Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Horta em casa: veja como fazer e quais os benefícios

11 de julho, 2022

por

Compartilhe:

O consumo de produtos frescos e pouco processados está no topo das estratégias para uma alimentação saudável. Você já pensou, no entanto, como seria prático encontrar esses ingredientes bem perto da sua cozinha? Isso é possível para quem mantém uma horta em casa.

Ao contrário do que possa parecer, não há necessidade de grandes áreas para cultivar as verduras e os temperos favoritos da família. Basta providenciar alguns recipientes e seguir os cuidados básicos, de acordo com as características de cada espécie.

Que tal começar esse projeto e colher vários benefícios? Continue a leitura e veja o passo a passo!

Como fazer uma horta em casa?

A metragem reduzida não impede ninguém de construir pequenos jardins ornamentais no local de moradia. Então, por que seria diferente quando o objetivo é investir em plantas comestíveis? Com algumas adaptações, é possível criar um projeto que realmente funciona.

Escolha o local

O melhor cantinho é aquele que fornece um pouco de luz solar para o bom desenvolvimento das mudas. Então, analise diferentes pontos da residência até encontrar um local adequado para abrigar os vasos. Você pode deixar os recipientes no chão ou suspendê-los, prendendo no teto ou na parede.

Defina as espécies

Chame os familiares para discutir sobre as variedades que serão cultivadas em casa. Todos devem opinar com sugestões de hortaliças, ervas medicinais e até especiarias. Depois, vale a pena conversar com o vendedor de mudas ou sementes para obter mais informações sobre os cuidados.

Providencie os materiais

A lista de recursos inclui desde o substrato (terra e adubo), que vai dar sustentação às plantas, até as ferramentas necessárias para realizar o plantio, a poda e a coleta dos alimentos. Instrumentos como pá, tesoura, arames ou barbantes ajudam bastante na execução dessas etapas.

Quanto aos vasos, a dica é adquirir modelos de diversos tamanhos e formatos, sempre pensando na superfície ou estrutura onde serão apoiados. Se preferir uma horta vertical, por exemplo, compensa pegar recipientes com a parte posterior plana, pois se adaptam a paredes, treliças e painéis.

Faça o plantio e acompanhe

Tanto as mudas quanto as sementes devem ser plantadas antes de você organizar a estrutura da horta. Assim, comece dispondo as variedades em seus respectivos vasos, cobrindo com terra e molhando o substrato. Para saber a frequência de rega, confira as orientações contidas na embalagem do fornecedor.

Com o tempo, verifique a condição das folhas, caules e raízes para saber se estão saudáveis. O cultivo doméstico demanda cuidado constante, por isso, tente envolver toda a família no processo. Até as crianças podem curtir a experiência de plantar os alimentos que serão usados no preparo das refeições.

Quais são os benefícios do cultivo doméstico?

Construir uma horta em casa gera uma nova atividade para os moradores. Quem já teve a oportunidade de mexer na terra sabe o quão relaxante pode ser essa tarefa. Também há a satisfação de presenciar cada fase do crescimento das plantas, até que estejam prontas para o consumo.

Outros benefícios, claro, estão relacionados ao ganho de saúde por meio da inclusão de produtos de alta qualidade aos pratos do dia a dia. Ao cultivar alimentos no ambiente doméstico, você terá:

  • acesso a ingredientes orgânicos, produzidos sem agrotóxicos e fertilizantes químicos;
  • refeições mais saborosas e que garantem a nutrição adequada de toda a família;
  • economia nas compras semanais ou mensais da feira e do supermercado;
  • comodidade para colher os legumes e os temperos direto do pé.

São muitos pontos a favor da horta em casa, concorda? Outra vantagem que pode motivar você a seguir esse caminho é a alta personalização do projeto. Afinal, basta aumentar ou reduzir a quantidade de vasos conforme a demanda por produtos for alterada em cada época do ano.

Quer receber avisos sobre novos conteúdos pelas redes sociais? Curta a página no Facebook para ficar por dentro das novidades do blog!

Tags: