Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Confira 5 dicas de ouro para fazer sua compra do mês render mais

28 de setembro, 2020

por

Compartilhe:

Com a assustadora alta do preço dos alimentos nas últimas semanas, ficou mais caro comprar até mesmo os itens básicos do dia a dia. Em muitos lugares, o pacote de arroz, que normalmente custava em torno de R$ 15, chegou a valer R$ 40. Como o brasileiro não perde a esportiva, a alta súbita chegou a virar até mesmo memes em redes sociais e viralizou na internet. Mas, levando o assunto a sério e usando a ajuda da economia, esse problema pode ficar menos “salgado”.

Além do arroz e do feijão, outros alimentos básicos também tiveram aumentos expressivos, como o leite, o óleo de soja e as carnes. Diante disso, descobrir maneiras de economizar e fazer a sua compra do mês render mais pode ser a salvação para o orçamento doméstico.

Descubra 5 dicas de ouro para evitar o desperdício e ainda poupar o seu dinheiro.

1 – Utilize mais o freezer

Uma das melhores soluções contra o desperdício está bem próxima de você: seu freezer ou congelador. A utilização do freezer prolonga a vida útil dos alimentos em até quatro vezes. O importante é saber embalar com cuidado e, se caso for descongelar, não voltar o alimento ao freezer. Algumas comidas prontas também podem ser congeladas, como o arroz, feijão, carne moída e sopas.

 

2 – Fique atento ao prazo de validade

Muitas vezes um alimento em promoção chama tanto a nossa atenção que acabamos comprando diversas unidades sem ver o prazo de validade. Assim, a desejada economia pode se transformar em um grande prejuízo. É preciso ter muito cuidado, pois é comum os supermercados darem descontos em produtos próximos ao vencimento.

3 – Monte um cardápio da semana

Além de facilitar a sua vida, ao montar um cardápio da semana, você vai saber exatamente quais os ingredientes e quantidades de que precisa. Dessa forma, não corre o risco de comprar mais do que necessita e ainda consegue pensar em sugestões com os alimentos que ainda tem em casa.

4 – Aproveite ao máximo os alimentos com receitas criativas

É comum jogarmos cascas e talos de alimentos no lixo, mas, muitas vezes, com isso estamos também jogando fora nutrientes importantíssimos para a nossa saúde e perdendo a chance de aproveitar melhor esses produtos. Assim, o aproveitamento integral dos alimentos traz benefícios para todos. Partes, normalmente descartadas, como cascas de banana, de abacaxi, laranja e talos de brócolis e couve-flor, por exemplo, rendem receitas saborosas e nutritivas.

5 – Planeje a sua ida ao supermercado

Além de buscar formas de economizar em casa, é fundamental planejar o momento de fazer as compras para não estourar o seu orçamento. Dicas simples como levar anotado tudo o que precisa; não ir ao supermercado com fome nem estressado; estabelecer um limite de valor para a compra e somar na calculadora podem realmente surpreender você e fazer toda a diferença.

Fontes: Serasa Ensina e Fabiana Scaranzi Educação Financeira

Tags: