Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

desconto no gás
Economia 27 de abril de 2022

Como obter desconto no gás e economizar? Entenda aqui

Nos últimos dois anos, todos sentimos no bolso o aumento de muitos itens de necessidade básica, como alimentação e gás de cozinha. No período que começa em janeiro de 2020 até o mesmo mês de 2022, o botijão de GLP (gás liquefeito de petróleo) sofreu um aumento de aproximadamente 50%. Gastos com transporte, mensalidade escolar, opções […]

Nos últimos dois anos, todos sentimos no bolso o aumento de muitos itens de necessidade básica, como alimentação e gás de cozinha. No período que começa em janeiro de 2020 até o mesmo mês de 2022, o botijão de GLP (gás liquefeito de petróleo) sofreu um aumento de aproximadamente 50%.

Gastos com transporte, mensalidade escolar, opções de lazer, açúcar, café e carne também cresceram muito no último ano. Isso fez com que os orçamentos familiares ficassem mais apertados e difíceis de manter.

Nesse contexto, vamos explicar um panorama desse aumento, bem como dicas que vão ajudar você a obter desconto no gás. A última dica é um bônus especial. Continue a leitura!

Por que o gás sofreu uma alta nos preços?

O valor do gás disparou em todo o mundo, não é uma característica apenas do Brasil. Aqui, um fator agravante do problema é a desvalorização do real. O preço do dólar é visto como um dos principais fatores do aumento do botijão de gás.

Os outros fatores que entram nessa conta são o custo do petróleo no mercado mundial e o valor do frete do petróleo a caminho das refinarias.

Podemos também destacar o custo do produto no mercado exterior, que faz com que a Petrobras aumente o valor do insumo. Os aumentos vão sendo repassados em toda a cadeia de produção e chegam muito altos aos consumidores.

Como isso afeta as finanças das pessoas?

A alta no preço do gás representa um grande impacto nos orçamentos familiares, já que não é o único item que sofreu aumentos expressivos no último ano. Tentar equilibrar os gastos com alimentação, saúde e tantos outros itens essenciais no nosso dia a dia tem se mostrado um grande desafio.

O dinheiro antes reservado para itens menos urgentes, como roupas, acessórios, sapatos novos ou produtos de mercado não essenciais, agora precisa ser separado para dar conta do gás de cozinha.

O planejamento financeiro das famílias precisa levar em consideração dois fatores principais: a renda familiar e o quanto se gasta por mês. Quando as famílias conseguem colocar todos os dados no papel (ou num app para celular), fica mais fácil identificar os itens que podem ser excluídos ou substituídos.

Por que é importante buscar alternativas para economizar?

Fazer economia em itens essenciais e tentar encontrar um desconto no gás ajuda a sobrar um dinheiro no final do mês para realizar alguma compra importante para a casa, para um membro da família ou até mesmo ajudar a poupar um dinheirinho para um objetivo maior — como uma viagem.

Além disso, economizar água, energia e gás é uma atitude essencial para aderirmos a um estilo de vida sustentável. Quanto mais economizamos, mais ajudamos a conservar o abastecimento destes recursos. Inclusive, veja a seguir dicas valiosas para economizar o uso do gás de cozinha.

Dicas para economizar gás

  • A cor da chama do gás deve ser azul. Se a chama do seu fogão estiver amarela ou alaranjada, o gás pode estar misturado com muito ar, ou os bocais não estão na posição correta. Nesse caso, o prejuízo pode aparecer nas panelas, que ficam chamuscadas, e gasta-se mais gás sem necessidade;
  • Na hora de usar o forno, lembre-se de mantê-lo fechado. Se abrirmos a porta do forno com frequência, perde-se a temperatura, e é necessário usar mais gás para voltar à temperatura desejada. Vale também tentar assar mais de um alimento por vez, um em cada grade do forno. Assim, no mesmo período, preparam-se dois alimentos — economizando bastante;
  • Quando a economia precisa ser feita nos aquecedores que funcionam a gás, certifique-se de que o equipamento está bem regulado e nunca o utilize na temperatura máxima. Tente não mesclar água fria com água quente e tome banhos mais rápidos;
  • Procure cozinhar sempre com as panelas tampadas. A tampa ajuda a manter o calor dentro da panela, fazendo com que o alimento cozinhe mais rápido. Também é importante adequar o tamanho da panela ao tamanho do bocal do fogão. Não utilize panelas muito grandes em bocas pequenas nem panelinhas pequenas em bocas grandes. Nos dois casos, haverá desperdício de gás;
  • Utilize a quantidade suficiente de água para cada alimento. Quando a água começar a ferver, reduza o fogo para o mínimo. A panela vai manter a temperatura, mesmo com o fogo mais baixo;
  • Invista em uma panela vaporeira. Este tipo de panela tem uma cestinha para cozinhar alimentos no vapor. Enquanto o alimento dentro da cesta cozinha no vapor da água, você pode utilizar a água do fundo da panela para cozinhar outro alimento, economizando gás e tempo!
  • A panela de pressão pode ser sua aliada na economia. Ela cozinha os alimentos em bem menos tempo, principalmente grãos e carnes. Para dar aquela forcinha extra, não se esqueça de deixar os grãos de molho durante a noite. Isso vale para feijão, grão-de-bico, lentilha… Seus grãos ficarão prontos muito mais rápido!
  • Aproveitar promoções nos ajuda em qualquer situação, certo? Seja promoção de alimentos, de itens de higiene, produtos de limpeza, roupas, medicamentos, calçados…

Mas, afinal, como conseguir um desconto no gás? A seguir você confere uma dica valiosa.

Como a parceria do Cartão de TODOS (CDT) com a Ultragaz pode ajudar?

O Cartão de TODOS também ajuda na economia do gás de cozinha. Em parceria com a Ultragaz, o CDT lançou um programa de desconto que beneficia a todos — filiados ou não ao Cartão de TODOS.

Em um primeiro momento, a parceria oferece a qualquer pessoa interessada um desconto de 9% no valor do gás. Posteriormente, os filiados terão um outro benefício além do desconto. Parte do valor utilizado na compra do botijão volta para o consumidor, o famoso cashback.

Outra vantagem dos filiados é poder comprar o botijão de gás da Ultragaz, já com o desconto, por meio do aplicativo do Cartão de TODOS. E esse projeto abrange todas as cidades atendidas pela Ultragaz, cerca de 1.500 municípios.

Os serviços oferecidos pela CDT vão ajudar você a obter desconto no gás, mas não é só isso. É possível ter acesso à saúde com medicamentos mais baratos e consultas presenciais ou on-line em todo o Brasil.

Gostou das nossas dicas? Entre em contato conosco para descobrir ainda mais descontos e benefícios ao se filiar ao Cartão de TODOS. Não perca essa chance de economizar!

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?