Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Cursos profissionalizantes 31 de maio de 2022

Descubra 5 dicas de oratória para alavancar sua carreira

Já parou para pensar no valor de uma boa comunicação oral? Essa habilidade ajuda você a transmitir a mensagem certa nos momentos de interação com diferentes grupos. Se você tem dificuldade para expressar as suas ideias, pode se beneficiar com algumas dicas de oratória. É normal sentir um pouco de ansiedade ao falar em público, […]

Já parou para pensar no valor de uma boa comunicação oral? Essa habilidade ajuda você a transmitir a mensagem certa nos momentos de interação com diferentes grupos. Se você tem dificuldade para expressar as suas ideias, pode se beneficiar com algumas dicas de oratória.

É normal sentir um pouco de ansiedade ao falar em público, principalmente quando esse exercício envolve trocas no âmbito profissional. Sensações como medo ou vergonha, no entanto, podem prejudicar sua carreira quando vêm à tona com frequência.

Que tal buscar formas de melhorar o seu diálogo com outras pessoas? Separei várias dicas que podem ser úteis nesse processo. Acompanhe!

Qual é a importância da oratória na vida?

Falar com clareza e confiança ajuda você a se conectar com a sua audiência. Ela pode ser composta por amigos, familiares ou colegas de trabalho. É uma capacidade que reduz erros de interpretação por parte dos envolvidos. Isso mantém a fluidez da conversa e evita desentendimentos.

Mesmo que você não seja uma pessoa que trabalhe com apresentações a grandes públicos, as dicas de oratória ajudarão de alguma forma. Afinal, elas podem facilitar sua rotina em diversos espaços. O objetivo é demonstrar seu ponto de vista, defender valores e entregar informações relevantes com qualidade.

E no ambiente profissional?

A facilidade com as palavras pode melhorar suas experiências no local de trabalho. Afinal, passa a impressão de que você realmente domina o assunto em pauta e consegue apontar caminhos viáveis para resolver problemas ou desenvolver soluções.

A boa oratória engloba inúmeros aspectos que precisam estar em equilíbrio para dar credibilidade ao emissor da mensagem. Tom de voz, direção do olhar e até os gestos usados durante a apresentação podem afetar a imagem que você está propagando ao público.

Nesse sentido, é importante aprimorar sua comunicação para ter acesso às melhores oportunidades do mercado. Argumentar com qualidade pode ser útil em várias situações, como:

  • liderar equipes;
  • inspirar pessoas;
  • vender cursos;
  • divulgar serviços;
  • pedir aumento;
  • conquistar um novo cargo.

Quais são as melhores dicas de oratória?

Não se preocupe se perceber que algumas pessoas ficam mais à vontade com a missão de falar em público. Mesmo quem tem grande receio de se expor pode mudar esse cenário com alguns truques. O segredo é aceitar o risco de falhar e comemorar cada avanço, por menor que seja.

Aqui tem 5 dicas que vão ajudar você a discursar com mais naturalidade. Confira!

1. Estude sobre o assunto

Nem sempre é possível se preparar para um diálogo. No entanto, quando houver essa possibilidade, aproveite ao máximo. O tempo de planejamento costuma existir quando precisamos realizar uma apresentação individual, do tipo palestra, ou participar de reuniões.

Em todo caso, analise o tema central e estude sobre ele para desenvolver bons argumentos. Se for algo relacionado a negócios ou gestão, revise os principais pontos desses conceitos para garantir uma troca produtiva com as outras pessoas.

2. Descanse o suficiente

Novamente, é importante se antecipar para que a comunicação ocorra da forma esperada. Essa tarefa fica muito difícil quando o corpo e a mente estão cansados. Então, sempre que houver o convite para expor uma ideia ou contribuir com um evento em grupo, tente desacelerar.

Refeições saudáveis e uma boa noite de sono na véspera do encontro favorecem o funcionamento do cérebro. Com energia de sobra, você vai conseguir organizar seus pensamentos para evitar improvisos, esquecimentos e silêncios prolongados durante a conversa.

3. Esboce um roteiro

Essa é uma das dicas de oratória mais eficazes para mandar bem nos eventos que exigem algum tipo de discurso. Afinal, permite que você estruture os tópicos de acordo com a ordem de prioridade, de modo que nenhum item passe batido.

Para fazer o seu roteiro, considere o tempo disponível para falar e tente encaixar todos os pontos relevantes nesse período. Você pode anotar as principais informações em um papel e carregar esse material para consultar no dia da apresentação. Assim, você terá um suporte caso precise.

4. Faça treinos de fala

Uma boa forma de se acostumar com os olhares voltados a você é simular essa situação por meio de treinos diários. Vale até chamar uma pessoa próxima, como um amigo ou familiar, para ouvir e emitir opiniões sobre o que está bom ou precisa melhorar.

Para criar essa rotina de estudos, comece com os assuntos que você já domina, até obter confiança. Depois, certamente, você dará conta de seguir a linha de raciocínio até o fim. Gradualmente, sua capacidade de emitir mensagens diversas será aprimorada, independentemente do público-alvo.

5. Cuide da postura

A linguagem corporal, que inclui desde manias até sinais estratégicos, também deve ser usada a seu favor. Pense que os movimentos realizados durante a fala podem passar ideias distintas à audiência. Logo, é crucial que você saiba como associar sua imagem a algo positivo.

Evite posturas que indicam falta de interesse, como braços cruzados e ombros caídos. Em vez disso, mantenha a coluna ereta e troque olhares com as pessoas. O ideal é simular conversas na frente do espelho ou filmar seus treinos para identificar se você deve alterar algum comportamento.

Quais são os benefícios da prática constante?

As dicas de oratória favorecem profissionais de diversas áreas. Quem desenvolve essa habilidade abre muitos caminhos. Ela pode ajudar a:

  • negociar benefícios;
  • estreitar relações profissionais;
  • fazer parcerias; 
  • concorrer a cargos de destaque, incluindo a liderança de empresas e suas melhores equipes.

Em resumo, se concentrar e comunicar mensagens com êxito é uma grande vantagem para conquistar o seu espaço no mercado. Lembre-se de que nunca é tarde para praticar a interação verbal. Isso pode ser feito por meio de treinos em casa ou com a ajuda de cursos e programas exclusivos para esse fim.

E aí, como anda o seu processo de fala em diferentes contextos? Espero que as dicas de oratória levem você mais longe rumo aos seus objetivos profissionais. De quebra, trabalhar essa habilidade também vai otimizar as trocas com pessoas próximas, colaborando para um convívio mais tranquilo e agradável.

Se gostou deste artigo e acredita que o conteúdo pode ser útil aos seus contatos, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?