Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Olimpíadas: O maior evento esportivo do planeta começa nesta sexta (23)

23 de julho, 2021

por

Compartilhe:

As Olimpíadas foram adiadas em 2020 e, finalmente, acontecerão em julho de 2021. Depois de muita espera e treinamento, os atletas começaram sua trajetória olímpica nesta sexta-feira. 

Mais de 11 mil esportistas de 204 países participarão dos Jogos Olímpicos de Verão.

Somadas todas essas nações, totalizam mais de 10 mil medalhas na história olímpica moderna.

Por que as Olimpíadas têm esse nome?

Os primeiros registros sobre os Jogos Olímpicos datam de 776 a.C. na Grécia Antiga. Nesse período que o nome como o conhecemos hoje se popularizou. 

Iftos, rei de Illia, se aliou ao monarca Licurgo, de Esparta, e ao rei de Pissa que era Clístenes. Essa união foi feita no Templo de Hera, que adivinhem?  Era localizado em Olímpia, na Grécia, daí o surgimento do termo “Olimpíadas”.

A aliança instituiu um período de paz “sagrado” durante a realização dos jogos que aconteceriam a cada quatro anos. O evento já tinha grande prestígio entre os participantes, fazendo os rivais deixarem suas desavenças de lado para poderem competir.

Na história, Coroebus — um cozinheiro — foi o primeiro atleta olímpico a ir ao pódio disputando uma corrida de 200 m.

Assim, todo grego que fosse cidadão livre e não tivesse cometido crimes poderia participar das Olimpíadas.

Barão de Coubertin: O Revolucionário das Olimpíadas como conhecemos hoje

Apesar de naquela época os jogos acontecerem a cada quatro anos. A Grécia foi invadida pelos romanos em 456 a.C. e isso fez com que o evento deixasse de existir por mais de 1500 anos.

Até que Pierre de Frédy, conhecido como Barão de Coubertin propôs uma nova idealização do sistema educacional francês. Apresentando na Universidade de Sorbonne seu estudo “Os Exercícios Físicos do Mundo Moderno”, mas sofreu grande retaliação dos docentes e deixou de lado sua proposta para aquilo que se tornariam as Olimpíadas Modernas.

Dois anos mais tarde, apresentou na mesma universidade de Paris, seu estudo para delegados de 13 países e a Grécia aceitou realizar a primeira Olimpíada da História Moderna que aconteceria em Atenas com delegações de 14 nações disputando nove modalidades esportivas.

Olimpíada 2021

A Olimpíada de Verão de 2020 acontecerá de 23 de julho a  8 de agosto de 2021 — elas foram adiadas pelas condições excepcionais causadas pela pandemia de COVID-19 — será realizada em Tóquio, no Japão.

O evento foi suspenso pela quarta vez em toda sua história, isso havia acontecido apenas durante o período da Primeira e Segunda Guerra Mundial.

Serão mais de 33 modalidades esportivas — contando com a primeira realização de desportos como surfe, skate, karatê e escalada esportiva — beisebol e softbol agora voltam ao quadro de esportes depois de 13 anos.

O Comitê Organizador de Tóquio 2020 usou mais de 78 toneladas de  componentes eletrônicos reciclados — como computadores e celulares — para produzir as mais de 5 mil medalhas de ouro, prata e bronze que serão distribuídas durante as Olimpíadas 2021.

Após obter o recorde de medalhas nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio, o Brasil busca se manter nas primeiras colocações de total de pódios conquistados, no ano em análise foram 19 triunfos.

Jogos Paralímpicos

Os Jogos Paralímpicos acontecem sucessivamente as Olimpíadas, de 24 de agosto a 5 de setembro.

Nesta edição, serão mais de 4 mil esportistas disputando as competições em Tóquio, são 22 modalidades entre desportos individuais e coletivos.

6 curiosidades sobre os jogos olímpicos

 – O símbolo olímpico que é caracterizado pelos arcos entrelaçados, representam os cinco continentes do globo. 

simbolo-das-olimpiadas-cinco-continentes

Azul: Europa
Preto: África
Vermelho: América
Amarelo: Ásia
Verde: Oceania

 – O Brasil, em 2016, sediou a primeira Olimpíada da América Latina.

 – Nosso país já soma 129 medalhas em toda a história das Olimpíadas Modernas.

 – 73 países nunca obtiveram medalha na história das Olimpíadas, a maior parte deles se concentra no continente africano (27 nações no total).

 – O primeiro mascote dos esportes olímpicos foi o cão Waldi, visto em 1972, nas Olimpíadas de Munique.

waldi-primeiro-mascote-olimpiadas-munique

Waldi, o cão da raça salsicha nas Olimpíadas de Munique, em 1972.(Reprodução: El País) 

 – As mulheres puderam participar dos Jogos Olímpicos apenas em 1900, nas Olimpíadas de Paris.Apesar disso, elas ainda não recebiam medalhas, apenas certificados de participação.

Gostou desse conteúdo? No Blog da PreparaTODOS tem muito mais!

Tags: