Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Dicas para reformar a sua casa gastando pouco

14 de novembro, 2020

por

Compartilhe:

Com a necessidade de isolamento social, as pessoas tiveram de passar mais tempo em casa e, consequentemente, começaram a avaliar melhor as condições de onde vivem. Assim, o desejo de transformar os ambientes do lar começou a ganhar força. De acordo com recentes pesquisas, o interesse por reforma e decoração de casas cresceu significativamente durante a pandemia.

Por outro lado, ao falar em reformas, muitas pessoas já ficam com receio de não ter condições financeiras para arcar com as obras. Ou então, já sentem arrepios só de pensar nos transtornos que terão pela frente. Porém, para deixar a sua casa com novo visual nem sempre é preciso gastar altos valores ou passar semanas entre materiais de construção. Muitas vezes, pequenos reparos e mudanças, que podem ser realizados por você mesmo, já trazem o ar de renovação.

Para isso, confira as dicas que vão ajudar a deixar a sua casa mais bonita sem tanto sacrifício.

• Pesquise por soluções alternativas

Em vez de pintar a parede ou trocar o azulejo do banheiro, procure por opções como papel de parede ou adesivos de azulejo, que são bem mais em conta do que tinta. Outra sugestão é utilizar fita adesiva para fazer desenhos geométricos na parede, usando a criatividade. Se precisar de inspiração, pesquise por referências em redes como Instagram e Pinterest.

• Faça um planejamento e siga um cronograma

Antes de já colocar a mão na massa, tire um tempinho para planejar o passo a passo das suas reformas ou mudanças. Faça uma lista de prioridades, com os materiais necessários e todos os custos. Com isso em mãos, coloque prazos para as etapas e defina um cronograma. A organização evita ansiedade e gastos além do que se pode sustentar.

• Use os mesmos revestimentos em diferentes ambientes

Se quiser fazer uma mudança mais estrutural e mesmo assim não gastar uma fortuna, uma boa dica é usar os mesmos revestimentos em diferentes ambientes. Ou seja, faça um bom planejamento para conseguir usar a mesma tinta e os mesmos pisos, por exemplo, em mais cômodos. Ao comprar maior quantidade de um mesmo material é mais fácil negociar um desconto.

• Faça os próprios móveis e itens de decoração

Uma alternativa muito econômica, e que inclusive tem uma sigla americana DIY – Do it yourself, pode transformar a sua casa de forma criativa e divertida. O conceito, bem conhecido dos brasileiros, significa “faça você mesmo” e se refere à arte de transformar objetos baratos e até mesmo recicláveis em itens úteis e decorativos. Algumas ideias interessantes são sofá e cama construídos de pallets, caixotes que podem se transformar em baú ou mesinha de centro, garrafas de vidro como luminárias e muitas outras opções que aliam beleza e sustentabilidade.

• Traga um pouco da natureza para a sua casa

Uma sugestão barata e que pode renovar literalmente o ar da sua casa é colocar vasos de plantas pelos cômodos. Além de trazer beleza para o seu lar, com as flores e folhagens é possível preencher espaços sem móveis ou esconder algum ponto que não agrade.

Fontes: Serasa Ensina; Organizze e Vix.

Tags: