Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

PreparaTodos 1 de janeiro de 1970

Entenda por que investir na qualificação dos seus colaboradores pode diminuir os gastos das sua empresa

    Embora as empresas tenham uma idéia do custo de investir no desenvolvimento de seu pessoal, ignoram a verdadeira questão: qual é o custo de não investir nas habilidades de um colaborador? O problema é que muitas organizações vêem esses programas de capacitação como uma despesa e não como um investimento. Por isso separamos […]

 

 

Embora as empresas tenham uma idéia do custo de investir no desenvolvimento de seu pessoal, ignoram a verdadeira questão: qual é o custo de não investir nas habilidades de um colaborador?

O problema é que muitas organizações vêem esses programas de capacitação como uma despesa e não como um investimento. Por isso separamos alguns argumentos que confirmam que investir nas habilidades da sua equipe pode ser muito rentável para o seu negócio, entenda:

 

  • Colaboradores felizes = clientes satisfeitos

 

Os benefícios, elogios e treinamento que as empresas bem-sucedidas oferecem a seus colaboradores não são de pura bondade. Existe uma correlação real entre colaboradores felizes e um negócio de sucesso.

A força de trabalho atual e em ascensão acredita no valor do desenvolvimento e na oportunidade de avançar em uma posição. Por estarem cientes do mundo competitivo em que vivem, um trabalho que oferece oportunidades de crescimento satisfaz sua necessidade de permanecer à frente da curva.

Por outro lado, colaboradores não capacitados e infelizes, que sentem que estão sendo subutilizados, estão mais propensos a ficar frustrados com o trabalho e a serem menos leais à empresa, o que significa que cometerão mais erros e não cumprirão os padrões mínimos. A gerência geralmente pressupõe que esse investimento na capacitação levará os colaboradores a mudarem para outras empresas, mas isso simplesmente não é verdade. Quando incentivados a crescer, os colaboradores se sentem mais felizes em seus empregos, e uma empresa que valoriza seu desenvolvimento atrairá uma classe mais alta de candidatos.

Um estudo da IBM revelou que os colaboradores que acham que não podem se desenvolver na empresa e cumprem suas metas de carreira têm uma probabilidade 12 vezes maior de deixar a empresa.

Além disso, o treinamento certo se demonstra eficiente a curto prazo, ajudando os colaboradores a serem mais positivo na interação com os clientes. Um funcionário bem capacitado pode responder a perguntas sem ter que procurar um gerente e, havendo assim uma maior compreensão do trabalho, o que leva a uma maior eficiência e à capacidade de se dar bem com o gerenciamento.

 

  • Capacitar e reter colaboradores atuais = mais economia

 

A falta de programas de capacitação leva os colaboradores a se sentirem desvalorizados em seu trabalho e, em geral, acabam perdendo a motivação. Nesse ponto, os colaboradores saem ou são demitidos por baixo desempenho. Embora possa parecer simples substituir apenas um trabalhador por outro, considere o seguinte: contratar alguém pode custar até 30% do salário anual de um colaborador.

No entanto, habilitar um funcionário existente pode custar bem menos que isso e levar muito menos tempo. Mesmo que a substituição de um funcionário não pareça tão ruim, considere que para cada três colaboradores que precisam ser substituídos, será igual a um salário anual inteiro, sem ganhos reais.

Os custos de desenvolvimento e recrutamento de novos contratados são muito maiores do que seria necessário para treinar um funcionário existente, quando você leva em consideração o tempo e o dinheiro necessários para contratar, juntamente com o tempo gasto para que um novo funcionário se acostume à empresa. Os custos de recontratação representam cerca de 12% das despesas de uma empresa, com até 40% para empresas com alta taxa de rotatividade.

 

  • Colaboradores capacitados = maior rendimento

 

Uma empresa é tão boa quanto seus colaboradores, e esses colaboradores são realmente tão bons quanto os recursos colocados neles. Quando os colaboradores têm um desempenho ruim, isso reflete mal nos negócios e afeta os resultados, mas quando você tem uma alta taxa de rotatividade com dezenas ou centenas de colaboradores cometendo os mesmos erros, é hora de analisar o treinamento fornecido, não os próprios colaboradores .

A capacitação adequada tornará os trabalhadores melhores e mais capazes de seus empregos, o que reduzirá o tempo necessário para procurar informações enquanto eles estão trabalhando. Isso também ajuda a reprimir a redundância de esforços, quando vários colaboradores estão tentando executar a mesma tarefa, sem perceber de quem é esse trabalho, porque nunca foram treinados de outra forma. O tempo e o dinheiro necessários para corrigir erros também são bastante reduzidos quando os colaboradores têm as ferramentas necessárias para executar a tarefa corretamente na primeira vez.

 

Escolha o programa de capacitação ideal para sua empresa

 

Pode lhe parecer inviável oferecer um curso de capacitação presencial, já que isso implica em acomodar os mentores, arcar com custos viagem e materiais, e pensar em um horário que seria bom para todos, mas há uma alternativa melhor. Com o mundo orientado para a tecnologia e a cultura sob demanda, a melhor e mais econômica maneira de oferecer treinamento é com cursos on-line que podem ser realizados no ritmo e cronograma do funcionário e costumam ser bem mais econômicos do que os presenciais.

Antes de abandonar a idéia de investir no desenvolvimento de seus colaboradores, considere sempre quanto mais custoso pode ser não habilita-los. Considere a perda de produtividade, o custo de rotatividade de colaboradores e a perda de clientes devido a erros cometidos por colaboradores mal treinados. O desenvolvimento e a felicidade de seus colaboradores são bens valiosíssimos para sua empresa.

 

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?