuidar de sua saúde mental? Conta para a gente nos comentários!  

Tags: