Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Culpa materna: por que acontece e como lidar com esse sentimento?

21 de dezembro, 2022

por

Compartilhe:

Zelar e cuidar da vida de outro indivíduo é umas das tarefas mais responsáveis que um ser humano pode exercer, e por isso é comum que nos cobremos boas ações, bons sentimentos, uma dedicação exclusiva e muita força. É dentro desse contexto que, para grande parte das mães, aparece a culpa materna.

Essa é uma sensação que costuma ser vivenciada por muitas mães, sobretudo durante o puerpério. Porém, é importante saber identificar essa culpa, entender por que ela aparece e tentar amenizá-la ou mesmo eliminá-la por meio da compreensão. Afinal, às vezes exigimos perfeição de nós em momentos muito complexos. Saiba mais no conteúdo abaixo!

O que é a culpa materna e por que acontece?

Primeiramente, temos que aprender a diferença entre culpa e autocrítica. Às vezes, em diversas áreas de nossa vida exigimos a perfeição em nossos atos e, quando algo dá errado, nos criticamos e podemos até sentir vergonha de nós mesmos. Assim, queremos nos esconder do mundo para não errarmos outra vez. 

Já o sentimento de culpa vem quando temos a certeza de que fizemos algo de errado, mas estamos preocupados com os resultados de nossas ações e, por isso, queremos, de todas as formas, reparar o nosso erro.

Na maternidade isso pode acontecer em diversos momentos. Por exemplo, quando, devido à carga de trabalho e ao estresse a mãe grita com seu filho, ela acaba se preocupando com o bem-estar da criança e, nesse momento, tenta ter uma atitude de reparação por meio da comunicação não violenta.

Outro exemplo acontece principalmente quando a criança é bem pequena. Visualize essa situação: por dois segundos olhamos para o lado e a criança cai. Nos sentimos extremamente responsáveis por aquela queda e nos questionamos “por que fui olhar para o lado?”. A culpa se apresenta em situações como essas que, inclusive, não temos controle. 

Como lidar melhor com esse sentimento? 

A culpa materna é um sentimento comum, mas é possível lidar com essa sensação ou mesmo se livrar dela. Veja como!

Pratique o autoconhecimento

Se conhecer e saber os próprios limites é uma forma de lidar melhor com o sentimento de culpa quando ele aparece. O autoconhecimento nos ajuda a enxergar a realidade como ela é e a perceber que não temos controle de tudo, inclusive de nossos sentimentos. Porém, podemos filtrar a maneira como agimos diante de situações desafiadoras.

Não seja tão dura consigo mesma

Escreva em um papel “todo erro ou engano é um aprendizado”. Isso quer dizer que o engano que cometemos atualmente servirá como lição para o futuro, seja para você ou seu filho. Então tente lidar com os erros colocando-os no lugar de ensinamento e não de culpa.

Pare de se comparar

Antigamente, as mães se comparavam com as vizinhas, com as irmãs e colegas de trabalho. Hoje em dia nos comparamos com um mundo de pessoas, pois temos muitos perfis nas redes sociais que compartilham as suas experiências maternas.

Porém, lembre-se que aquele é um recorte da rotina, e há muito mais por trás daquilo que vemos. Além disso, cada maternidade acontece de uma maneira, cada filho é único e cada rotina exige de nós diferentes posturas.

Aceite ajuda

O momento pode ser complicado, principalmente durante o puerpério, mas aceite as ajudas que aparecerem. Às vezes, duas horas que você fica longe da criança para descansar e dormir já fazem com que você retorne com muito mais energia para os cuidados diários.

A culpa materna é um sentimento que, quando reconhecido, podemos ter atitudes que nos ajudarão a nos tornar melhores para nós mesmas e para os nossos filhos. Sendo assim, não se culpe pelo que você não tem controle ou não tem experiência — pois cada filho é diferente e cada fase pede de nós novos aprendizados!

Gostou deste nosso conteúdo? Então curta a nossa página no Facebook e continue acompanhando nossas postagens!

Tags: