Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Veja quais são os principais perigos do diabetes infantil

31 de janeiro, 2022

por

Compartilhe:

Assim como a fibromialgia, o diabetes infantil também tem ligação com a produção de hormônios e a influência genética. Mesmo que seja mais comum em crianças, esse tipo de diabetes pode surgir em qualquer idade. Por isso, essa doença exige uma atenção profissional e especializada para evitar complicações à saúde.

Tendo isso em vista, vamos explicar o que é o diabetes infantil, seus sintomas e as medidas de prevenção mais eficazes. Também apresentaremos os principais perigos da falta de tratamento dessa doença e a importância de contar com o acompanhamento médico regular. Boa leitura!

O que é o diabetes infantil?

Também chamado de Diabetes Tipo 1, essa é uma doença crônica que costuma surgir na infância e na adolescência. Nesse quadro, o organismo tem reações autoimunes e produz anticorpos que impedem a produção de insulina pelo pâncreas. Com isso, o paciente fica prejudicado pela falta desse hormônio.

Uma das consequências desse problema é o aumento das taxas de glicose no sangue, o que caracteriza o diabetes. Normalmente, os níveis de glicose aceitáveis são de até 99mg/dL. Além dessa quantidade, é preciso realizar mais exames para confirmar o diabetes e iniciar o tratamento imediatamente.

Vale destacar que existem dois tipos de diabetes: o Tipo 1 ou Infantil e o Diabete Mellitus Tipo 2. O segundo é mais comum em adultos e acontece quando as células não conseguem utilizar a insulina de forma correta. Nos dois quadros, o estilo de vida e os hábitos alimentares são fatores importantes.

Por que essa doença surge?

Na infância, o diabetes se desenvolve da mesma forma que nas pessoas adultas. Ou seja, os dois tipos da doença estão associados à herança genética, histórico familiar e distúrbios metabólicos. 

No entanto, mesmo que essas características estejam presentes, o estilo de vida é um fator crucial para reduzir os sintomas da doença. Por isso, a adesão a dietas com restrição de açúcar é essencial. Como educação preventiva, os pais podem cozinhar com as crianças e explicar para elas porque o diabetes exige uma dieta especial.

Mesmo assim, o acompanhamento profissional é determinante para um controle mais efetivo do diabetes. Isso ajuda na compreensão das peculiaridades desse problema, principalmente quanto à forma de expressão da doença.

A diferença do comportamento desse distúrbio entre os pacientes comprova que os hábitos de rotina influenciam nesse processo. Algumas pessoas nascem com genes que aumentam a predisposição para o diabetes. Porém, há outras que apresentam os mesmos genes, mas não desenvolvem a doença.

Quais são os principais sintomas do diabetes infantil?

Algumas características ajudam a facilitar a compreensão da dinâmica dessa doença. Saber quais são é essencial para reconhecer os seus sintomas e procurar ajuda médica o quanto antes. Veja quais são eles:

  • apatia;
  • desânimo;
  • irritabilidade;
  • fome intensa;
  • sede excessiva;
  • emagrecimento rápido;
  • cansaço e fadiga mental;
  • mau humor e irritabilidade;
  • sensação constante de boca seca;
  • urina em grande quantidade e muitas vezes;
  • falta de concentração que dificulta a rotina escolar.

Quais são os perigos dessa doença?

Primeiramente, é preciso entender o papel da insulina no organismo humano. Esse hormônio é responsável por ajudar a glicose, o açúcar do sangue, a entrar nas células. Sem glicose, o corpo não funciona porque não terá energia para as reações celulares necessárias ao metabolismo.

Sem insulina, a glicose não entra nas células. Então, o que acontece com essa substância? Ela se acumula no sangue e causa a hiperglicemia — ou a popular diabetes. Nessa condição, todas as funções orgânicas do paciente ficam prejudicadas. 

Assim, o primeiro prejuízo da falta de insulina é o desequilíbrio do metabolismo. No diabetes infantil, quem não faz o tratamento adequado torna-se mais vulnerável ao desenvolvimento de diferentes problemas de saúde. Entre os mais importantes destacam-se:

  • o efeito psicológico da confirmação do diagnóstico pode causar dores crônicas;
  • o mau funcionamento do metabolismo gera diferentes problemas físicos e emocionais;
  • sintomas como mal-estar, visão turva, erupções na pele e emagrecimento rápido também aparecem;
  • complicações a longo prazo incluem doenças nos olhos, rins, coração e cérebro.

O diabetes infantil pode provocar problemas emocionais?

Sim, pois uma das preocupações dos pais em relação a essa doença é a probabilidade de gerar circunstâncias socioemocionais complicadas. As crianças diabéticas têm, geralmente, perfil singular e uma rotina diferente. Isso as torna mais propensas ao desenvolvimento de dificuldades emocionais.

Nesse grupo, há um risco maior para transtornos de ansiedade, crises de depressão ou alterações de comportamento. No entanto, nem todos os pacientes apresentam esses sintomas. Contudo, os pais e professores devem ficar atentos para identificar eventuais problemas que podem comprometer a capacidade de concentração dos pequenos.

Como prevenir o diabetes infantil?

Assim como ocorre com todas as doenças relacionadas ao estilo de vida, é possível, sim, prevenir o diabetes. Como você notou, o diabetes infantil é multicausal. Porém, alguns fatores de influência podem ser controlados.

Nesse contexto, a melhor forma de prevenção é o desenvolvimento de hábitos saudáveis. Entre eles é importante priorizar uma dieta balanceada, uma boa noite de sono e a realização de atividades físicas regulares. Igualmente relevante é visitar o médico e fazer exames regularmente.

Quais tratamentos são recomendados?

Mediante a confirmação diagnóstica do diabetes infantil, o ideal é seguir as orientações médicas. Tão importante quanto fazer a reposição de insulina é incentivar hábitos mais saudáveis nas crianças que têm esse distúrbio.

Listamos as alternativas de tratamento mais utilizadas para controlar o diabetes infantil. Confira!

Dieta especial

Os pais devem ajudar as crianças no cumprimento da dieta e em todas as recomendações médicas. É importante evitar açúcar e equilibrar a quantidade de proteínas e gorduras na alimentação.

Medicamento

Para o controle do diabetes infantil, os médicos prescrevem injeções diárias de insulina. A quantidade de medicamentos a ser administrada é definida conforme o quadro clínico. 

Suporte psicoterapêutico

Como essa doença causa impactos sobre a saúde física e emocional, o ideal é fazer terapia combinada à medicação e à dieta. Essa intervenção é fundamental para diminuir os riscos de complicações psiquiátricas.

Vale destacar, por fim, que o diabetes infantil é uma doença que pode ser prevenida. Para tanto, é necessário uma mudança no estilo de vida de toda a família. Além disso, o acompanhamento médico adequado é fundamental ao bem-estar e à qualidade de vida do paciente.

Gostou deste artigo? Então aproveite a visita ao nosso blog e conheça as formas de pagamento do cartão de TODOS!

Tags: