Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Auxílio funeral: tire suas dúvidas sobre como funciona

16 de novembro, 2022

por

Compartilhe:

No momento da perda de uma pessoa querida, a última coisa com a qual queremos nos preocupar é com os gastos de serviços funerários. É por isso que contar com um bom auxílio funeral pode fazer a diferença.

Mas você sabia que o auxílio funeral é diferente de um plano funerário? Isso porque cada uma dessas propostas tem suas próprias características e atende a objetivos específicos.

O auxílio funeral traz a possibilidade de os familiares decidirem como preferem cuidar de todos os detalhes dos rituais pós-morte. É possível terceirizar a maioria das tarefas e burocracias ou fazer pessoalmente as escolhas e contratações.

Preparamos este artigo para explicar a você como funciona exatamente o auxílio funeral e os riscos de não aderir a esse serviço. Ainda, esclarecemos quem pode solicitar e de que maneira fazer a adesão da solução funerária. Acompanhe!

O que é auxílio funeral?

É um serviço cujo objetivo é cobrir as despesas funerárias. Por meio dele, os familiares do contratante recebem um valor previamente fixado, para arcar com os gastos de sepultamento, ornamentação, documentação, entre outros.

Existem algumas modalidades desse serviço, sendo que, em alguns casos, é um benefício concedido por direito a algumas famílias. Em geral, militares e servidores federais se enquadram nessa opção.

No entanto, o mais comum é que esse auxílio seja adquirido por meio de seguros ou outros tipos de contratos específicos.

Mas, afinal, como funciona esse serviço? É simples: a pessoa faz a contratação do auxílio funeral e, quando for necessário utilizá-lo, sua família ou as pessoas que forem designadas como beneficiárias recebem o valor previsto na proposta.

Essa quantia pode vir, também, em forma de reembolso. Portanto, todas as providências são tomadas primeiro e, depois, por meio da comprovação dos gastos por notas fiscais, o auxílio funeral cobre essas despesas, considerando o teto máximo acordado.

Qual a diferença entre auxílio funeral e assistência funeral?

No plano de assistência funerária, é feita a contratação de uma empresa que ficará responsável por todos os trâmites após a morte do contratante e de quem mais estiver incluso no contrato. Nesse sistema, quem escolhe os prestadores de serviço e seleciona alguns para ofertar como alternativa é essa empresa. Inclusive, é comum que os serviços sejam casados.

Por exemplo, a coroa de flores do tipo “x” que consta na proposta será fornecida pela floricultura da própria funerária. Desse modo, o contratante escolhe os serviços, porém dentro das opções apresentadas.

Já no caso do auxílio funeral, as contratações são feitas diretamente pelo beneficiário. É ele quem decide pelas melhores alternativas e negocia com os prestadores de serviço.

Essa liberdade de escolha permite que a família tenha total poder de decisão sobre as providências necessárias, para que as vontades e os desejos de quem partiu sejam atendidos da melhor forma.

O que o auxílio funeral cobre?

Todas as despesas funerárias comprovadas. Isso pode incluir desde gastos com velório, higienização do corpo, urna cinerária e sepultamento, até o pagamento de translado, ornamentos e homenagens.

No entanto, é preciso ressaltar que existe um limite para esses custos. A quantia que será paga aos beneficiários é determinada previamente, no momento da contratação do auxílio. Então, é necessário considerar essa cláusula na hora de decidir pelos serviços, pois, se o valor total passar do previsto, não será coberto pelo benefício.

Além do mais, caso a família opte por escolher uma empresa específica para lidar com todas as questões funerárias no momento da perda, mesmo que não tenha feito nenhum plano de assistência funerária, o pagamento pode ser feito com o auxílio funeral. Vale lembrar que a comprovação dessa prestação de serviços por meio de notas fiscais e recibos é obrigatória.

Quem pode solicitar e quem tem direito?

Existem algumas possibilidades para solicitar o auxílio funeral: a primeira delas é por meio da contratação do serviço. Para esses casos, é preciso escolher uma empresa que ofereça a opção, analisar as propostas oferecidas e os requisitos necessários para a adesão. Em geral, após contratar o auxílio, o contratante pagará parcelas em contrapartida ao benefício.

Por outro lado, existem situações que preveem o direito ao auxílio funeral. É o caso, por exemplo, dos familiares de servidores federais e de alguns municípios, além dos militares. Para esses beneficiários, a garantia do benefício está vinculada ao exercício da profissão.

Além disso, famílias de baixa renda ou pertencentes a programas sociais do governo podem solicitar o auxílio funeral em suas cidades, por meio dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). No entanto, é preciso esclarecer que cada município tem suas regras para o enquadramento da família e para a liberação do benefício.

Por que o auxílio funeral é importante e quais os riscos de não solicitar?

Dentro de um planejamento financeiro, sucessório e de vida, contar com um auxílio funeral possibilita minimizar as preocupações com o momento da morte. Essa opção é uma maneira de garantir que as pessoas que amamos tenham uma reserva financeira na hora de nossa partida, além de permitir que nossas escolhas sejam respeitadas.

Do contrário, quando não há nenhum tipo de providência em relação ao pós-morte, as famílias, além de fragilizadas pela dor da perda, podem enfrentar dificuldades para lidar com as despesas funerárias. Muitas fazem empréstimos e entram em dívidas para conseguir oferecer uma despedida minimamente digna aos seus entes.

No mais, é possível que os desejos de quem faleceu não sejam atendidos. Por exemplo, se a pessoa sinalizou em vida que gostaria de ser sepultada, porém a opção mais viável e econômica for outra, os familiares tendem a optar pelo serviço que podem pagar.

Como solicitar?

Nos casos em que o auxílio funeral é direito da família, é preciso acionar a própria instituição fornecedora e se informar sobre a documentação necessária para receber o valor. É referente a beneficiários de militares e servidores federais ou de alguns municípios.

Aliás, é sempre bom verificar junto ao empregador — público ou privado — se há algum benefício ao qual os familiares têm direito, nos casos de falecimento. Muitas empresas têm seguros de vida coletivos, por exemplo, que contemplam uma cláusula adicional para auxílio funeral.

Já as famílias de baixa renda devem procurar o serviço de assistência social de seu município e se informar sobre os critérios para receber o amparo financeiro.

Por fim, para quem não se enquadra em nenhuma das opções anteriores, existe a possibilidade de contratar o auxílio funeral por meio de seguros de vida ou por propostas que incluam o serviço.

Uma boa opção para quem quer contar com essa garantia financeira é adquirir o cartão de TODOS. Ao aderir a esse cartão, o titular tem direito a descontos em saúde, lazer e educação, além de outros benefícios, como o auxílio funeral por meio de reembolso.

Cabe ressaltar que existem alguns requisitos para a liberação do valor previsto na adesão e que é essencial analisar a proposta para ficar ciente de todas as coberturas e particularidades do serviço.

Quer saber como funciona o auxílio funeral pelo cartão de TODOS? Então aproveite para ler, na íntegra, todas as informações sobre esse benefício!

Tags: