Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Fez o ENCCEJA? Descubra como pedir a sua certificação

13 de julho, 2021

por

Compartilhe:

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA é uma prova voltada àqueles que, por alguma razão, não conseguiram concluir o ensino fundamental e/ou médio e precisam obter esse certificado.

Em 2021, o exame será aplicado em agosto (depois do adiamento feito pelo INEP em função da pandemia da Covid-19) e teve suas inscrições encerradas no dia 25 de janeiro.

Quer saber mais sobre o ENCCEJA? Veja as principais informações aqui.

Se você, porém, já participou do ENCCEJA e alcançou a pontuação mínima exigida, pode pedir o seu certificado.

Quem pode obter o certificado?

Como dissemos anteriormente, fazer a prova é apenas o primeiro passo.

É necessário que o candidato alcance uma nota mínima para estar apto a receber a certificação: 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e nota igual ou maior do que 5 na redação.

Como solicitar o certificado?

Os certificados não são obtidos de forma automática.

O candidato deve procurar a Secretarias Estaduais de Educação do seu estado para fazer a solicitação.

Quando o candidato realiza a prova para obter o diploma do ensino médio, há uma outra opção que não a Secretaria de Educação: os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmaram parceria com o ENCCEJA.

Não é necessário levar impressa a página com a pontuação, mas isso pode ajudar na identificação da nota e agilizar o processo de requisição.

Certificado parcial

Digamos que você não tenha obtido os 100 pontos necessários em todas as áreas, mas apenas em algumas delas. O que acontece?

Bom, você não poderá obter o diploma (do ensino fundamental ou médio), mas poderá pedir a declaração parcial de proficiência. Ela serve para que você não precise repetir a(s) prova(s) na(s) qual(is) alcançou a pontuação mínima.

Mas atenção: para conseguir esse certificado, é obrigatório que o candidato tenha alcançado nota igual ou superior a 5 na redação.

O ENCCEJA é uma grande chance para aqueles que desejam conseguir novas e melhores oportunidades profissionais. Ele é o passaporte para que você possa aumentar a sua qualificação através de cursos técnicos ou mesmo da graduação (para essa última, é necessário realizar o ENEM após obter a certificação).

Em mercado de trabalho cada vez mais concorrido, é muito importante investir no conhecimento para se destacar e alçar voos mais altos.

Acesse e conheça os cursinhos preparatórios da PreparaTODOS.

Tags: