Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

4 dicas para manter os cabelos saudáveis e lindos

16 de maio, 2022

por

Compartilhe:

Já percebeu como o aspecto das madeixas tem um grande peso em nossa imagem pessoal? Com simples mudanças na estrutura dos fios, conseguimos transmitir diferentes ideias sobre estilo e comportamento. Não é à toa que tanta gente se preocupa em manter os cabelos saudáveis.

Se você também tem esse objetivo, então precisa incluir hábitos específicos em sua rotina. Alguns estão associados a uma vida equilibrada e podem trazer benefícios que vão além da estética. Ou seja, não faltam bons motivos para intensificar os cuidados com a famosa moldura do rosto.

Quer ajuda para começar? Continue a leitura, pois as informações deste post estão incríveis!

Por que é importante cuidar do cabelo?

Para que proporcionem uma vida plena, todas as partes do nosso corpo merecem atenção. Mesmo as estruturas que não vemos cumprem papel importante no funcionamento dos órgãos e sistemas. Então por que seria diferente com uma área tão exposta e que afeta a nossa autoestima?

Ter cabelos saudáveis aumenta a satisfação com a própria imagem, o que traz confiança e ânimo para o dia a dia. Quem nunca sentiu alegria extrema de sair do salão com a aparência tão desejada? No trabalho, em um passeio ou em casa, sempre é tempo de exibir suas madeixas lindas por aí!

O cuidado com os fios também acaba estimulando a adoção de rituais positivos para a sua saúde no geral. Sem contar que, ao tratar seus cabelos com carinho, você sempre estará com uma apresentação impecável, independentemente do corte, tipo de coloração ou penteado escolhido.

Quais são as características dos cabelos saudáveis?

Seja qual for o seu gosto pessoal, saiba que a admiração pelos fios alheios não acontece por acaso. Quando você se encanta com as madeixas de uma pessoa, é provável que tenha percebido a combinação de vários sinais típicos de um cabelo saudável. São eles:

  • brilho — a aparência brilhosa indica a presença de nutrientes, fibras hidratadas e oleosidade bem distribuída por todo o comprimento;
  • maciez — o toque sedoso resulta de cutículas alinhadas e proporciona mais movimento aos cabelos, que balançam com bastante leveza;
  • elasticidade — a maleabilidade permite esticar as fibras sem que se quebrem com facilidade ao pentear, secar ou moldar;
  • queda controlada — a perda diária de alguns fios é normal, desde que não provoque alterações constantes no volume ou cause falhas em diferentes regiões da cabeça;
  • couro cabeludo sadio — a condição da pele que sustenta as madeixas também traz pistas sobre a saúde do cabelo — ela não deve apresentar acúmulo de resíduos, ressecamento ou descamação;
  • pontas inteiras e densas — as extremidades devem estar intactas, com pouco efeito de afinamento e pontas duplas;
  • redução de nós — fios saudáveis são fáceis de desembaraçar e dificilmente ficam embolados.

Como manter o cabelo sempre saudável?

Não é impossível conquistar as madeixas dos seus sonhos e arrasar nas produções, seja qual for a ocasião. O segredo está em cumprir os cuidados repetidamente, de modo que se tornem duradouros. Essa constância fará com que você visualize os resultados em pouco tempo.

1. Tenha uma boa alimentação

A nutrição dos fios deve começar de dentro para fora. Entenda que os produtos aplicados sobre as fibras devem atuar como complemento de uma dieta rica em vitaminas e minerais. Portanto, faça o esforço de mudar ou melhorar os seus hábitos alimentares o quanto antes, montando pratos bem coloridos.

O ideal é diversificar os ingredientes, incluindo temperos e sempre priorizando produtos frescos e naturais. A hidratação do corpo também está entre as estratégias para conseguir deixar os cabelos saudáveis e bonitos. Então capriche na ingestão de água todos os dias, adequando o volume de acordo com o seu peso.

2. Evite práticas agressivas

Processos químicos e outros danos estão presentes em muitas rotinas de preparo dos fios. O problema é que, ao manipular as madeixas de forma abrupta ou aplicar tinturas, por exemplo, você acaba deixando as fibras fragilizadas e sujeitas a problemas, como quebra ou queda. A longo prazo, surgem os efeitos negativos que demandam reparos profissionais.

Se não for possível evitar práticas consideradas agressivas, a dica é amenizar os impactos que elas causam. Por exemplo, tente pentear os fios mais devagar e sem fazer tanta pressão, respeitar o tempo limite de contato com fórmulas descolorantes e preferir laços macios para prender os cabelos — ao praticar esportes ou elaborar penteados.

3. Use produtos de qualidade

Quem tem cabelos saudáveis se preocupa com a procedência dos cosméticos usados antes, durante e depois da lavagem. Mas há tantas opções no mercado que fica difícil escolher, certo? Ainda assim, vale a pena perder alguns minutos lendo os rótulos para conseguir fórmulas adequadas ao seu tipo de fio e necessidade atual.

Uma boa tática é pesquisar resenhas de produtos na internet quando você tiver tempo de sobra, pois assim terá a opinião de outros consumidores. Em todo caso, priorize marcas conhecidas para montar seus kits de cuidados com as madeixas. Eles devem incluir desde o básico, como xampu e condicionador, até protetor térmico, reparador de pontas e filtro solar.

4. Faça cronograma capilar

Essa técnica se popularizou por conta dos inúmeros benefícios que promove a vários tipos de cabelos. Ela consiste em dividir os cuidados de acordo com a etapa necessária em cada fase: hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. Trata-se do melhor plano para quem quer cuidar dos cabelos em casa.

O cronograma capilar pode ser adaptado ao perfil de cada pessoa, já que a ideia é entregar o procedimento que as madeixas mais precisam no tempo certo. Você consegue encontrar vários modelos prontos ou personalizar o seu. A dica para acertar é observar o aspecto das fibras antes de selecionar os cremes de tratamento para usar no seu banho.

Tudo anotado para desfilar com cabelos saudáveis aonde você for? Use este material como inspiração para iniciar os cuidados aos poucos. Pense que fortalecer a autoestima deve ser um exercício diário para que o bem-estar faça parte de vários momentos da sua vida.

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas saibam com cuidar de seus fios!

Tags: