Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Foco na missão: 5 dicas para aprimorar a concentração!

1 de julho, 2021

por

Compartilhe:

Não, não é só você que tem dificuldade de se concentrar. 

Na verdade, os cientistas chegaram à conclusão de que o nosso cérebro é programado para manter a alternância do foco. Nossa faixa de concentração varia entre 10 e 18 minutos – daí o sucesso que as palestras do modelo TEDx fizeram com o público.

Nos últimos tempos, porém, esse tempo parece ter diminuído, em especial, por conta do uso de aparelhos eletrônicos. Quantas vezes você interrompe o que está fazendo para olhar o celular?

Sabendo disso, é importante que a gente consiga desenvolver estratégias para aprimorar a concentração. Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a aproveitar melhor o tempo de estudos:

Id-Visual-v2-CTA---Blog

  • Desligue o celular

Na verdade, afaste-se de todos os ladrões de comunicação. Se você usa o celular ou o computador para estudar, antes de começar, faça o logoff dos aplicativos de rede social e desative as notificações. 

  • Organize-se

A organização é a alma do sucesso. Estabeleça uma rotina de atividades, faça listas com as suas demandas e arrume o seu local de estudos. Além disso, antes de começar, pegue todos os materiais que vai precisar – levantar várias vezes para buscar o que falta pode fazer com que você se distraia.

  • Saiba dizer não

O seu horário de estudos é uma prioridade. Por isso, se aparecer alguma demanda (que não seja urgente) ou alguém pedindo algum favor, saiba dizer não. Com jeitinho e educação, explique que você não pode ser interrompido naquele momento.

  • Escreva o que te angustia

Muitas vezes, a falta de foco está ligada a um padrão de ansiedade. Como temos muitas coisas para fazer, ficamos com a mente “ligada no 220v”, 24 horas por dia, tentando dar conta de lembrar de todas as tarefas que temos que concluir.

Colocar essas demandas, ou mesmo problemas, no papel pode ajudar a organizar as ideias e trazer mais calma para o nosso cérebro. 

  • Faça intervalos

O cansaço é uma das vias mais rápidas de acesso à falta de concentração. Quando estamos esgotados, ficamos com o raciocínio mais lento e com pouquíssimo foco. 

Tire momentos de descanso para arejar a mente. Pode não parecer, mas isso trará mais produtividade à sua rotina.

A educação transforma. Acesse o Blog da PreparaTODOS.

Tags: