Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

o que é inflação
Educação financeira 13 de junho de 2022

Descubra o que é inflação e quais são seus impactos

Você sabe o que é inflação? Aprender sobre economia e finanças, ainda que apenas um pouco, é muito útil para saber como tomar as melhores decisões relacionadas ao seu próprio dinheiro. Nesse contexto, a inflação é um conceito que impacta diretamente o dia a dia de qualquer pessoa. Por esse motivo, entender o que significa […]

Você sabe o que é inflação? Aprender sobre economia e finanças, ainda que apenas um pouco, é muito útil para saber como tomar as melhores decisões relacionadas ao seu próprio dinheiro.

Nesse contexto, a inflação é um conceito que impacta diretamente o dia a dia de qualquer pessoa. Por esse motivo, entender o que significa e como se proteger dos seus aspectos negativos é de grande ajuda.

Quer dar o primeiro passo? Neste post, descubra o que é inflação, por que ela influencia tanto a economia e o que fazer para reduzir os seus efeitos na vida financeira!

O que é inflação?

Como o próprio nome diz, trata-se do ato de aumento considerável de um determinado fenômeno. Na economia, diz respeito ao crescimento generalizado dos valores dos produtos e serviços em um determinado intervalo de tempo.

Quando a inflação varia muito rápido, os preços ficam cada vez mais incertos. Desse modo, o planejamento das despesas e o poder de compra também são consideravelmente afetados.

É por esse motivo que esse conceito é um fato de atenção para o cotidiano das pessoas. Afinal, um contexto de grande inflação é capaz de proporcionar uma alta nos preços de produtos e serviços essenciais para as necessidades básicas, como:

  • alimentação;
  • transporte;
  • moradia;
  • saúde;
  • educação;
  • vestuário.

Mas, para quem investe, a inflação nem sempre é vista como uma vilã. Variações nas suas taxas são capazes de aumentar a rentabilidade de algumas carteiras de investimento, oferecendo um maior retorno para os investidores.

Como a inflação impacta a vida das pessoas?

O mais importante é observar esse fator na sociedade. Por exemplo, comparar o valor atual de R$ 1.000,00 com o de 10 anos atrás mostra como a inflação traz impactos na vida das pessoas.

Às vezes, isso pode ser positivo. Porém, na maioria das vezes, é capaz de proporcionar vários prejuízos e inseguranças, como os exemplos a seguir.

Aumento de incerteza

Já aconteceu de você ir ao mercado e ver que um produto simples, como o leite de determinada marca, está em um preço, mas no dia seguinte, ou até mesmo algumas horas depois, esse valor teve um grande aumento? Esse é um contexto comum em épocas de alto movimento inflacionário.

Dessa forma, fica cada vez mais difícil planejar as finanças, pois não tem como estimar, ao certo, o valor dos produtos e serviços mais básicos para o dia a dia. Essa incerteza, inclusive, leva à diminuição do consumo das pessoas e, consequentemente, aumenta as chances de crise econômica nacional, além da desvalorização da moeda.

Redução no poder de compra

Esse é um ponto importante de ressaltar. Com a alta inflação, o dinheiro fica cada vez mais desvalorizado, principalmente quando não há ajustes no valor do salário mínimo. Os resultados desse problema? Menos pessoas podem comprar produtos e contratar serviços.

O maior dano dessa situação é que a redução no poder de compra acontece também nos serviços básicos para a qualidade de vida. Desse modo, o bem-estar das pessoas, principalmente de classe média e baixa, sofre péssimas repercussões.

Como reduzir os impactos da inflação?

E como lidar com tudo isso? Infelizmente, os fatores que influenciam a inflação fogem do controle da população, no geral. No entanto, noções de educação financeira podem ajudar a reduzir os problemas. Veja algumas práticas importantes!

Faça pesquisas

Antes de fazer qualquer compra, pesquise os valores, marcas e estabelecimentos. A internet pode ajudar bastante a estimar o quanto você vai gastar e fazer um planejamento mais estratégico. Isso vale tanto para uma compra presencial quanto online.

Proteja o seu dinheiro

Em momentos de crise, é importante saber como evitar a perda do seu dinheiro. Nesses casos, vale a pena fazer investimentos conservadores e que não se afetam tanto com as variações inflacionárias.

Entendeu melhor o que é inflação? Como vimos, esse conceito que preocupa muita gente é de extrema importância para a economia geral. Por isso, saber um pouco mais sobre os efeitos que a inflação provoca ajuda a ter um melhor controle das finanças e fugir de grandes prejuízos.

Achou este post interessante? Então, continue vendo mais conteúdos relevantes. É só assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de cada novidade!

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?