Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Volta às aulas: você está preparado para a rotina de estudos?

7 de agosto, 2021

por

Compartilhe:

Após meses, a volta às aulas aconteceu no dia dois de agosto. Escolas públicas e privadas poderão voltar gradativamente, ao longo deste mês, suas atividades presenciais – até então interrompidas pelas circunstâncias de isolamento causadas pela COVID-19.

Estados e municípios poderão retornar às aulas presenciais com até 100% da sua capacidade. Instituições de ensino superior também estão inclusas na retomada para o “Novo Normal”.

Nesse momento de transição para a volta das atividades pode ser um tanto quanto complexo conseguir se organizar, depois de um período tão longo de isolamento.

Mas, nem tudo está perdido e é por isso que estamos aqui! Nesse artigo você vai compreender como se “rearranjar” para arrasar nos estudos e mandar a ver nas suas aulas, fique com a gente.

Dicas para arrasar na volta às aulas

volta-as-aulas-acontecera-em-agosto

  • Prepare o que você precisará levar

Apesar do retorno às aulas presenciais ser uma realidade, uma série de medidas serão diferentes da rotina a qual você estava acostumado.

Itens como máscara e álcool em gel (70%) são requisitos obrigatórios para você manter na sua bolsa e se precaver contra qualquer possibilidade de contágio.

Nessa retomada esses recursos são como o seu “guarda-chuva” nos momentos de tempestade. Máscaras como N95 e PFF2 são as mais eficientes quando se trata de proteção contra o vírus.

Se possível, leve também sua própria garrafinha de água e um kit para você se alimentar com seus utensílios de casa, como mais uma forma de evitar a transmissão da doença.

Além disso, é sempre importante manter o distanciamento social no ambiente escolar, como em filas ou no intervalo para refeição.

  • Adeque-se para a retomada

A rotina vai ser diferente, e por conta dos longos meses que presenciamos o isolamento nossos hábitos – até então rotineiros, podem ter se desprendido de nós – o que é normal… mas para “sofrer” menos nessa retomada gradual é fundamental que você se prepare para o que virá pela frente.

Se está acostumado a dormir tarde, comece se desligando mais cedo do seu celular ou de informações que podem te deixar acelerado. Leia um livro – que além de expandir seus conhecimentos, reduz seus níveis de ansiedade – faça exercícios em casa e invista em alguns minutos de meditação.

Assim, quando tudo começar de vez, o seu organismo estará pronto para todas as mudanças que vierem.

  • Estabeleça quais serão suas metas para o ano

O que você planeja para seu ano letivo?

Quer ir bem nos principais vestibulares do país ou se estruturar para que suas notas sejam melhores? Essa definição é crucial para você ter claro para si mesmo suas pretensões futuras que te ajudarão a se manter focado em seus objetivos.

Como diria o gato de Alice no País das Maravilhas: “Se você não sabe onde ir, qualquer caminho serve.”

  • Mantenha a calma interior

É verdade, vivemos um momento excepcional que talvez demore mais de 50 ou 100 anos para se repetir. (Se todo mundo se vacinar)

A pandemia agravou em mais de 90% o índice de estresse, ansiedade e depressão. em toda a sociedade, segundo um estudo da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), principalmente, quando nos referimos ao Brasil – que já detém o título de país mais ansioso do planeta.

Então nesse início de novo ciclo tenha paciência com você mesmo e junto do tópico acima trace metas realistas para o seu aprendizado e ambições profissionais, já que estamos presenciando um período atípico de nossas vidas.

A volta às aulas gradual será desafiadora e exige seus cuidados, assim como a nova realidade que todos teremos que vivenciar, mas, aos poucos, estaremos prontos para enfrentá-la.

Gostou desse conteúdo? No Blog da PreparaTODOS você encontra muito mais! 

Tags: