Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Tártaro dentário: o que é e como prevenir o aparecimento?

18 de outubro, 2022

por

Compartilhe:

O tártaro dentário, também conhecido como cálculo dentário, é uma placa bacteriana que se forma pelo acúmulo de resíduos nos dentes. As bactérias esferoidais utilizam os restos de alimentos que não são removidos da boca como uma barreira de proteção para os locais em que elas habitam.

Caracterizado por manchas amareladas ou esbranquiçadas, pode se instalar em qualquer lugar da dentição, preferindo lugares de difícil acesso e próximos à gengiva. Quando essas bactérias atingem a gengiva, podem causar sérias inflamações, levando a doenças periodontais.

Uma vez criado e instalado o tártaro dentário, não pode ser mais removido apenas com a escovação comum, sendo necessária a intervenção de um dentista. Por isso a importância de prevenir. Quer saber como? Acompanhe o artigo!

Escove os dentes corretamente

Para prevenir o tártaro dentário, escove os dentes ao menos duas vezes ao dia, sendo uma dessas vezes antes de dormir. Uma escovação eficaz deve durar no mínimo dois minutos, dividindo esse tempo entre as partes da boca: superior direita, superior esquerda, inferior direita e inferior esquerda.

Para não esquecer nenhuma parte você pode seguir a sequência:

  1. inicie a escovação nas superfícies externas e internas com movimentos circulares, abrangendo a gengiva;
  2. passe para as superfícies de mastigação: com a escova de forma plana, escove para frente e para trás;
  3. na superfície interna dos dentes, incline a escova e escove de cima para baixo;
  4.  escove a língua com movimentos de trás para a frente. 

Escolha uma boa escova

Entre tantas marcas e modelos existentes no mercado, a escolha da escova deverá ser a que faça você se sentir mais confortável. A cabeça da escova deve alcançar até o fundo de sua boca, garantindo que os dentes molares também sejam alcançados durante a escovação.

É muito importante saber que as cerdas da escova não devem ferir as gengivas, por isso, nem sempre as cerdas mais duras garantirão uma escovação adequada.

Não se esqueça do fio dental

Mesmo com uma boa escovação, pequenos resíduos de alimentos podem permanecer entre os vãos dos dentes e, se não forem removidos, tornam-se grandes aliados das bactérias causadoras do tártaro. Por isso, o fio dental é essencial para a saúde bocal.

Use um creme dental antitártaro

Os cremes dentários antitártaro possuem como princípio ativo o Hexametafosfato de Sódio, substância abrasiva e tensioativa que previne a formação dos cálculos, trabalhando na eliminação dos resíduos. Esse tipo de creme faz a prevenção, e não a eliminação do tártaro. 

Visite o dentista regularmente

Cuidar dos dentes vai muito além da estética de dentes brancos e brilhantes. Manter uma boa saúde bocal é essencial para a qualidade de vida e manutenção do bem-estar. Afinal, como vimos, o tártaro não deixa apenas os dentes com aspecto escurecido e áspero, mas também pode causar doenças.

Consultar um dentista com regularidade vai auxiliar na prevenção do tártaro dentário e identificação precoce de cáries, gengivite e, até mesmo, do câncer de boca. Por isso, não deixe para agendar sua consulta apenas quando a dor aparecer: faça a prevenção!

Como você viu neste post, a melhor forma de evitar o tártaro dentário é mantendo uma boa higiene bocal.

Gostou das informações apresentadas? Deixe um comentário!

Tags: