Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Brincadeira ao ar livre: 5 melhores para as crianças se divertirem

17 de outubro, 2022

por

Compartilhe:

Brincar é essencial para o desenvolvimento infantil. Atividades lúdicas fora de casa, além de divertir e ensinar, trazem benefícios à saúde mental e física dos pequenos. Sol, ar fresco e natureza! Só a imagem desse cenário já nos faz sorrir. Foi por isso que reunimos aqui opções de brincadeira ao ar livre.

Esse hábito estimula a criatividade, fortalece o sistema imunológico e faz bem para a memória, o sono e a capacidade física. Algumas horas aproveitando a natureza diminui o estresse e favorece o desenvolvimento neuropsicomotor infantil. 

E para auxiliar você a ter um dia de brincadeiras ao ar livre, separamos algumas ideias simples e divertidas para aproveitar com as crianças. Escolha uma e vamos brincar!

1. Bolhas de sabão

As bolhas de sabão são diversão garantida. A brincadeira pode começar já em casa criando suas próprias estruturas para as bolhas. Além de serem grandes queridas dos pequenos, o brincar de assoprar auxilia no desenvolvimento da linguagem e favorece a fala, ajudando a controlar a respiração.

2. Pular corda

Além de gastar muita energia, que facilita na hora do sono, pular corda é um grande treino de coordenação e psicomotricidade. O ato de pular estimula sua força, resistência, flexibilidade e equilíbrio.

Movimentar várias partes do corpo ao mesmo tempo é um desafio muito grande para quem ainda está se desenvolvendo fisicamente. Caso a criança ainda não tenha o desenvolvimento necessário para brincar de pular corda no modo tradicional, você pode adaptar a brincadeira estendendo a corda no chão e desafiando a criança a pular cada vez mais longe.

3. Jogos com bola

Aqui, a criatividade e a imaginação vão contar muito. A bola possibilita diversas atividades diferentes, como queimada, vôlei sem rede, batata quente, bobinho e basquete. Você também pode estimular a criatividade das crianças criando suas próprias brincadeiras.

A bola é um brinquedo muito versátil e pode ser usado nas brincadeiras com as crianças pequenas até as maiores. Inclusive, é possível brincar sozinho ou com um grupo de amigos.

4. Caça ao tesouro

Quer uma brincadeira que estimule o trabalho em equipe, que ensine a seguir orientações, desperte a paciência e mantenha a concentração? A caça ao tesouro é perfeita para estimular as crianças e distrair por um bom tempo.

Neste jogo, você pode escrever as pistas e estimular a leitura das crianças enquanto elas se divertem. Se não, aproveitar a sua criatividade e criar uma história enquanto a caçada acontece.

5. Guerra de água

Sol, calor e natureza. Para completar esse combo e garantir muitas risadas, que tal uma guerra de bexigas com água? Muitos benefícios podem vir dessa simples brincadeira, como o estímulo à coordenação motora, o raciocínio e a interação social.

Que tal estas ideias para aproveitar o dia lá fora com as crianças? Além de estimular o desenvolvimento, o brincar com os pequenos proporciona ótimas memórias afetivas, estreitando os laços de amor, carinho e confiança entre a família.

Incentive a criança a superar suas habilidades e explorar novas experiências. Ajude quando for necessário e compartilhe seus momentos de vitória e superação. Sem dúvidas, este dia de brincadeira ao ar livre será guardado e recordado com muito carinho. 

Gostou dessas dicas? Curta nossa página no Facebook e acompanhe os próximos conteúdos.

Tags: