Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Como aprender outro idioma mais rápido? Veja nossas dicas!

12 de maio, 2021

por

Compartilhe:

Quer saber como aprender outro idioma mais rápido? Ser bilíngue, trilíngue ou até mesmo poliglota traz diversos benefícios para uma pessoa. Além de conseguir se comunicar com mais facilidade fora do território nacional, é um diferencial e tanto para montar um currículo matador.

No entanto, aprender um idioma não é uma tarefa fácil. É preciso se aplicar no aprendizado para memorizar os conceitos, expandir o vocabulário e começar a ter mais autonomia para ouvir, falar, ler e escrever a nova língua.

Por isso, trouxe aqui algumas dicas que vão ajudar você a dominar um novo idioma de forma bem mais prática, facilitando a sua expansão cultural, o seu desenvolvimento profissional e o seu marketing pessoal. Acompanhe!

Aplique a Neurociência no seu estudo

Existem diversos conceitos neurocientíficos que vão ajudar você a aprender um conteúdo mais rapidamente. Um deles é a curva de aprendizagem, que aborda a ideia de que se uma pessoa não tem mais contato com um assunto, ele é facilmente esquecido.

Já percebeu que você dificilmente se recorda de alguns temas vistos no Ensino Médio que não tiveram mais aplicação no seu dia a dia? O mesmo acontece com um idioma. Desse modo, é preciso estudar e revisar o que você já aprendeu para evitar o esquecimento ao longo do tempo.

Outras dicas da Neurociência que vão fortalecer o seu estudo são:

  • repita em voz alta as palavras do outro idioma — o reforço faz com que a cognição trabalhe melhor;
  • exercite um ou mais sentidos — falar, escrever, ver, gesticular e ouvir conteúdos na língua que você está aprendendo ajuda a gravar melhor as novas palavras;
  • foque por um curto período — o cérebro não se concentra por muitas horas, mas é possível focar por cerca de 40 minutos corridos. Portanto, prefira pequenos blocos de estudo.

Aprenda dentro de um contexto

Você vai perceber que é muito mais fácil aprender novas línguas dentro de um determinado contexto do que ver palavras estrangeiras isoladas e sem relação umas com as outras.

Dessa maneira, tente estudar por temas, principalmente aqueles com os quais você já tem afinidade no idioma materno, como culinária, jogos, música, entre outros. Por exemplo, se você é uma mulher empreendedora, experimente ler textos do seu ramo para compreender melhor as expressões da nova língua.

Consuma mídias no idioma

Lembre que quanto mais contato você tiver com o idioma, mais fácil será para dominá-lo. Dessa forma, aposte nas mídias para aumentar a sua familiaridade com as novas palavras.

Nesse caso, vale de tudo: livros, músicas, vídeos, filmes, séries e vários outros meios que você possa identificar como suporte para estudo. O melhor é que é possível relaxar enquanto aprende algo novo, como ao assistir ao seu filme favorito com dublagem ou legendas no idioma que está aprendendo.

Utilize expressões estrangeiras

Ter mais contato com o idioma ajuda a criar mais autonomia para conseguir aplicar as expressões estrangeiras em contextos do seu dia a dia. Use isso ao seu favor em conversas com amigos, postagens nas redes sociais ou, até mesmo, falando para o espelho.

Por mais simples que uma técnica pareça ser, não deixe de testá-la no cotidiano, principalmente quando envolve a fala. Isso ajuda a se familiarizar com as expressões e tornar a pronúncia mais natural e intuitiva.

Pratique a leitura e a escrita

Está sem fazer nada em uma tarde qualquer? Então, pegue um papel e tente traduzir um texto do português para o idioma que você está estudando. Se isso ainda não for uma tarefa acessível, então troque a atividade pela leitura na nova língua, destacando os termos que não conhece para pesquisar depois.

É importante se colocar em situações desafiadoras para testar os seus conhecimentos. Por exemplo, ao se esquecer de como se escreve uma palavra, tente ver quais medidas você tomaria para contornar a situação. O mesmo vale quando não você não conseguir identificar um termo na leitura: experimente tentar entender o contexto para ter a mesma compreensão.

Use apps e tecnologia

A tecnologia está aí para facilitar diversos processos na dinâmica social. Um dos grandes benefícios é que dá para aproveitar muito os diversos aplicativos existentes para aprender um novo conteúdo.

Quando o assunto é aprender um idioma, você pode apostar em aplicativos gratuitos como o Duolingo, Beelinguapp, Babbel, Busuu e muitos outros. Vale testar vários e encontrar aquele que mais atendeu às suas necessidades.

Valorize uma metodologia consistente

Independentemente da forma que você escolheu para aprender um novo idioma, é importante que a metodologia utilizada seja consistente para obter resultados satisfatórios. Isto é, não adianta de nada fazer as aulas de forma inconstante, pois o aprendizado não será tão rápido.

Para, de fato, potencializar os estudos, é importante apostar em uma metodologia que faça com que você apresente um progresso e consiga visualizá-lo ao resumir o que já aprendeu. Além disso, é preciso se comprometer com os estudos para que eles sejam bem aproveitados.

Faça cursos a distância

Apesar de o esforço fazer toda a diferença no aprendizado de um novo idioma, o ideal é contar com uma metodologia consistente e acessível. Assim, uma escola de idiomas pode ser o que você precisa para garantir isso.

Fazer cursos de idiomas, como um curso de ingles, é uma ótima ferramenta para impulsionar os seus estudos. Na modalidade a distância, você ainda consegue mais benefícios, pois pode aprender no seu próprio ritmo, concentrar-se melhor e estudar do lugar que quiser.

O PreparaTODOS é uma ótima solução para quem tem dúvidas de como aprender outro idioma mais rápido. O melhor de tudo é que os cursos são EAD, com certificado, e contam com uma mensalidade que cabe no bolso.

Com apenas R$ 9,99 mensais, você pode tirar do papel o sonho de falar mais de um idioma e aproveitar os benefícios que a fluência em línguas estrangeiras oferece na sua vida, tanto profissional quanto pessoal.

Seja inglês, espanhol, francês ou italiano: saber como aprender outro idioma mais rápido é fundamental para conquistar bons resultados. Quem é cliente do Cartão de TODOS tem ainda mais benefícios, pois pode aproveitar o Prepara TODOS da melhor forma para investir nos estudos.

Gostou da ideia? Então, entre em contato conosco agora mesmo e veja como garantir o seu Cartão de TODOS!

Tags: