Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Quer mudar de profissão? 3 dicas para realizar essa transição

10 de setembro, 2021

por

Compartilhe:

Você está feliz com a área em que atua? São vários motivos que podem fazer com que uma pessoa sinta o desejo de mudar de profissão. Além disso, vale a pena ressaltar que esse é um processo natural, pelo qual muitos profissionais passam ao longo da carreira, e não é motivo de vergonha mudar de ideia mesmo depois de muitos anos trabalhando em uma mesma área.

No entanto, antes de tomar qualquer decisão, é interessante analisar as suas oportunidades e se preparar para trocar de carreira. Assim, você pode se certificar de que realizará essa transição de maneira segura, contribuindo para que se sinta mais confiante, mantenha a saúde financeira e foque os novos rumos profissionais.

Que tal algumas dicas para ter sucesso no processo de mudança de profissão? Acompanhe este post e veja 3 atitudes que fazem a diferença na transição de carreira!

Fatores para a mudança de profissão

Antes de começar a se preparar para a transição de carreira, é importante entender quais são os motivos que levaram você a tomar essa decisão. Diversos fatores podem influenciar a insatisfação com a profissão atual, e analisá-los é necessário para acertar na escolha de uma nova perspectiva profissional.

A seguir, confira os fatores que mais fazem com que uma pessoa decida mudar de profissão!

Empregabilidade

Algumas áreas de atuação apresentam mais oportunidades de emprego e se mostram como mais vantajosas para muitas pessoas. Se o nicho em que você trabalha atualmente não oferece tantas vagas atraentes ou não combina com os seus objetivos profissionais, apostar na mudança e investir em um mercado com maior empregabilidade é uma ótima ideia.

Insatisfação com o trabalho

Esse é um dos motivos mais clássicos que proporcionam iniciativas de mudança de profissão. Sentir-se infeliz com o trabalho é algo muito sério e pode impactar diretamente o seu bem-estar e a sua saúde mental.

Por isso, é importante ir em busca de novas áreas de atuação e vagas de emprego que possam trazer a realização pessoal, a oportunidade de crescimento profissional e, é claro, a satisfação com a rotina de trabalho.

Remuneração

O salário é outro ponto que influencia muito a escolha da carreira. Apostar em áreas que oferecem um bom retorno financeiro ajuda também a melhorar a qualidade de vida e o planejamento para os próximos anos, além de reforçar a satisfação com o emprego e diminuir várias fontes de estresse.

3 passos essenciais para mudar de profissão

Se você se identifica com um ou mais fatores para a mudança de profissão, vale a pena começar a se preparar para uma transição de carreira. O ideal é se planejar adequadamente para ter mais segurança nesse processo e garantir que seja o mais tranquilo possível.

Veja 3 dicas que vão ajudar você a dar os primeiros passos em busca de novos caminhos profissionais!

1. Faça capacitações

A educação é a chave para o sucesso profissional. Buscar conhecimento em cursos, palestras e, inclusive, uma faculdade vai ajudar você a encontrar melhores oportunidades em novas áreas.

Isso sem contar que as capacitações profissionais permitem incrementar o seu currículo e fazer uma boa apresentação na nova área. Isso garante melhores oportunidades de emprego e mais domínio sobre o assunto.

Por esse motivo, a capacitação profissional deve estar presente no seu plano. Confira os cursos disponíveis na área e informações como a duração. Assim, é possível também mensurar em quanto tempo você consegue adentrar uma nova área do mercado e trabalhar com o que chama a sua atenção.

2. Analise a nova área

Lembra dos fatores que acabamos de analisar? É preciso que eles sejam levados em consideração na hora de escolher uma nova área de atuação, para não correr o perigo de enfrentá-los também na próxima carreira.

Para isso, é indispensável fazer uma reflexão sobre as principais vantagens e desvantagens da nova área que despertou o seu interesse. Analisar fatores como oportunidades no mercado de trabalho, empregabilidade, nível técnico e de conhecimento é importante para melhorar a preparação e ter segurança de que está fazendo uma boa escolha.

3. Invista no networking com pessoas da área

Ter contato com pessoas da nova área de interesse é outro passo importante. Afinal, a criação de um networking é valiosa para o sucesso na vida profissional, e isso não seria diferente durante o período de transição de carreira.

Tenha em mente que você entrará em um espaço novo. No entanto, esse processo não precisa ser solitário. Contar com uma rede de apoio, principalmente no mesmo meio profissional, vai ajudar a aproveitar as boas oportunidades, conseguir indicações e, ainda, ter novas perspectivas sobre a nova área.

A criação de um networking pode ser feita em eventos relacionados ao nicho de atuação, cursos, contatos com pessoas conhecidas e, inclusive, por meio das redes sociais, especialmente aquelas com foco profissional.

Ou seja, oportunidade é o que não falta para que você conheça mais pessoas com interesses em comum, que podem fazer parte de uma rede de suporte mútuo na área profissional.

Importância de se ter uma boa estratégia para a mudança de área

Uma boa estratégia é a chave para reduzir riscos. Por mais que a mudança de profissão seja importante para a sua satisfação pessoal e profissional, é preciso ter em mente que essa transição pode trazer consequências.

Por exemplo, pode ser necessário que você fique um tempo sem trabalhar para investir nos cursos de capacitação profissional ou até que encontre um emprego na nova área. Ao se preparar com uma reserva financeira, há a oportunidade de passar por essa fase sem comprometer o seu orçamento familiar com dívidas ou demais transtornos.

Além disso, uma boa estratégia na hora de trocar de profissão vai garantir que você consiga identificar as melhores oportunidades e apostar no desenvolvimento de carreira. Isso aumenta as chances de conquistar melhores salários, jornadas de trabalho mais confortáveis e, é claro, satisfação profissional.

Por esse motivo, capriche no planejamento e esteja sempre disponível para fazer ajustes nas estratégias, de modo que a sua segurança e os seus objetivos profissionais sejam priorizados ao mesmo tempo.

Como visto, mudar de profissão é um processo que precisa de muito cuidado e estratégia. Além disso, uma dose extra de paciência vai ser necessária para alcançar os seus objetivos. Que tal começar agora mesmo? Aproveite os cursos profissionalizantes do PreparaTODOS para dar os primeiros passos rumo a um novo caminho de sucesso.

Gostou do conteúdo? Então, continue lendo sobre o assunto. Veja também o nosso post com 5 dicas incríveis que vão ajudar você a planejar uma mudança de carreira estratégica!

Tags: