Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Conheça possíveis causas da falta de apetite em idosos e crianças

25 de julho, 2020

por

Compartilhe:

A falta de apetite é um sintoma, que tem causado preocupação, especialmente porque é um dos sinais de quem contraiu a Covid-19. Porém, vale lembrar que nem todos os sintomas comuns ao Coronavírus estão ligados a esta doença.

Os demais sintomas associados ao Coronavírus podem estar ligados a diversas enfermidades, que merecem a mesma atenção. Afinal, as outras doenças não param. Já tem estudo que prevê o aumento de mortes, em uma onda pós-pandemia, por câncer e doenças cardíacas, que estão deixando de ser tratadas neste período.

A falta de apetite é nociva para qualquer pessoa, mas é mais perigosa ainda para idosos e crianças.

Paladar alterado na terceira idade pode indicar problema

De acordo com a Dra. Raelma Pereira de Almeida e Silva, da clínica Amor Saúde do setor Campinas, situada em Goiânia, a redução do paladar na terceira idade pode acontecer por diversos fatores e ser apontada, ainda, como um possível problema de saúde. “Dentre as principais doenças que levam à perda de apetite na terceira idade, devemos destacar a infecção urinária, a pneumonia e até mesmo a depressão”, afirma a médica clínica geral.

Para a profissional, sendo essas doenças prevalentes na terceira idade, se não forem diagnosticadas precocemente e tratadas corretamente, podem levar a sérias consequências. “Sempre que um idoso se queixar de falta de apetite, devemos procurar atendimento médico o quanto antes, para diagnosticar a causa e indicar o melhor tratamento”, recomenda.

Falta de apetite na criança pode ser uma fase

Em relação às crianças, a falta de apetite certamente irá acontecer em algum momento, mas nem sempre o sintoma está associado a uma doença. “Já se espera que, em torno de 1 a 3 anos de idade, a criança comece a entender melhor os seus gostos alimentares. Com isso, é natural que os pequenos comecem a fazer uma seleção dos alimentos, de acordo com suas preferências. Por isso, muitas vezes, negam alimentos que antes comiam tão bem”, explica a Dra. Raelma.

Outro motivo para a perda de apetite na infância, segundo a especialista, pode estar relacionado ao nascimento dos dentes. Neste caso, é fácil identificar, pois a criança costuma ficar também irritada, com excesso de salivação e, algumas vezes, com febre.

Entretanto, não podemos fechar os olhos para as doenças mais sérias que estão, geralmente, associadas à falta de apetite, como gripe, infecção de garganta ou de outras partes do corpo, infecção de urina, entre outras.

“As crianças nem sempre são capazes de expressar o que sentem, cabendo ao médico, juntamente com os seus responsáveis, observá-las para realizar o melhor diagnóstico e indicar o tratamento adequado, quando necessário”, alerta a profissional. Se você precisa de atendimento médico de qualidade para o seu pequeno, por um preço acessível (R$ 28), saiba aqui como o Cartão de TODOS pode te ajudar.

Tags: