Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Sem categoria 7 de setembro de 2021

Vai estudar para concurso? Veja 4 dicas para criar uma boa rotina de estudos

Está pensando em começar a estudar para concurso? Saiba que essa é uma ótima ideia e pode trazer muitos benefícios para o seu desenvolvimento de carreira. No entanto, para garantir que você alcance os seus objetivos, é importante apostar em um plano eficiente. Antes de dar início aos preparativos, tire um tempo para montar um […]

Está pensando em começar a estudar para concurso? Saiba que essa é uma ótima ideia e pode trazer muitos benefícios para o seu desenvolvimento de carreira. No entanto, para garantir que você alcance os seus objetivos, é importante apostar em um plano eficiente.

Antes de dar início aos preparativos, tire um tempo para montar um plano de estudos. Essa é uma estratégia e tanto para melhorar a produtividade e absorver melhor os conteúdos ao longo da rotina.

Inclusive, para garantir que o plano de estudos dê certo, é preciso criar e se adaptar a uma rotina produtiva, dando um passo de cada vez para alcançar a meta final. Quer saber como fazer isso, na prática? Então, acompanhe este post e fique por dentro de 4 ótimas dicas!

Como começar a estudar para concurso?

Para começar a estudar para um concurso é preciso, primeiramente, saber quais assuntos devem ser vistos e revisados. Desse modo, comece com uma leitura bem atenta do edital e confira o conteúdo programático da prova de seleção.

Com base nesses temas que podem cair no seu exame, é possível fazer um planejamento, organizando o que estudar em cada dia. Para isso, é preciso também calcular quantos dias você tem até a data da prova.

A partir desses dados, você pode montar um cronograma de estudos. Aqui, a ideia é definir o que vai ser estudado a cada dia, e por quanto tempo, a fim de criar uma rotina consistente e aproveitar melhor o tempo de preparação para o concurso.

Qual é a importância de criar uma rotina de estudos?

Criar uma rotina de estudos é importante para distribuir as disciplinas que você precisa aprender de uma maneira mais equilibrada. Assim, é possível ter contato com uma grande quantidade de conteúdos, sem se sobrecarregar ou se estressar.

Para quem concilia trabalho e estudo, ter uma rotina de estudos é ainda mais vantajoso. Afinal, é um recurso útil para organizar adequadamente o seu dia a dia e fazer uma melhor gestão de tempo, separando os momentos ideias para focar cada meta relacionada ao desenvolvimento profissional, acadêmico, pessoal e social.

Outro motivo pelo qual é importante criar uma rotina de estudos é o fato de que o aprendizado, para ser consolidado, precisa ser gradual. Desse modo, de nada adianta estudar um pouco em um dia e nunca mais revisar o mesmo conteúdo. Essa prática faz com que você rapidamente se esqueça de tudo o que aprendeu.

No entanto, ao ter uma rotina contínua, estudando um pouco a cada dia, é possível garantir que os conteúdos vistos sejam memorizados com mais facilidade. Assim, o aprendizado pode ser, de fato, consolidado.

Como criar essa rotina?

Sabendo a importância de estudar aos poucos a cada dia para se preparar de uma maneira mais estratégica para um concurso, chegou a hora de entender o que fazer para criar essa rotina. A seguir, confira 4 dicas fundamentais para estudar em casa e colocar o plano em prática!

1. Escolha do ambiente adequado

Ter um cantinho de estudos faz toda a diferença no seu aprendizado, sabia disso? Um ambiente adequado para a concentração contribui muito para o aumento do foco, da absorção do conteúdo e da produtividade.

Desse modo, por mais que você não tenha muito tempo para se dedicar, cada minuto passa a valer a pena, pois é possível aproveitar melhor o período de estudos e aumentar o seu rendimento.

Para garantir que o ambiente seja favorável aos estudos, observe se a iluminação do espaço é boa, cheque se não existem muitas interferências que ajudam a se distrair e confira se o lugar não tem muitos barulhos.

Além disso, é fundamental que você se sinta confortável no período de estudos. Sendo assim, encontre uma mesa e uma cadeira com alturas adequadas para o seu corpo. Essa medida é essencial para evitar dores nas costas ou problemas articulares.

2. Defina os horários de estudo

É importante, para a sua rotina de estudos, que você tenha horários bem definidos. Assim, você consegue entender melhor o que precisa aprender. Afinal, vai ter todos os recursos necessários para estipular quais disciplinas devem ser estudadas a cada dia, e isso ajuda muito a aumentar o foco em cada bloco de estudos.

Isso sem contar que, de início, é difícil manter a concentração. Por isso, é preciso repetir os mesmos horários de estudo para que o seu corpo e a sua mente se acostumem com essa tarefa, criando uma rotina.

3. Crie um planejamento

Lembra-se do plano de estudos? Ele é essencial em cada etapa da sua rotina de estudos. Afinal, é preciso revisá-lo frequentemente, para que se adapte cada vez mais ao seu dia a dia, da maneira mais prática possível.

Uma dica é fazer um planejamento semanal. Assim, é possível se programar de forma mais realista, por definir um período curto. Portanto, com base no seu plano de estudos geral, organize as disciplinas para estudar no prazo de 7 dias e organize-se para ver esses assuntos nos horários definidos anteriormente.

Essa prática é fundamental para se adaptar aos imprevistos que podem ocorrer. Por exemplo, suponha que você fez um planejamento mensal, mas recebeu uma notificação de que vai ficar alguns dias sem internet por conta de uma manutenção na rede. O que fazer para driblar esse problema?

Com um planejamento baseado em um período menor, é possível ter ideia de como será a sua semana, adaptar-se melhor aos compromissos dos próximos dias e não deixar que os imprevistos interfiram na sua rotina de estudos.

4. Informe-se sobre os editais

A leitura do edital é um dos primeiros passos da preparação para concurso. É nesse documento que estão todas as informações que você vai precisar saber para ter ideia do que vai encarar na prova.

Por esse motivo, uma conduta muito importante é conferir frequentemente o documento para não perder nenhuma atualização. Continue sempre se informando sobre as novidades que podem surgir com relação ao edital, como datas, locais de prova, divulgação dos resultados, entre outras.

Agora que você já sabe como estudar para concurso criando uma rotina de acordo com os seus horários disponíveis, comece a colocar em prática essas dicas. Desse modo, é possível garantir toda a preparação necessária para conseguir a vaga dos seus sonhos e ir em busca do sucesso profissional.

Este post inspirou você a começar a estudar? Então, veja também como driblar a falta de concentração. Confira 7 dicas de como ter mais disciplina nos estudos!

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?