Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Grávida pode tomar vacina? Veja quais cuidados tomar

19 de outubro, 2022

por

Compartilhe:

Muita gente fica em dúvida se a mulher grávida pode tomar vacina ou não. Afinal, durante a gestação é preciso ter um cuidado extra com a saúde. Sem falar da crença que as vacinas poderiam deixar a pessoa doente, o que não é verdade.

De toda forma, devemos lembrar que tudo aquilo que acontece com o organismo da mulher pode afetar o bebê. Por isso, é fundamental saber como funciona o esquema de vacinação das gestantes para não correr nenhum risco.

Preparamos este conteúdo para você descobrir se a gestante pode ou não tomar vacinas e quais cuidados devem ser tomados. Confira!

Grávidas podem tomar vacina?

A resposta é sim, a mulher grávida pode tomar vacina, aliás, não só pode como deve. A vacinação é muito importante para proteger tanto a gestante quando o bebê, pois durante a gestação o organismo fica mais sujeito a infecções, já que o sistema imunológico passa por mudanças.

Algumas doenças da mãe comprometem a saúde do feto. Dependendo do problema, existe o risco de malformações, aborto, parto prematuro ou até morte fetal. Por isso, as vacinas fazem parte do pré-natal.

O que o Ministério da Saúde diz sobre vacinação em grávidas?

O Ministério da Saúde reforça que a mulher grávida pode tomar vacina quando o imunizante não tem potencial para oferecer risco para ela ou o bebê.

As vacinas são desenvolvidas de diferentes formas e, dependendo do método utilizado, o imunizante não é recomendado para gestantes. É o que acontece com aqueles que contêm a bactéria ou o vírus enfraquecido, mas vivo.

Existe também um esquema de vacinação para as mulheres gestantes. Assim, as vacinas devem ser tomadas em momentos específicos da gravidez e considerando a imunização recebida pela mulher durante a infância e a adolescência.

Quais os cuidados a serem tomados?

A gestante pode tomar vacina observando alguns cuidados especiais para evitar riscos. Veja a seguir.

Confira quais vacinas são permitidas

Vários imunizantes são seguros para a gestante e alguns indispensáveis para proteger o bebê durante e após o parto, por isso fazem parte do calendário de vacinação da mulher grávida. Algumas vacinas seguras durante a gravidez são:

  • influenza;
  • hepatite A e B;
  • Covid-19;
  • pneumocócica;
  • meningocócicas;
  • febre amarela.

Saiba quais vacinas devem ser evitadas

Como explicamos, devem ser evitadas as vacinas que contêm o vírus ou a bactéria enfraquecida. Vale ressaltar que alguns laboratórios desenvolvem a vacina contra Covid-19 usando essa técnica. Por isso, para gestantes, o Ministério da Saúde recomenda imunizantes produzidos com outros métodos, como da Pfizer e Coronavac.

Quanto às demais vacinas, devem ser evitadas:

  • dengue;
  • HPV;
  • catapora;
  • tríplice viral.

Fortaleça o seu sistema imunológico

A função das vacinas é fazer com que o organismo tenha contato com um agente patógeno de uma forma segura, pode ser um pedacinho do vírus ou da bactéria. O sistema imunológico identifica essa invasão e cria defesas contra ela. Assim, se houver exposição ao vírus ou bactéria de verdade, ele já saberá como agir.

Por isso, quando a gestante for tomar uma vacina, é importante que adote medidas para fortalecer o sistema imunológico, como pela alimentação e orientação nutricional. Dessa forma, o organismo responde mais rápido e cria defesas eficazes, com menos efeitos colaterais.

Qual a importância de seguir as orientações médicas?

Existe um calendário de vacinação dizendo quais vacinas as crianças devem tomar no primeiro ano de vida. Com as gestantes acontece assim também. A imunização deve acontecer no melhor momento da gestação para promover uma proteção eficaz e segura.

Por isso é tão importante seguir as orientações médicas. Dessa forma, a gestante será imunizada no momento certo e receberá instruções sobre as vacinas que pode ou não tomar.

Além disso, o médico considera as necessidades e características de cada organismo e da gestação. Então, define o que é seguro para cada mulher e as medidas que devem ser adotadas para evitar problemas.

Então, concluímos que a grávida pode tomar vacina, porém com algumas ressalvas. É fundamental o acompanhamento obstétrico para receber os imunizantes na idade gestacional adequada e conforme a imunização recebida ao longo da vida, a fim de que não haja nenhum risco.

Você sabia sobre esses cuidados com a vacinação de gestantes? Compartilhe o post para que mais pessoas também fiquem sabendo dessas informações!

Tags: