Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

ENEM 2021: Inscrições terminam nesta quarta-feira (14)

14 de julho, 2021

por

Compartilhe:

“Vestibular tem todo ano!”

Era assim que a geração dos nossos pais falava antigamente.

Hoje, a realidade dos estudantes que desejam ingressar no ensino superior é diferente. A maior parte das universidades federais do país usa como exame de acesso às suas vagas o ENEM em vez de provas personalizadas para cada instituição.

O vestibular mudou, mas uma coisa continua igual: tem todo ano!!! 

E o INEP, instituto responsável pelo ENEM, já divulgou o calendário do exame para 2021. 

Então, vem com a gente conferir as principais informações!

Inscrições:

As inscrições começaram no dia 30 de junho (quarta-feira) e se encerram hoje, 14 de julho.

Qualquer pessoa pode se inscrever, mas poderão concorrer às vagas das universidades (via SISU, FIES ou Prouni) apenas aqueles que já tiverem concluído o ensino médio. Os outros candidatos são considerados “treineiros” e usaram o exame apenas para adquirir experiência.

Pessoas com necessidades especiais

O INEP assegura atendimento aos candidatos que apresentem necessidades especiais para realizar a prova, tais como: deficiência visual, física, auditiva, intelectual ou, ainda, gestantes, lactantes, idosos e pessoas com dificuldade de mobilidade. 

Para esses casos, o candidato deverá informar a sua condição no ato da inscrição e apresentar documento que comprove e justifique a solicitação (como, por exemplo, um laudo médico).

Tratamento pelo nome social

Os participantes que desejarem ser reconhecidos socialmente de forma consonante com a sua identidade de gênero podem fazer uma solicitação junto ao INEP. 

O pedido deve ser feito entre os dias 19 e 23 de julho através da página do participante.

Taxa de inscrição

As inscrições para o ENEM não são gratuitas. O valor da taxa é de R$ 85,00 e deve ser pago até o dia 19 de julho. O boleto é gerado após a inscrição, que só será confirmada após o pagamento.

É muito importante que os candidatos guardem o comprovante de pagamento e acompanhem o status da inscrição através da página do participante.

Provas

As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro e serão distribuídas da seguinte forma:

  • 1º dia: 

 – Linguagens, códigos e suas tecnologias – língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol – o idioma deve ser escolhido pelo participante no momento da inscrição), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.

 – Ciências humanas e suas tecnologias – história, geografia, sociologia e filosofia.

 – Redação

  • 2º dia:

 – Ciências da natureza e suas tecnologias –  biologia, física e química

 – Matemática e suas tecnologias – matemática

ENEM digital

Assim como no ano passado, este ano, os candidatos poderão optar por realizar a versão digital do exame. Ela será feita em alguns locais destinados à realização deste modelo, nos mesmos dias em que será aplicada a versão impressa.

Serão disponibilizadas 101.100 (cento e uma mil e cem) inscrições para o ENEM digital. O candidato que tiver o desejo de participar deste modelo deverá indicá-lo no ato da inscrição.

Só poderão participar do ENEM digital os candidatos que forem concluintes ou que já tiverem terminado o ensino médio.

Conte sempre com a PreparaTODOS e boa sorte! 

A educação transforma. Acesse o Blog da PreparaTODOS.

Tags: