Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Sedentarismo infantil: fique por dentro dos perigos e como evitá-lo

10 de outubro, 2022

por

Compartilhe:

Para quem cresceu em casas com grandes quintais e diante de muitas brincadeiras de rua, é difícil imaginar casos de sedentarismo infantil. Contudo, infelizmente, o número de crianças sedentárias aumenta a cada ano, causando grande preocupação nos profissionais de saúde e nos pais.

Isso porque se movimentar é essencial para a saúde de todos, mas para crianças e adolescentes a ação está diretamente ligada ao seu desenvolvimento e crescimento. Não está familiarizado com o tema? Não se preocupe! Vem com a gente que este artigo tira todas as suas dúvidas sobre o sedentarismo infantil.

O que é sedentarismo infantil?

Derivado do latim sedentarius, que significa “sentado”, o sedentarismo é caracterizado pela falta de exercícios físicos regulares e por longos períodos de pouca movimentação. Nesse contexto, o sedentarismo infantil envolve crianças e tem aumentado nos últimos anos, causando grande preocupação em relação à saúde atual e futura dos pequenos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma criança pode ser considerada sedentária se realizar menos de sessenta minutos de atividade física por dia. O movimento durante a infância é essencial para o desenvolvimento psicomotor, permitindo que ela descubra o mundo, influenciando o desenvolvimento intelectual e psicossocial.

Quais as causas mais comuns?

O constante contato e o acesso fácil à tecnologia leva muitas crianças a deixarem de se movimentar ao brincar ou realizar exercícios divertidos. A falta de incentivo dos pais e responsáveis que também não praticam atividades físicas são fatores determinantes no desinteresse da garotada.

Além disso, a saúde mental pode levar ao sedentarismo porque a falta de atividades físicas atrapalha o desenvolvimento motor. Assim, a criança se torna cada mais sedentária por se sentir incapaz de participar de atividades que exijam habilidades físicas.

A puberdade é outro fator fisiológico que pode levar ao sedentarismo, pois, quanto mais a criança cresce, menos ela se sente atraída por determinadas atividades.

Fatores socioculturais também precisam ser analisados, como a indisponibilidade dos pais e a mudança ocorrida nas brincadeiras e no modo de se divertir. Indo além, o pouco espaço de casas e apartamentos limitam as áreas onde a criança pode se soltar.

Quais os perigos do sedentarismo infantil?

Assim como nos adultos, a falta de exercícios físicos regulares também prejudica a saúde física e mental das crianças, visto que atinge diretamente a qualidade de vida. Entre os problemas que o sedentarismo infantil pode causar, os principais riscos são apresentados a seguir.

Obesidade

É bastante comum que ao ficar em frente da televisão, do computador, celular ou videogame, a criança tenha como companhia guloseimas nada saudáveis, ricas em gorduras, sais e açúcares. São exemplos os salgadinhos, os refrigerantes, as bolachas e os biscoitos recheados. 

A má alimentação leve à obesidade e interfere na ingestão de nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento saudável. Sem as vitaminas necessárias, a criança se torna cada dia mais apática devido à falta de energia.

Má qualidade do sono

O uso frequente das telas coloridas dificulta o adormecer. A luminosidade e a interatividade são os grandes vilões do sono. Isso porque o cérebro precisa de um tempo para ficar progressivamente mais lento até que o sono se instale, ou seja, para se desligar.

Atividades interativas fazem com que o cérebro desperte. E se essas atividades são feitas antes de dormir, ele terá grandes dificuldades para entender que é hora de descansar. A luminosidade das telas confunde o cérebro, pois a luz solar é seu estímulo para ficar desperto, enquanto a luz dos aparelhos celulares se assemelha a ela.

Essa confusão entre o dia e a noite gerada pela exposição das luzes do celular inibe a liberação da melatonina que acontece durante o anoitecer.

Queda no rendimento

A falta de atividades resulta na estagnação do desenvolvimento psicossocial, atrapalhando a autoconfiança da criança e suas habilidades sociais, levando a um desempenho acadêmico muito menor do que o adequado.

Fraqueza muscular

Sem os estímulos necessários para se desenvolverem, os músculos e as articulações se tornam cada dia mais fracos, causando dor e podendo levar a consequências sérias no futuro, como osteoporose e fibromialgia.

Por isso, brincar e se movimentar são hábitos importantes para o desenvolvimento físico e motor dos pequenos, pois é durante a brincadeira que o corpo aprende.

Como evitar o sedentarismo infantil?

É muito importante ter atenção à qualidade de vida que a criança está levando, para que ela tenha uma infância saudável e se torne um adulto com menos chances de desenvolver doenças. As mais comuns são pressão alta, problemas de circulação, diabetes, obesidade e depressão.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar você a tirar a criançada do sofá. Confira a seguir!

Procure uma atividade física de acordo com a idade da criança

Cada fase da vida possibilita novas descobertas e, com isso, novos interesses se despertam. Busque por atividades de interesse da criança. É muito importante que ela se sinta envolvida para que não perca o interesse.

Incentive o movimento com criatividade

Não é necessariamente preciso sair de casa para que a criança possa se movimentar. Mesmo em espaços pequenos você pode incentivar a movimentação da criançada com atividades lúdicas ou desafiadoras. Contudo, lembre-se de respeitar a fase de desenvolvimento em que o pequeno se encontra.

Imponha limites para o uso de eletrônicos

Crie uma rotina diária separando horários específicos para cada atividade: estudos, brincadeiras, alimentação, uso de eletrônicos (televisão, celular, videogames) e hora de dormir. Impor limites é um modo de auxiliar a criança a aproveitar melhor o dia, sem deixar nenhuma atividade de lado. 

Qual a importância de levar a criança ao médico para fazer exames?

Como sabemos, prevenir é melhor que remediar. Na correria do dia a dia podemos não perceber certas mudanças no comportamento dos pequenos e alguns fatores acabam passando desapercebidos. Realizar consultas e exames com regularidade é importante para ter a certeza que o desenvolvimento da criança está adequado à sua idade.

Concluindo, consultas de rotina auxiliam no diagnóstico precoce de doenças e distúrbios, além do sedentarismo infantil, e ajudam no tratamento antecipado, se for necessário. Por isso, é fundamental ter esse cuidado de levar toda a família para fazer o check-up médico.

E você, o que faz para manter as crianças ativas? Compartilha com a gente suas experiências deixando seu comentário!

Tags: