Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Como identificar e tratar a dor de cabeça em crianças? Aprenda aqui

24 de agosto, 2022

por

Compartilhe:

Saber quais são as principais causas da dor de cabeça em crianças é importante para buscar ajuda médica. Caso contrário, o problema pode evoluir para quadros mais preocupantes. Esse conhecimento também evita os riscos de oferecer medicações para os pequenos sem a devida orientação médica.

Tendo isso em vista, vamos destacar as possíveis situações que provocam esse desconforto nas crianças. Veja, então, quais são os sintomas que sugerem a busca de avaliação profissional para evitar que as dores de cabeça afetem a qualidade de vida delas. Acompanhe!

Quais são as possíveis causas da dor de cabeça em crianças?

Na maioria dos casos, as dores de cabeça que surgem na infância estão relacionadas a problemas como gripes, resfriados ou alterações na visão. Às vezes, esses desconfortos também podem surgir em decorrência de choques na cabeça. Além disso, sono insuficiente, questões ligadas à alimentação e a desidratação podem estar associados a esse incômodo.

No geral, as principais causas pediátricas desse problema são:

  • gripes;
  • dores de ouvido;
  • sinusite;
  • problema de visão;
  • sinais de enxaqueca.

Como identificar a dor de cabeça em crianças? 

Para reconhecer a dor de cabeça em crianças, os pais devem estar atentos a possíveis sinais. Essa atenção deve ser redobrada em bebês que ainda não sabem falar ou indicar o que dói. Mesmo assim, se os pequenos colocarem a mão na cabeça, na mesma região e com muita frequência, isso pode ser um alerta.

No entanto, se a criança já consegue se comunicar, observe se os episódios de dores são recorrentes. Isso ajuda a identificar algum gatilho que influencia o surgimento dessas dores. 

Por isso, convém se atentar à recorrência e às situações em que ocorrem essas queixas. Listamos as mais comuns. Confira!

Mudança de comportamento

Um sinal importante é quando as crianças maiores evitam realizar algumas atividades rotineiras que gostam muito, como brincar ou jogar bola. Se elas ficam desanimadas por intolerância à claridade do ambiente externo, pode ser um indício de que estejam realmente com dor.

Excesso de tecnologias

Observe, também, se as queixas não coincidem com o excesso de tecnologias. Permanecer muito tempo no computador, no celular ou vendo televisão pode provocar dor nos olhos e crises de enxaqueca.

Estresse e falta de sono

O sono desregulado e a rotina muito acelerada também são prejudiciais. Atualmente, muitas crianças e adolescentes têm o hábito de dormir tarde. Com isso, o cérebro não descansa o suficiente. Assim, pode causar fadiga mental, ansiedade e estresse, condições que levam a episódios de dores de cabeça.

Qual é a importância do tratamento adequado?

A busca de ajuda profissional é importante para reduzir os perigos de medicação sem indicação médica. Essa é uma condição que pode agravar os sintomas. Muitos pais têm a rotina apertada, principalmente quando enfrentam alguns dos desafios da maternidade, como a tripla jornada. 

Porém, os cuidados com a saúde não podem ser negligenciados. Além dos sinais já descritos, observe se a criança não apresenta problemas de visão ainda não identificados ou tratados. Dificuldades nesse sentido indicam a necessidade de visitar um oftalmologista.

Portanto, em todas as fases do desenvolvimento infantil, os pais devem priorizar a atenção e os cuidados com a saúde dos filhos. Assim, é possível prevenir a dor de cabeça em crianças e buscar ajuda médica para o tratamento mais adequado.

Precisa de ajuda nesse sentido? Entre em contato com o Cartão de TODOS!

Tags: