Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Lazer para idosos: tudo o que você precisa saber sobre

2 de fevereiro, 2022

por

Compartilhe:

Viver bem requer um equilíbrio entre diversos aspectos do cotidiano. É preciso ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, ter bons hábitos e também se divertir. Na terceira idade não é diferente e, por isso, é importante também se preocupar com o lazer para idosos.

Afinal, as pessoas da terceira idade também precisam se divertir, se distrair e aproveitar a vida de outras formas. Nesse caso, você pode tomar frente e focar em realizar algumas dessas atividades com uma pessoa idosa que esteja presente em sua vida.

Quer descobrir como garantir o lazer para idosos e por que isso é importante? Confira!

Qual é a importância do lazer na terceira idade?

O lazer nem sempre tem a atenção devida, mas ele é extremamente importante para todas as pessoas. É por meio dele que é possível aliviar grande parte do estresse do cotidiano e ainda ter outros efeitos positivos, como desenvolver habilidades e ser mais feliz.

Na terceira idade, o lazer se torna indispensável. Afinal, não é porque uma pessoa idosa, provavelmente, está aposentada que ela não precisa se divertir.

Também é necessário notar que tempo meramente ocioso não significa diversão ou lazer. É preciso focar em atividades que sejam especificamente voltadas para esse fim, de modo a obter todos os benefícios que podem estar associados.

Como o lazer pode melhorar a qualidade de vida e de saúde?

Na prática, um dos principais motivos para recorrer ao lazer para idosos é a melhoria da qualidade de vida que esse tipo de atividade consegue proporcionar. Nesse caso, a ideia não é apenas garantir mais longevidade. A qualidade de vida também está relacionada à percepção que um indivíduo tem de si, das suas condições de vida e de suas expectativas.

Ao adicionar lazer ao cotidiano de um idoso, é possível transformar a maneira como a terceira idade é enxergada. Esse período passa a ser um momento de viver e aproveitar — não de ficar isolado ou lidando com doenças e limitações.

Mesmo que um idoso tenha questões de saúde para considerar — como doenças crônicas — o lazer é útil. Essa é uma forma de dar foco ao que é mais importante e ao lado positivo do cotidiano. Também é um meio de descobrir novas possibilidades e de desenvolver gostos e habilidades.

Todo esse conjunto de mudanças positivas faz com que o lazer para idosos garanta mais sensação de bem-estar. Logo, há mudanças significativas e positivas sobre a qualidade de vida e a saúde — e você verá mais sobre isso adiante.

Quais são as melhores dicas de lazer para fazer com idosos?

Já que o lazer para idosos é tão importante, vale a pena estimular as pessoas da terceira idade presentes na sua vida a realizarem essas atividades. Se você convive com um idoso que precisa se distrair, por exemplo, vale a pena já começar a se preparar para aproveitar os momentos de diversão junto a essa pessoa.

Se você quiser inspirações para experimentar, veja sugestões de lazer que podem ser incorporadas ao cotidiano!

Aulas de dança

As aulas de dança são perfeitas para manter o corpo em movimento e se divertir na rotina. Há diversos gêneros, como dança social e de salão. Com isso, os idosos podem também aproveitar para interagir com outros alunos de diferentes idades.

Dependendo do caso, a prática desse tipo de atividade pode resultar em eventos especiais, como jantares e bailes dançantes. Então, é a oportunidade perfeita para unir o corpo em movimento à interação social.

Caminhada

Falando em saúde, é possível se cuidar e se divertir ao mesmo tempo. Para os idosos, isso pode ser ainda mais importante, já que o corpo fica mais suscetível a quadros como problemas no movimento ou perda de massa muscular.

Nesse caso, uma das atividades de lazer recomendadas é a caminhada. Ela é um exercício de baixo impacto, fácil de fazer e que pode atender às necessidades de diferentes pessoas.

Além disso, é uma oportunidade para estar em contato com a natureza, já que ela costuma ser realizada ao ar livre. Caminhar no parque, na orla ou no cantinho favorito da cidade são ideias para sair um pouco de casa e se divertir.

Ioga

O lazer também pode vir na forma de ioga, sabia? Essa não é apenas uma prática física, como também é uma filosofia de vida. Além de tudo, pode servir como uma forma de se distrair, se divertir e entrar em contato com outras pessoas.

Um dos focos da ioga é a meditação, o que pode favorecer a sensação de bem-estar e o autoconhecimento. Nunca é tarde para trabalhar esses pontos, certo?

Além disso, ela prevê a realização de diferentes posições e posturas. Desse modo, é possível evitar ou diminuir dores, melhorar a flexibilidade e favorecer o movimento.

Práticas esportivas

Além das opções que você acabou de conhecer, existem outras práticas esportivas que podem ser consideradas, de acordo com os interesses de cada idoso. Você pode escolher acompanhá-lo em uma hidroginástica, por exemplo. Esse é um exercício de baixo impacto que melhora a mobilidade, além de aumentar o contato social.

Dependendo do caso, vocês podem ir para a academia fazer musculação. Isso ajuda a fortalecer os músculos e os ossos, garantindo mais qualidade de vida.

Também existem opções como natação, ciclismo, pilates e muito mais. Tudo depende dos interesses de cada pessoa e, é claro, das recomendações médicas.

Cinema

Entre as atividades de lazer para idosos, também vale a pena focar naquelas voltadas, principalmente, para o entretenimento. Uma dessas possibilidades envolve o cinema.

Ir com o idoso assistir a um lançamento pode ser uma ótima oportunidade de aprofundar sua conexão e fortalecer o laço. Também é um jeito de incluí-lo nos assuntos mais comentados do momento.

De forma ainda mais prática, é possível curtir um cinema em casa. Que tal fazer uma noite temática com clássicos ou com os filmes favoritos? Também vale a pena explorar os serviços de streaming, em que não faltam obras disponíveis.

Teatro

Outra boa possibilidade envolve ir ao teatro. Surgido na Grécia Antiga, é um tipo de arte que agrada tanto a idosos quanto aos mais jovens. Além disso, é uma ótima justificativa para sair de casa, não é mesmo?

Então, vale a pena acompanhar a programação do teatro ou centro cultural da sua cidade. Há desde peças famosas até produções realizadas com a companhia local, por exemplo.

Também existem as peças de trato de humor, como o stand up. Pode ser uma alternativa diferente para se divertir e aproveitar o tempo livre.

Música

Além da dança, que você conheceu há pouco, é possível aproveitar a música como atividade de lazer. Se o idoso tocar algum instrumento musical, por exemplo, pode ser o momento de exercitar esse talento. Também pode ser interessante focar no canto de diversos gêneros.

Além disso, vocês podem ouvir coletâneas e álbuns especiais, além de outras músicas. Do clássico à atualidade, dá para cantar junto e criar momentos especiais com trilha sonora.

Se a ideia for apenas se divertir — e não cantar de forma técnica —, vale a pena apostar no karaokê. É uma opção para toda a família e que pode garantir muita diversão para todos os envolvidos.

Atividades culturais

Além do cinema e do teatro, existem muitas outras atividades culturais que você deve considerar, sabia? É possível formar um clube do livro, mesmo que apenas entre você e a pessoa idosa. A ideia é ler a mesma obra e, depois, debater o que vocês acharam. Que tal escolher os gêneros favoritos ou apostar nos lançamentos?

Também pode ser interessante desenvolver a escrita. Uma atividade consiste em escrever cartas para o idoso e ele para você. Fazer um diário também é uma alternativa para considerar.

Ainda, é possível visitar museus, exposições de arte e muito mais. Muitas atividades, inclusive, são gratuitas. Com isso, é possível consumir cultura sem ter que gastar muito.

Atividades manuais

Na hora de se divertir, é possível colocar a mão na massa para ter uma experiência diferente. Então, que tal fazer atividades manuais?

A melhor parte é que existe uma grande variedade de opções. Vocês podem pintar e desenhar, ou fazer outras atividades de artesanato. Também é possível fazer tricô, crochê e outras modalidades de costura.

Vocês mandam bem na cozinha? Então, preparar doces ou salgados pode ser a melhor alternativa. Já se gostarem de mexer com a natureza, a jardinagem pode ser uma escolha — desde cuidar das flores ou suculentas até criar a própria horta.

Tudo isso pode ajudar a aliviar o estresse e ainda dar origem a resultados cheios de significado. Vale considerar os talentos e os interesses de vocês para escolher.

Jogos

Ao falar em lazer para idosos, também é interessante citar os jogos. Afinal, essa é uma das formas mais eficientes para se divertir, não é mesmo?

Nesse caso, há muitas possibilidades que podem ser aproveitadas. Entre os jogos, estão clássicos como gamão, damas e xadrez. Todos ajudam a manter a mente ativa e ainda favorecem boas conversas.

Também pode ser interessante apostar em jogos de tabuleiro, jogos de cartas na Betsson brasil e, quem sabe, até no videogame. Como há muitas oportunidades disponíveis, dá para jogar com vários tipos sem nunca enjoar!

Cursos e oficinas

Aprender algo novo também pode ser uma oportunidade para se divertir e aproveitar a vida de uma forma diferente, sabia? Por isso, é possível recorrer a cursos e oficinas como parte do lazer para idosos.

São tantas opções que é possível experimentar um pouco de tudo. Existem oficinas de artesanato, de fotografia, de culinária, de cerâmica, de reciclagem e muito mais.

Também existem cursos de idiomas, de escrita e até de informática. Então, não faltam possibilidades para aprender novas coisas e se divertir no processo.

Viagens

Dependendo das condições físicas do idoso, viajar é uma excelente alternativa de lazer. Essa é uma forma de conhecer novos lugares, de sair da mesmice e até de explorar outras culturas e culinárias.

Uma viagem é o momento perfeito para vocês descobrirem pontos turísticos e a história do lugar, por exemplo. Já o ecoturismo é ideal para aproveitar as belezas da natureza, sem perder o foco na preservação ambiental.

Se não for possível viajar para longe, como para outro estado ou país, vale a pena passear nas cidades do entorno. Ir a um restaurante diferente no município vizinho já pode ajudar a criar excelentes lembranças.

Interação com animais

Você sabia que o contato com animais de estimação também pode ser uma alternativa de lazer para idosos? Em muitos casos, é o que podemos chamar de pet terapia — e que traz muitos benefícios.

A ideia é colocar o idoso em contato com bichinhos, como cachorros e gatos de estimação. Desse modo, é possível criar laços significativos que fazem a diferença.

Se o idoso não puder ter o próprio bichinho de estimação, que tal levá-lo para visitar um abrigo de animais resgatados?

Como incentivar os idosos a participar dessas atividades?

Após conhecer as alternativas de lazer para idosos e escolher o que fazer, é preciso se preparar para convencer a pessoa idosa a se envolver. No começo, pode não ser tão fácil, mas com os argumentos certos, você conseguirá criar esses momentos incríveis de diversão.

Quer descobrir como convencer qualquer outro idoso a participar dessas atividades? Veja dicas práticas!

Considere as necessidades e os interesses específicos

Na hora de escolher a forma de lazer, é essencial considerar as necessidades e os interesses do idoso. Se ele tem dificuldade para enxergar de perto, por exemplo, não vale a pena fazer uma atividade manual que exija atenção aos detalhes. Se tem alguma dificuldade de locomoção, talvez a caminhada e a ioga não sejam as melhores alternativas.

Por outro lado, se ele for muito interessado em filmes, o cinema — em casa ou fora dela — pode ser a melhor aposta. Portanto, você deve selecionar as opções conforme o que o idoso gosta e se interessa.

Assim, é muito mais fácil despertar a atenção e garantir que ele se envolva com as atividades.

Mostre os benefícios

Outro ponto importante consiste em demonstrar os benefícios desse tipo de atividade. A ideia é garantir que o idoso entenda que nada disso é uma perda de tempo, mas, sim, um momento para vocês se divertirem e até ficarem mais saudáveis.

Mostre como cada atividade pode ser útil e como ele poderá se sentir ao final. Se quiser, também pode usar exemplos de outros idosos que se envolveram em práticas desse tipo e viram resultados positivos.

Ofereça companhia

Outra parte essencial para o convencimento é oferecer a sua companhia para realizar as atividades de lazer para idosos. Afinal, esse é um dos motivos mais fortes para conseguir convencê-los a incorporar essas novidades na rotina.

Aproveite momentos que você tiver disponíveis, como antes ou depois do trabalho, nas folgas e nos feriados. Pode ser que, no processo, o idoso conheça outras pessoas e forme um grupo que se diverte desse modo, por exemplo.

Ainda assim, sua participação é importante tanto no começo quanto ao longo do cotidiano. Por isso, vale a pena se planejar para garantir a melhor experiência.

Facilite a participação

Se você quiser ter mais facilidade para convencer sobre a participação em atividades de lazer de idosos, também é importante facilitar a incorporação delas no cotidiano. Se para fazer uma caminhada, por exemplo, for preciso uma extensa preparação, é provável que vocês percam a motivação. O mesmo vale para qualquer um dos outros tipos de lazer.

Em vez disso, foque em facilitar a prática para poder aproveitar ao máximo. Às vezes, vale mais a pena fazer um curso online de confeitaria, em vez de ter que se deslocar para um endereço distante, por exemplo.

O mais importante é que vocês estejam juntos e se divirtam. Se for fácil incorporar as atividades no cotidiano, ficará ainda mais simples realizá-las de modo constante.

Quais são os benefícios do lazer para idosos?

Além dos motivos que demonstram a importância do lazer para os idosos, existem vantagens que não podem ser ignoradas. Afinal, esses benefícios demonstram que a busca por uma vida mais equilibrada e cheia de significado faz toda a diferença para os mais velhos.

Para saber como um idoso pode se beneficiar dos momentos de lazer com você, veja os pontos positivos que são mais importantes!

Inclusão social

Com o passar dos anos, muitos idosos se sentem excluídos das relações sociais, de modo geral. Como consequência, podem se isolar e se tornarem mais solitários, o que afeta a saúde mental de diversas maneiras.

Com as atividades de lazer para idosos, por outro lado, há mais inclusão social. O idoso começa a fazer parte de diferentes contextos e passa a estar em vários ambientes. Além disso, a relação com a família tende a ser favorecida.

Outro aspecto relevante é o contato com outras pessoas, inclusive da mesma faixa etária. Portanto, esse tipo de atividade propicia a construção de novas amizades e a formação de outros laços.

Valorização

Realizar atividades de lazer com o idoso, provavelmente, fará com que ele se sinta mais valorizado. Afinal, você dedicará uma parte do seu tempo para estar com ele, o que tende a causar impactos positivos na autopercepção.

Dependendo da atividade escolhida, a valorização também é obtida pelas sensações relacionadas à conclusão das tarefas. Quer ver?

Após finalizar uma oficina ou um curso, um idoso, provavelmente, se sentirá mais satisfeito e capaz. Uma pessoa idosa também terá orgulho dos trabalhos realizados com artesanato ou jardinagem. Mesmo a conclusão de treinos e exercícios físicos pode ajudar a pessoa da terceira idade a se sentir mais valorizada.

Ocupação da rotina

O lazer para idosos também tem o importante papel de servir como uma ocupação da rotina. É por meio dele que os idosos têm novas tarefas e funções, e passam a esperar pelos próximos dias. Isso traz perspectiva, ajuda no planejamento do futuro e pode criar caminhos para o cotidiano.

Também é uma forma de gerar ocupação e combater o tédio. Se o idoso for aposentado e passar o dia inteiro em casa, é provável que se sinta entediado e sem propósito. Com as atividades de lazer, ainda que o foco seja a diversão, é possível mudar a situação.

Descoberta de novos prazeres

Todas essas sugestões de lazer também trazem a oportunidade de descoberta de novos prazeres e interesses. Ou seja, o idoso poderá descobrir e desenvolver talentos que nem sabia ter, bem como encontrar interesse em atividades que, antes, não faziam parte da rotina.

Tudo isso é essencial para trazer novas fontes de satisfação para o cotidiano do idoso. Ele encontrará uma nova — e, potencialmente, inexplorada — fonte de prazer, o que ajudará a tornar os dias mais significativos e até empolgantes.

Melhora da capacidade cognitiva

Muitas dessas atividades são essenciais para melhorar ou mesmo proteger a capacidade cognitiva de idosos. Jogos de lógica, leituras e filmes, por exemplo, favorecem o raciocínio, a memória e a capacidade de expressão. Atividades manuais estimulam a coordenação motora, enquanto cursos e oficinas mexem com a capacidade de aprendizado.

Todos esses são aspectos relevantes, ainda mais na terceira idade. Graças a esses efeitos, é possível diminuir os riscos de doenças degenerativas ou conter os efeitos delas. Com isso, a tendência é que o idoso consiga manter a lucidez por mais tempo.

Melhora na saúde física e emocional

Além de tudo, a saúde sai ganhando com a prática de atividades relacionadas ao lazer para idosos. A intenção é melhorar tanto o aspecto físico quanto mental e emocional. Quer ver?

Na parte física, a prática de atividades físicas pode melhorar aspectos como mobilidade, flexibilidade, reflexos e equilíbrio. Isso pode ajudar a evitar quedas e acidentes, além de conter ou prevenir danos causados por doenças crônicas.

Já a saúde mental e emocional são favorecidas, por exemplo, pelo alívio do estresse e pela atuação contra os sintomas de depressão. Também há uma melhoria na autoestima, o que é essencial para garantir uma experiência melhor para os idosos.

Com essas sugestões de lazer para idosos, você poderá ajudar qualquer outro idoso que esteja na sua vida a aproveitar melhor a terceira idade. Como consequência, será possível se beneficiar dos efeitos no bem-estar, na saúde física e emocional e na qualidade de vida, de modo geral.

Se quiser conferir muitas outras dicas para colocar em prática no seu cotidiano, acompanhe nossas publicações no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Tags: